5. Explorando nosso Porto

Além da destruição de habitats e do aquecimento global, há outros fatores, decorrentes diretamente da ação do ser humano (nossa ação), que diminuem a biodiversidade.

Um deles é a exploração exaustiva de espécies, no diz respeito principalmente aos animais, já que, no caso das plantas, em geral, busca-se o cultivo.

Pesquise na Internet sobre o que aconteceu no caso dos mamutes ou da foca-monge-do-caribe.


Figura 8.8: Tirinha sobre mamute.
Fonte: Thinkstock.

São dois exemplos de extinção causada pelo ser humano em épocas diferentes de nossa história.

Outro fator que pode levar à perda da diversidade é a introdução de espécies exóticas em uma determinada área. Lembre-se de que já discutimos um pouco o problema da introdução de espécies exóticas e das invasões biológicas no final da disciplina de Ecologia. Mesmo assim, vale retomar um pouco esse assunto, interligando as disciplinas do nosso curso. Quer saber qual o significado de “espécie exótica” na Biologia e como as espécies exóticas podem reduzir a biodiversidade?

Acesse: <http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/conserva_exoticas.htm>.

Por fim, e já que estamos navegando pelos mares da biodiversidade, outro fator que diminui a diversidade é a biopirataria. Já ouviu falar sobre isso? Sabe o que significa? Sabe como pode afetar a biodiversidade?

Pesquise na Internet e busque suas respostas. Essas pesquisas poderão trazer material novo para ser apresentado aos alunos em aula, pois são exemplos interessantes de ações humanas que afetam a nossa biodiversidade.