Atividade 3 de 5 Sobre garantias legais - valendo 1,0 ponto na média
Explorar, no âmbito do documento atribuído A CADA ESTUDANTE, os direitos das pessoas com deficiência como especificados e TRAZER AS NOTAS PARA A AULA.
Na sala de aula, as/os estudantes que ficaram com o mesmo documento legal se reunirão para compartilhar conclusões de suas leituras e depois, as participantes serão reagrupadas por aproximação temática. Por fim, as informações sobre cada tema (modelo, estudantes e serviços) serão compartilhadas na plenária.
Após a aula, cada estudante, individualmente ou em coletivos de, no máximo, 4 participantes, revisará, complementará e postará a sua atividade no AVA - prazo 4 de maio, valendo 1 ponto na média. No caso de exercícios não individuais, cada estudante terá que postar o trabalho para que o sistema possibilite a inserção da nota.
Documento normativo, atividade e nomes das/os estudantes responsáveis:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC/ SEESP, 2008.
. Atividade:
. registrar o modelo adotado (integração ou inclusão) e sua definição
. estudantes elegíveis para o atendimento pela modalidade de ensino educação especial
. serviços de atendimento propostos
. Estudantes:
Aline Cristina de Souza Neto |
Luana Silva Siqueira |
Alessandra Ferracuti Lobato |
Amanda Alves Lomes |
Ana Beatriz Pires de Assis |
Beatriz Dalefe Barbarini |
BRASIL. Decreto nº 10.502 de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.
. Atividade:
. registrar o(s) objetivo(s) do documento
. registrar o modelo adotado (integração ou inclusão) e sua definição
. estudantes elegíveis para o atendimento pela modalidade de ensino educação especial
. serviços de atendimento propostos (atenção para o(s) tipo(s) de atendimento(s) proposto(s) para pessoas com impedimentos mais acentuados (condições mais limitadoras))
. Estudantes:
Camila Penna de Lima |
Cecilia Avansini Rosa |
Chayenne Ariel Carvalho Outor |
Fernanda Stacco Felipe |
Giovana Vallejo de Alencar |
Giovanna Gonçalves Zamariola |
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.
. Atividade:
. registrar definição de pessoas com deficiência e refletir sobre a sua implicação na área de educação
. indicar quais áreas sociais estão previstas para o pleno atendimento de pessoas com deficiência
. quais direitos estão relacionados à educação
. Estudantes:
Juliana Leandra Silva de Oliveira |
Lara Horita Windson |
Larissa Rodrigues Silva |
Laura Coutinho Piera |
Luana Oliveira Sousa |
Maria Clara Ferreira Lucena |
Yohana Stoppa Ferreira de Souza |
Carolina Cardoso da Mata |
José Cretella Neto |
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, 7 de julho de 2015.
. Atividade:
. registrar definição de pessoas com deficiência e refletir sobre a sua implicação na área de educação
. indicar quais áreas sociais estão previstas para o pleno atendimento de pessoas com deficiência
. quais direitos estão relacionados à educação
. Estudantes:
Noemi Aguena |
Rebeca Baptista Matos |
Sarah Ovcar Farias |
Talita Piologo Pires de Sousa |
Thais Piva Larangeira |
Wendy Monique Gomes de Lima |
SÃO PAULO (Estado). Política de Educação Especial do Estado de São Paulo. 2021.
. Atividade:
. registrar o modelo adotado (integração ou inclusão) e sua definição
. estudantes elegíveis para o atendimento pela modalidade de ensino educação especial
. serviços de atendimento propostos
. Estudantes:
Maria Eduarda Oliveira Flores |
Maria Eduarda Vital Ramos |
Maria Luiza Teixeira de Queiroz Nascimento |
Marta Souza Santos |
Mayra de Araujo Alves |
Nicole Barreto Costa |
SÃO PAULO (Municipio). Decreto nº 57.379, de 13 de outubro de 2016. Política Paulista de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
. Atividade:
. registrar o modelo adotado (integração ou inclusão) e sua definição
. estudantes elegíveis para o atendimento pela modalidade de ensino educação especial
. serviços de atendimento propostos
. Estudantes:
Beatriz dos Santos Soares |
Beatriz Marques Paiva |
Berta Vieira Efraim |
Bettina Luisa Pistilli |
Bianca Diniz dos Santos Matos |
Bruna dos Santos Ferraz Rodrigues |
SÃO PAULO (Município). Portaria SME nº 8.764, de 16 de dezembro de 2016. Regulamenta o Decreto nº 57.379, de 13 de outubro de 2016, que Institui no Sistema Municipal de Ensino a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva. Diário Oficial da Cidade de São Paulo, 24 de dezembro de 2016.
. Atividade:
. registrar o modelo adotado (integração ou inclusão) e sua definição
. estudantes elegíveis para o atendimento pela modalidade de ensino educação especial
. serviços de atendimento propostos
. Estudantes:
Grazielle de Oliveira Silva |
Helena do Nascimento Santos |
Heloisa Castelli Celeste |
Isabela Rehem Costa Vieira |
Julia Maria Lacerda dos Santos |
Juliana Larsson Belchior Nunes |