As grandes extinções



Por que os dinossauros desapareceram? Os grandes dinossauros deixaram suas marcas, especialmente sob a forma de ossos fossilizados até mais ou menos 65 milhões de anos atrás. Depois disso, ou seja, em estratos de sedimentos mais recentes, não há mais qualquer vestígio deles. A grande extinção que ocorreu entre o fim do período Cretáceo e que marcou o início da Era Cenozoica é um dos episódios mais estudados da História da vida na Terra. Foi objeto de um grande debate científico durante décadas, principalmente sobre os motivos que levaram a essa grande extinção. Em 1980, foi descoberto que, em uma camada muito fina que separava, em vários lugares do mundo, as rochas sedimentares do período Cretáceo e da Era Cenozoica, havia uma concentração muito elevada do elemento Irídio, que é normalmente raro na crosta terrestre, mas abundante em certos meteoritos. Logo se propôs a solução para o debate: um asteroide colidiu com a Terra nessa ocasião. Atualmente, sabe-se que essa colisão produziu uma cratera que se localiza na costa do México.

Veja os vídeos a seguir sobre o assunto:

  • Parte 1


  • Parte 2


Outras grandes extinções também ocorreram durante a história do nosso planeta. E aquela que foi responsável pela extinção dos dinossauros nem foi a maior. Na Figura 2, estão representadas as maiores extinções de vida que aconteceram em nosso planeta.

Figura 2 - Semana 5

Figura 2


A maior extinção que houve foi a do fim do Permiano, que exterminou cerca de 95% dos gêneros que existiam na fauna marinha. Os geólogos constatam que as rochas que foram depositadas a partir desse período são muito pobres em fósseis, evidenciando que a biodiversidade terrestre acabou se recuperando, mas isso levou bastante tempo. O fato de que as grandes extinções estão localizadas sempre nos finais dos períodos geológicos não é coincidência. Os períodos são caracterizados pelos tipos de fósseis da fauna e da flora que ocorrem nas rochas correspondentes. Assim, as grandes extinções são responsáveis pela “reorganização” da Biodiversidade do planeta. Essas extinções são uma força evolutiva importante, pois, ao mesmo tempo em que selam o destino de grupos inteiros de organismos, abrem oportunidades para que outros organismos que conseguiram sobreviver às catástrofes se diversifiquem. Existe ainda um grande debate sobre as causas das diferentes extinções. Os candidatos mais fortes são: atividade vulcânica aumentada, glaciações (períodos de resfriamento global intenso), quedas acentuadas na quantidade de oxigênio atmosférico, aquecimentos globais ou até mesmo impactos de origem extraterrestre.

Uma das maiores extinções da vida em nosso planeta está ocorrendo justamente agora. Sim, e nós, toda a Humanidade e as nossas atividades, todos somos os claros responsáveis por isso. Não há aqui nenhum tipo de julgamento de mérito, apenas a constatação de fatos.



!!! Sugestão de atividade: Ponto Ciência - Fazendo fósseis