Opzioni di iscrizione

Esta disciplina tem por objetivo reavaliar o conceito de abstração na arte do século XX. Pretende-se discutir como esse conceito foi forjado na historiografia da arte moderna e quais têm sido as novas perspectivas de análise das experiências de abstração ao longo do século XX. Dentro dessa nova abordagem, a disciplina poderá contar com a participação de especialistas convidados, bem como terá parte de suas atividades desenvolvidas no contato direto com o acervo do MAC USP, e eventuais outros acervos que sejam pertinentes para o estudo do tema em questão. 

Até recentemente, a historiografia da arte do século XX, sobretudo aquela que delineou a noção mesma de arte moderna, havia tomado o conceito de abstração como um dos definidores das práticas artísticas do período, apontando, muitas vezes, para uma leitura linear da narrativa da arte. Ademais, tal conceito foi vinculado diretamente à racionalidade e à laicidade, que teriam caracterizado a experiência moderna ao longo do século XX. De uma década para cá, essas questões têm sido revistas, e há novas evidências sobre a experiência de abstração. Além disso, tal experiência tem suscitado novas abordagens que levaram, inclusive, a estudos sobre abstração em territórios periféricos, nos quais são outros elementos que vieram a caracterizá-la. Assim, nos estudos mais recentes em torno das várias experiências de abstração, especialistas e pesquisadores têm convocado a especialidade de outras disciplinas para uma análise desses fenômenos. 

A disciplina tratará do conceito de abstração na experiência artística ao longo do século XX, considerando alguns tópicos de revisão fundamentais:

  • abstração e teorias da forma na tradição artística do ocidente 

  • abstração e arte moderna - As vanguardas e as experiências de abstração do início do século 20

  • abstração em exposições históricas - as exposições consideradas marcos do advento da abstração + aquelas ocorridas no Brasil 

  • abstração e formalismo (o mito da arte abstrata)  

  • abstração e espiritualismo 

  • a experiência de abstração fora do centro e suas interlocuções com culturas visuais autóctones 

  • abstração e política  - Arte concreta nos anos 1930, na Europa e sua chegada ao Brasil 

  • abstração e a arte de não-artistas 

  • mulheres artistas abstratas 

  • abstração geométrica e lírica no segundo pós-guerra 

  • artistas imigrantes e abstração - EUA/Brasil e os contatos com o Extremo Oriente

  • as chamadas artes aplicadas e arquitetura 


Accesso ospiti
Accesso ospiti