ED09

Vencimento: quinta, 15 out 2020, 19:00

Estudo Dirigido


Sala 1 Sala 2

Escolha uma das duas salas, apresente as suas dúvidas para as demais pessoas da sala e discutam como os dados disponibilizados por duas Estações de Tratamento de Esgotos podem ser analisados com o apoio da Análise de Regressão Linear Simples. Concentrem-se nessa primeira etapa na hipótese que se faz ao adotar essa estratégia de análise.  Depois de debatido o problema e de discutidas as formas de desenvolvimento da análise, cada um terá que submeter os seus resultados individualmente.

Análise do tratamento de água em duas ETE's (Estações de Tratamento de Esgoto)

Nas duas estações que estaremos analisando, a água passa por seis etapas regulares de tratamento:

  1. Captação, coleta inicial da água e passagem por um sistema de grades para retenção de detritos maiores. 
  2. Coagulação, adição de cal hidratada (hidróxido de cálcio) e sulfato de alumínio, para agregar as partículas de sujeira (coagulação). 
  3. Floculação, promoção da união das partículas de sujeira (flocos) em solução alcalina. Nessa etapa, o sulfato de alumínio reage com íons hidroxila para formação de polieletrólitos de alumínio (união eletrostática com partículas de argila formando elementos com microestrutura porosa - flóculos). 
  4. Decantação, a água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da água. O material decantado, denominado lodo, é transferido para tanques de depuração e eventual transformação em adubo em biodigestores. 
  5. Filtração. A água já decantada passa por um filtro de cascalho/areia/antracito (carvão mineral) para completa retenção dos flocos que não foram decantados na fase anterior e de alguns microrganismos. 
  6. Cloração. Etapa final do tratamento à base de compostos clorados para eliminação de microrganismos patogênicos e como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos que ainda possam estar presentes.

Médias dos apontamentos feitos pelo gestor dessas ETE's nos últimos 10 anos apresentadas no gráfico abaixo mostram que existe uma relação entre as quantidades consumidas de hidróxido de cálcio (H, em tons) e a precipitação média, na região de coleta do esgoto (P, em mm), nos 45 dias anteriores ao monitoramento químico do processo de coagulação.


Os valores usados para gerar o gráfico estão organizados em uma planilha Excel (clique AQUI para fazer o download dessa planilha).  O gestor suspeita que, devido à diferente configuração dos tanques e equipamentos, o comportamento do tratamento é diferente nas duas estações.

Estude os dados com os seus colegas, busque uma forma de analisar os dados com os conhecimentos adquiridos até o momento sobre análise de regressão linear.
Apresente as suas conclusões em um PDF de no máximo duas páginas.