5. Refletindo sobre nossa viagem...

Você sabe de alguma espécie ameaçada de extinção? Ou tem um palpite sobre alguma espécie que possa estar nessa condição?

Faça uma pequena lista contendo três animais e três plantas que você julga estarem em perigo de extinção. Não se preocupe com nomes científicos, use os nomes comuns mesmo.

Esta é uma atividade para sua reflexão. Guarde-a com você.

Agora, consulte a lista oficial das espécies de plantas e de animais ameaçados de extinção, que  é editada pelo Ministério do Meio Ambiente e revela as espécies sobre as quais o governo federal tem responsabilidade de ação.

Verifique, nas listas da fauna e da flora, se as espécies que você citou se encontram de fato ameaçadas:

  1. Livro vermelho das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/biodiversidade/fauna-brasileira/livro-vermelho/volumeI/vol_I_parte1.pdf>. Acesso em: 25/07/2012.
  2. Lista das espécies da flora brasileira ameaçada de extinção. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/ascom_boletins/_arquivos/83_19092008034949.pdf >. Acesso em: 25/07/2012.

Aproveite que você está com as listas abertas e procure por outras espécies. Você pode se surpreender!

Tais listas são elaboradas geralmente com base em critérios internacionais. Um dos principais organismos que se dedicam a esse assunto, e que serve de base para as listas de inúmeros países, é a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Pelos critérios da IUCN, as espécies são classificadas nas categorias “vulneráveis”, “em perigo” e “criticamente em perigo”.

Pesquise na Internet o que significa cada uma dessas categorias e como se chega a cada uma delas na classificação de uma espécie, com base nos critérios da IUCN.