4.2 Recursos

Os recursos são, por definição, “tudo que é consumido de alguma forma por algum organismo” (Begon et al. 2007). Isso significa que, quando os recursos são usados por um indivíduo deixam de estar disponíveis para os demais (alimento, luz, água, nutrientes, gases, espaço físico, etc.). Assim, o termo “consumir” da definição acima não é só no sentido de “comer”, mas no sentido de utilizar-se do recurso tornando-o indisponível, e diminuindo sua quantidade total para outros organismos.

Alguns exemplos de recursos são clássicos, como as presas na alimentação de um carnívoro ou o nitrogênio do solo para as plantas. Mas podemos usar o termo “recurso” em um sentido mais amplo, por exemplo, utilizando um processo já visto na disciplina de Botânica, podemos dizer que “os recursos para a fotossíntese são a radiação, a água e o gás carbônico”.

Figura 2.4. Esquema indicando os recursos que são necessários para que ocorra a fotossíntese, e o produto formado nesse processo.
Fonte: http://www.ib.usp.br/ecologia/energetica_print.htm.

Um dos aspectos mais importantes a serem estudados em relação aos recursos é que, por sua natureza ser de um material esgotável, os organismos competem para conquistar um recurso que é limitado. Veremos com maior profundidade a competição ao tratarmos do bloco relacionado às interações populacionais.