1. Elementos biográficos

             

Shiyali  Ramamrita Ranganathan nasceu em Madras, na Índia, em 09 de agosto de 1892. Seu primeiro título foi o de matemático e segundo Santos e Pinto (2012) seu interesse para a organização de livros veio das dificuldades em encontrar materiais nas áreas de Física e Matemática.

            Durante os anos de 1917 e 1924 lecionava em universidades, mas a partir de 1924 assumiu a vaga na biblioteca de Madras. Na biblioteca surgiu o seu interesse pela Biblioteconomia, deste modo decidiu ingressar em um curso de Biblioteconomia. Viajou para Londres e ingressou na School of Librarianship in the University College, onde se interessou pela parte de classificação, sendo que ficou insatisfeito com a Classificação Decimal de Dewey (CDD), pois ele "afirma que todas as suas classes numéricas eram “congeladas” e não possibilitavam que um novo assunto composto fosse incorporado próximo à classe do assunto principal, ou seja, a CDD, por ser enumerativa e já possuir uma notação previamente estabelecida, criava uma barreira para incorporar assuntos ainda “desconhecidos”, em fase de desenvolvimento e/ou de pesquisa. Sua crítica à teoria de Dewey o fez buscar novos horizontes para a classificação, enxergando a multidisciplinaridade dos assuntos que compõem um sistema notacional" (SANTOS, PINTO, 2012, p. 5).

        Assim sendo, passou a pensar e estudar uma classificação que pudesse satisfazer as necessidades da época. A partir de seus estudos e reflexões surgiram as categorias fundamentais, que são Personalidade, Matéria, Energia, Espaço e Tempo (PMEST).