Sistema sensorial - Audição


O processo da audição


A recepção e a tradução da informação sonora (animação 19) em atividade neural são feitas pelo ouvido, o qual pode ser subdividido em ouvido externo, médio e interno (figura 2.28). O ouvido externo é composto pelo pavilhão (orelha) e pelo canal auditivo, e é por onde os sons do meio ambiente são captados e canalizados até a membrana timpânica (tímpano) do ouvido médio. O som faz o tímpano vibrar e movimentar uma série de pequenos ossos (ossículos) denominados martelo, bigorna e estribo. A movimentação dos ossículos é transmitida, via interação estribo e janela oval do ouvido interno, aos fluidos da cóclea. Na cóclea , estão localizados a membrana basilar e o órgão de Corti, responsáveis pela transdução da energia mecânica do som em atividade neuronal (animação 20). Próximo à cóclea estão localizados os componentes do sistema vestibular, responsáveis pelo sentido do equilíbrio (animação 21).

Animação 19 - Alto falante vibrando e criando padrões de compressão do ar e a conversão deste padrão em ondas. Para interagir com a animação, altere os valores da freqüência e amplitude das ondas.

Informação complementar: o sentido da audição permite a captação das variações de pressão das moléculas de um determinado meio fluido. As vibrações das cordas vocais, a queda de uma árvore ou o bater das asas de um inseto geram variações periódicas de ciclos de alternância de ar comprimido e rarefeito. Sendo cada ciclo definido pela distância entre dois trechos de ar comprimidos sucessivos, a frequência (cuja unidade é denominada hertz –Hz) de um determinado som é caracterizado pela quantidade de ciclos gerados por segundo. O ouvido humano é capaz de perceber frequências sonoras que vão de 20 (sons graves) até 20.000 (sons agudos) Hz. O volume de um determinado som é dado pela intensidade, ou seja, pela diferença de pressão entre os trechos de ar comprimido e rarefeito, quanto maior for esta diferença, mais alto será percebido um determinado som.


Figura 2.28
Figura 2.28: Subdivisões do ouvido.



Animação 20 - Subdivisões do ouvido e detalhamento das estruturas (Figura 2.29).



Animação 21 - Componentes do sistema vestibular, responsáveis pelo sentido do equilíbrio (Figura 2.30).


No órgão de Corti, estão localizadas as células ciliadas, que possuem estruturas denominadas estereocílios, conectadas à membrana basilar. A movimentação dos estereocílios induz a despolarização das células ciliadas que fazem sinapse com neurônios do gânglio espiral; os axônios de suas células bipolares entram no nervo vestibulococlear, o qual se projeta aos núcleos cocleares dorsal e ventral do bulbo. A informação sonora segue, então, por uma via que passa, sequencialmente, pela oliva superior do tronco encefálico, colículo inferior do mesencéfalo, núcleo geniculado medial do tálamo e, por fim, pelo córtex auditivo. Acompanhe o esquema abaixo:


Figura 2.31
Figura 2.31: Vias auditivas.