3.1. Sugestão de Atividade

Como sugestão de uma atividade com os alunos sobre os biomas (além do estudo das bromélias em regiões de Mata Atlântica já descritas na aula dessa semana), propomos a utilização de uma tabela que permite comparar, de forma simples, os diferentes biomas que temos. Ela é boa para ser utilizada com os alunos para discussão e reflexão sobre o tema.

 

Plantas lenhosas
(árvores)
Gramíneas Plantas epífitas (bromélias e orquídeas) Aves 
Anfíbios Mamíferos
Bioma com maior biodiversidade
Bioma menos diverso

Essa é apenas uma sugestão, mas as colunas podem ser substituídas por outros grupos. A sugestão é que uma tabela semelhante seja distribuída por grupos formados na sala, dando algum tempo para o debate e o preenchimento dela. Os resultados podem ser confrontados e cada grupo defende sua opção escolhida.

Veja aqui como seria a tabela preenchida.

Esta é uma atividade interessante, pois envolve diversos aspectos tanto das características dos biomas quanto da distribuição dos animais e vegetais em relação aos fatores abióticos. Alguns argumentos interessantes que podem surgir de um debate sobre essa atividade são: discussão se se a Caatinga deverá ser o bioma com a menor diversidade de anfíbios, justamente por ser uma região árida (e os anfíbios dependem da água para reprodução); também que os biomas com fisionomia campestre apresentam maior diversidade de gramíneas que os florestais; já o Pantanal muitas vezes é confundido como um dos mais biodiversos em aves, em razão da abundância de algumas espécies com a riqueza de espécies; apesar de parecer que a Amazônia é o bioma mais exuberante em diversidade de plantas, a maior diversidade de epífitas é encontrada na Mata Atlântica.

Por fim, gostaríamos de recomendar um site do Governo que descreve brevemente os biomas brasileiros e pode ser boa fonte de estudo: <http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia/biomas-brasileiros>. Acesso em: 25/07/2012.