Criar um encadeamento cromático
Componha/crie um exercício de harmonia cromática utilizando os vários recursos examinados no arquivo intitulado Encadeamento Cromático. Dê preferência às tétrades (acordes com no mínimo 4 notas). Recursos: mediantes cromáticas, integração entre os modos maiores e menores (acordes de empréstimo modal), dominantes secundárias, diminutos, aumentados, napolitanos, acordes de sexta aumentada etc.
Se você optar por fazer um encadeamento a 4 vozes como no exemplo analisado em sala de aula observe: a extensão da vozes (S,C,T,B), não cruze as vozes, faça movimentações econômicas (graus conjuntos, poucos saltos, compense os saltos) mantenha notas comuns entre os acordes), evite 5as e 8as paralelas. Prefira os movimentos contrários e oblíquos como nos exercícios de contraponto. Coloque as três formas de cifragem: cifras descritivas (por exemplo, G7), cifragem numérica (sempre em relação ao I grau, por exemplo, em C, G7 é V7) e funcional (relativo à função do acorde na estrutura harmônica, por exemplo, o acorde de G7 em C é D7).
Mesmo se você optar por fazer um encadeamento mais ao estilo da música popular coloque as três formas de cifragem: cifras descritivas (por exemplo, G7), cifragem numérica (sempre em relação ao I grau, por exemplo, em C, G7 é V7) e funcional (relativo à função do acorde na estrutura harmônica (por exemplo, o acorde de G7 em C é D7).
Nos dois casos, se você quiser, complemente o exercício com uma melodia que funcione com a harmonia inventada. Coloque a melodia num outro pentagrama. Observe que nesse caso, as notas da melodia ou estão contidas na harmonia ou são notas contrapontísticas (NP, Bordaduras, Apojeaturas, antecipações, suspensões etc.).