Sistema sensorial - Visão


O processo da visão


O sistema visual é o responsável pela obtenção de informações do ambiente externo a partir da percepção da energia eletromagnética, emitida na forma de ondas, da luz do ambiente. A percepção da energia luminosa é feita por fotorreceptores especializados, presentes em uma estrutura denominada retina, localizada no fundo dos olhos. O olho humano (figura 2.24) pode ser comparado a uma câmera fotográfica, que coleta raios de luz emitidos ou refletidos por objetos no ambiente, e os focaliza na retina (animação 16), que por sua vez, os converte em atividade neural (animação 17).

Figura 2.24
Figura 2.24: Olho humano.



Animação 16 - Coleta raios de luz emitidos por objetos no ambiente e correção através de lentes de problemas comuns de visão (Figura 2.25).



Animação 17 - Conversão da luz para atividades neurais (Figura 2.26).


A retina é parte integrante do sistema nervoso e a sua porção laminar é composta de diversos tipos celulares. A informação luminosa captada pelos receptores localizados nas células especializadas - cones e bastonetes - segue para as células bipolares e, então, para as células ganglionares. As células amácrinas e horizontais modulam as respostas das células bipolares e ganglionares por meio de conexões laterais.

Os axônios das células ganglionares formam uma via neural chamada projeção retinofugal. Esta projeção começa pelos nervos ópticos que, primeiramente, convergem no quiasma óptico e, então, divergem na forma de tractos ópticos. Uma parte dos axônios deste tracto estabelece conexão com células do hipotálamo, principalmente com os neurônios do relógio biológico central localizado nos núcleos supraquiasmáticos. No entanto, a maior parte dos axônios ópticos inerva o núcleo geniculado lateral do tálamo que, por sua vez, envia projeções para o córtex visual primário ou estriado. Do córtex estriado partem projeções para diversas regiões do córtex, responsáveis pelo processamento da informação visual, sendo as mais importantes e conhecidas o feixe dorsal em direção ao lobo parietal e o feixe ventral em direção ao lobo temporal. Enquanto o primeiro feixe é aparentemente importante na análise do movimento visual e para o controle visual da ação, o segundo feixe parece estar envolvido na percepção do mundo visual e no reconhecimento de objetos (veja a animação abaixo).


Animação 18 - Estrutura da retina (Figura 2.27).