Condução do Potencial de Ação


O que pode aumentar a eficiência da condução do Potencial de Ação?


A condução de um potencial de ação ao longo de uma fibra nervosa é um processo que pode variar entre 0,25 m/seg até 100 m/seg. Exatamente a distância de um campo de futebol seria percorrida em 1 segundo.

O aumento da velocidade de condução é obtido em alguns nervos pela forma como são “empacotados” os neurônios. As células de Schwann, que são células da glia, enrolam-se ao redor do nervo, formando zonas de grande densidade lipídica, o que obriga o potencial a pular essas estruturas e ir ao próximo ponto livre, chamado nódulo de Ranvier.

Figura 1.4 - semana 1
Figura 1.4: Micrografia eletrônica e esquema representativo da Bainha de Mielina.

Figura 1.5 - semana 1
Figura 1.5: Acima: Imagem do corte transversal de um nervo onde pode ser visto que o axônio é envolvido por uma série de membranas. Estas membranas vêm de uma única célula - a Célula de Schwan - que forma uma camada de isolamento elétrico.
Abaixo:
Esquema ao longo de um axônio. Entre duas células de Schwan fica uma região de axônio livre, onde ocorre potenciais de ação. Este arranjo celular faz com que o potencial de ação salte de um nódulo de Ranvier para o outro, o que aumenta muito a velocidade de condução.