5. Construindo a Cidadania

Temos falado bastante sobre o conhecimento de nossa diversidade. Você tem ideia de como e por quem é construído esse conhecimento?

Muito do que se sabe sobre diversidade hoje é resultado do trabalho de taxonomistas e sistematas, profissionais que, entre outras atividades, elaboram levantamentos de espécies de organismos.

Já estudamos um pouco esse assunto na disciplina Zoologia, mas caso queira conhecer um pouco mais sobre o método de trabalho de um taxonomista na elaboração de levantamentos, leia no texto que você baixou, “Avaliação do Estado do Conhecimento da Diversidade Brasileira”, o tópico “Pré-requisitos para o Estudo da Diversidade das Espécies” (v. 1, p. 23).

O ponto para o qual queremos chamar sua atenção, no entanto, é outro... Compare as informações encontradas no tópico “Distribuição Regional das Espécies” (p. 49) com as do tópico “Repartição Geográfica dos Inventários” (p. 63). Há alguma coincidência entre os dados apresentados pelos dois tópicos? O que isso lhe faz pensar?

A expressão isto é cientificamente comprovado é muito utilizada pela mídia e pelas pessoas em geral como se fosse um certificado de qualidade. Mas a ciência é feita por seres humanos e está sujeita a vários fatores: culturais, econômicos, políticos e, até, regionais. Por isso, os resultados refletem muito desse “fazer humano”.

Você acredita ser mera coincidência, por exemplo, o fato de que o maior número de espécies conhecidas esteja concentrado nos locais onde residem mais pesquisadores?

Pense nisso!