2.5 Pampas

Os pampas, também chamados de “campos sulinos”, estão localizados no Sul do Brasil, mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul. São caracterizados por uma vegetação campestre, com predomínio de gramíneas.

 


Figura 6.14: Os pampas no Rio Grande do Sul, exemplificando diferentes paisagens naturais.
Fonte: Fotografias de Ana Luisa Mengardo.

Curiosidades: apesar da aparência homogênea dos pampas, esse bioma abriga cerca de 3.000 espécies de plantas vasculares! Além disso, também são encontradas mais de 380 espécies de aves.

Os pampas apresentam outra riqueza sobre seu solo: é nele que se encontra a maior parte do aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do mundo!

Esse bioma é um dos mais impactados pela presença humana, com forte atividade pecuária, queimadas não naturais e culturas de soja, milho e trigo, entre outras. Com isso, estima-se que mais da metade desse bioma já foi devastada para usos antrópicos! O restante das áreas naturais dos pampas também sofrem com a erosão, a perda de fertilidade dos solos, a diminuição da área de vegetação natural e a caça.

Mesmo com a pressão antrópica, o bioma Pampas é o que tem menor representatividade no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), com apenas 0,36% de seu território transformado em áreas de conservação! Daí a importância que devemos dar a essa belíssima região esquecida por nós e pelo governo brasileiro.