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Em termos gerais, a disciplina realiza um estudo panorâmico da área dos Estudos Culturais, com reflexões sobre os diversos sentidos do termo cultura que se fazem presentes e acompanham a proposição dessa área do conhecimento. Esse estudo e essas reflexões são feitos em várias chaves, sendo a histórica a primeira delas. Dessa forma, os tópicos tratados cobrem tanto os primórdios dos Estudos Culturais, na Inglaterra, na década de 1960, como os desdobramentos em termos de Desconstrução, Estudos de Gênero, Estudos Pós-Coloniais, Antropologia Cultural e Multiculturalismo. Na chave antropológica e do multiculturalismo, são abordadas as problemáticas dos Estudos Culturais no Brasil, tendo em vista a sua relação com os Estudos Literários, e na América Latina, tendo em vista a problemática indígena e sua relação com o pensamento marxista nessa região do mundo. Na chave teórica, a disciplina aborda tanto os autores que privilegiam as construções conceituais valorizando o lugar da experiência, do vivido e do simbólico quanto aqueles que enfatizam o papel da estrutura, pois ambos contribuíram para a definição de diferentes vertentes dos Estudos Culturais, a saber aquelas associadas seja aos paradigmas gerais do culturalismo seja aos do estruturalismo. Ainda nesta chave, a disciplina questiona a barreira semântica advinda do conflito “estrutura versus cultura”; assim, em busca de novas rupturas significativas, o programa problematiza a cisão epistemológica alta/baixa cultura,bem como investiga os novos significantes que se fazem presentes nos campos dos estudos de gênero, identidades, etnicidades, sexualidades e que são desvelados sob a forma de discursos, práticas, políticas e performances.
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