7. Mãos à Obra

E na vida real, como isso ocorre? Em outras palavras: como os governos estabelecem prioridades no momento de criar áreas de conservação?

No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente convocou uma série de pesquisadores das mais diferentes especialidades para estabelecer as áreas prioritárias. A partir dos estudos realizados, foram propostas as Áreas Prioritárias para Conservação. Quer saber quais são? Acesse <http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/maparea.pdf>. Acesso em: 25/07/2012

Além disso, o governo federal editou também as recomendações para as áreas, agrupadas por bioma. Verifique em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/tabmapa.pdf>. Acesso em: 25/07/2012.

De posse dessas informações, retome sua lista contendo as três medidas prioritárias para a conservação da nossa biodiversidade que você propôs no início da aula. Com a lista em mãos e após ter explorado nosso porto, reflita e responda às seguintes questões:

  1. Qual bioma tem a maior quantidade de áreas prioritárias?
  2. Em qual bioma é maior o número de recomendações de criação de UC?
  3. Após explorar as áreas prioritárias, ler sobre a conservação da nossa biodiversidade e analisar sua lista, responda:

a) As medidas prioritárias que você sugeriu continuariam as mesmas? Lembre-se de citá-las para que possamos saber quais eram suas ideias iniciais.

b) Seu investimento de dinheiro público seria mantido para a área (bioma) anteriormente escolhida ou você mudaria de planos? Por quê?

Esse tipo de exercício, onde construímos uma resposta e depois voltamos a ela para trabalhar a seu respeito, refletindo sobre o próprio processo de aprendizagem, é chamado de exercício metacognitivo.

Prontos para realizar a atividade? Então, clique aqui!