4. Fatores ecológicos

Fatores ecológicos: condições e recursos

Os organismos são do jeito que são e vivem onde vivem não por ação pura do acaso, mas devido às restrições impostas pela sua história evolutiva. Já vimos na disciplina de Evolução um pouco desse processo, dos agentes de pressão de seleção e como o ambiente age nos organismos ao longo de sua história. Abordaremos agora os fatores ecológicos – um dos fatores que impõe restrições diversas e que participam da história evolutiva dos organismos.

Fatores ecológicos são quaisquer fatores que possam interferir no desempenho biológico dos organismos, ou seja, na sua sobrevivência, crescimento corporal, atividade e, principalmente, na sua reprodução. Devemos sempre ter em mente que um bom desempenho biológico resulta, geralmente, em proles mais numerosas e, portanto, numa transmissão mais eficiente dos genes para a geração seguinte.


Figura 2.2. Fatores ecológicos e sua relação com os organismos.
Fonte: CEPA

Dentre os fatores que impõem restrições à sobrevivência (ou até mesmo à simples permanência) de um organismo em certos ambientes, podemos destacar as condições ambientais e os recursos. Portanto podemos dizer que esses dois fatores são responsáveis por determinar os limites à distribuição das espécies pelas regiões do planeta, além de, também, regularem as populações de organismos, mas isso veremos com mais detalhe durante a semana 4, quando estudarmos a dinâmica de populações.