Enrolment options
Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades, a complexidade e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre tal temática. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições da educação básica, preferencialmente públicas. Possibilitar a imersão no cotidiano escolar, para o aluno ser capaz de investigar e problematizar: a) a prática docente; b) as modalidades didáticas utilizadas e as novas possibilidades; c) as interações discursivas na sala de aula;
d) a situação da escola no contexto das avaliações externas, tanto estaduais como federais. Espera-se que a disciplina contribua na construção da autonomia docente para planejar e executar intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia, utilizando estratégias pedagógicas inovadoras, centradas no papel ativo dos alunos, e considerando a inserção de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no cotidiano escolar e para a pesquisa docente. Discutir as possibilidades do ensino de Ciências e Biologia no contexto da sociedade de risco. Paralelo a esse processo de construção da prática docente, a disciplina se propõe a desenvolver a postura do professor pesquisador, a partir da discussão e aplicação de estratégias investigativas no contexto escolar.
Observação: A disciplina deve ser cursada no 8º semestre do período Integral e no 12º semestre do período Noturno, preferencialmente após a realização das demais 350 horas de estágio obrigatório da licenciatura.
- Docente Avançado: Brenda Geani Guedes
- Docente Avançado: Carolina Costa de Araujo
- Docente Avançado: Daniela Oliveira Fernandes
- Docente Avançado: Grayce Helena Souza
- Docente Avançado: Leticia Gama e Silva Calixtro
- Docente Avançado: Nathalia Formenton da Silva
- Docente Avançado: Raquel Villela de Sousa Santos
- Docente: Rosana Louro Ferreira Silva
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