1.1. Temas da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a disciplina de Biologia

 

 

 

 

  • A interdependência da vida, primeiro tema, precede à pesquisa zoológica (fonte de informações), pois esta oferece suporte a decisões corretas com relação ao uso sustentável e à conservação dos recursos biológicos do nosso planeta.
  • O objetivo de promover a qualidade de vida das populações humanas, segundo tema, prevê investimentos no estudo zoológico, sobretudo comportamental, fisiológico e ético. Através de projetos bem estruturados e com parcerias, a produção animal pode ser melhorada sem, contudo, deixar de oferecer qualidade de vida e bem-estar aos animais, dos quais dependemos para a geração de vários produtos, sobretudo os alimentícios.
  • Projetos de sequenciamento de DNA animal estão diretamente relacionados à busca da identidade dos seres vivos, terceiro tema da proposta curricular. Conhecer as características dos animais no nível molecular promove um entendimento mais abrangente de suas necessidades e potencialidades. Portanto, a pesquisa animal tem gerado diversas aplicações como, por exemplo, o controle biológico de pragas, como bioindicadores de poluição ambiental, como modelos genéticos para estudos sobre hereditariedade e para construção de equipamentos diversos, entre outras.
  • A transmissão da vida e os mecanismos de variabilidade genética, quarto tema, contemplam conceitos éticos em termos de identificação de organismos por características genéticas específicas. Assim, o estudo zoológico pode contribuir para a solução de problemas associados à criminalística, por exemplo, além de muitas vezes ser determinante na pesquisa para diagnóstico e tratamento de doenças humanas, através dos vários testes aplicados em animais.
  • Com o desenvolvimento das tecnologias de manipulação do DNA, quinto tema, é possível à produção pecuária e aviária, entre outras, desenvolver populações animais de melhor qualidade para consumo humano, evitando doenças que podem ser transmitidas no processo.
  • O sexto tema da proposta curricular trata da diversidade da vida. Aqui está um vasto campo de estudo com uma demanda muito grande de pessoas interessadas em detalhar não apenas a variedade, mas também as causas da mesma. Assim, estudos taxonômicos, que identificam, descrevem e organizam as características dos diversos grupos animais são fundamentais para geração de conhecimento que será utilizado nas diversas situações já mencionadas anteriormente.
  • E, finalmente, tem-se o tema sobre a origem e evolução da vida, no qual se trata da questão de que os animais, junto com os outros seres vivos, sofreram alterações em seu código genético, de forma aleatória, no bem conhecido processo de seleção natural. Tal processo abrange as mutações, o encontro dos gametas, a recombinação gênica, a possibilidade de diversos cruzamentos (entre diferentes populações de uma mesma espécie, por exemplo, originando a migração gênica), a ativação diferencial de genes, entre outros. Tais circunstâncias biológicas, associadas aos eventos climáticos que ocorreram em nosso planeta e às forças químicas e físicas resultantes, acabaram por contribuir em conjunto para a geração de diferentes populações animais, muitas vezes isoladas por barreiras geográficas, ao longo do tempo. Tais eventos estão associados à diversidade de animais que conhecemos hoje. Assim, a Paleontologia e a Biogeografia analisam esses eventos em conjunto com a evidência fóssil (animal, assim como de outros seres vivos) e tentam remontar o que ocorreu ao longo da história do planeta desde a sua origem.