4. Conhecendo nosso Porto - Parte II

Quando se pensa em medidas de conservação, podemos constatar que atualmente as estratégias se dividem em duas grandes categorias: conservação de espécies e conservação de habitats.

Reveja a lista de prioridades para a conservação que você estabeleceu no começo da aula. Há prioridades voltadas para a conservação de espécies? Ou estão mais voltadas para a conservação de áreas (os habitats nos quais as espécies vivem)?

Conservação de espécies

Medidas de conservação voltadas para as espécies visam prioritariamente à manutenção de populações viáveis de organismos em seu ambiente natural. No entanto, existe também a possibilidade de conservar espécies fora de seu ambiente. Você provavelmente já visitou um zoológico ou um jardim botânico. Esses locais, mais do que alojar plantas e animais para exposição pública, também prestam serviço voltado para a conservação de espécies e, em alguns casos, a recolonização de habitats.

Quem tem a responsabilidade de estabelecer políticas de conservação são as diversas instâncias de governo – município, estado e federação –,  que põem em vigor medidas de ação para as espécies ameaçadas de extinção.

Você tem alguma opinião sobre como isso é feito? Quais são as espécies prioritárias a serem conservadas? Quem decide?