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Disciplinas experimentais devem contribuir para sedimentar nos estudantes as bases da metodologia científica bem como apresentar com clareza a importância das atividades experimentais no processo de produção do conhecimento. A fim de se atingir esse objetivo, deve-se dar ênfase ao desenvolvimento da habilidade de analisar e interpretar quantitativa e rigorosamente as medidas realizadas, com o uso dos princípios da teoria de erros, conhecimento sobre a instrumentação utilizada e de técnicas avançadas de análise de dados, inclusive simulações computacionais, assim como a habilidade de avaliar os resultados obtidos, comparando-os com teorias, modelos e outros experimentos, identificando limitações e propondo aprimoramentos. Todas as atividades devem ser planejadas para estimular o raciocínio e senso crítico, bem como para orientar o desenvolvimento da capacidade de trabalho coletivo dos alunos.
Nesta disciplina deve ser adotada uma postura onde a compreensão física e a percepção intuitiva dos conceitos de medida e sua incerteza sejam enfatizadas.
Na disciplina Física Experimental II, para uma melhor incorporação das boas práticas experimentais e amadurecimento científico do aluno, a tomada e análise dos dados experimentais deve ser realizada durante as aulas, sob supervisão constante do docente. O número de experiências deve ser compatível com o tempo disponível em sala de aula, prevendo-se tempos adequados para a tomada de dados, a sua análise e atividades complementares. Deve-se disponibilizar laboratórios em horários extra-aula, com base em agendamento pelos grupo, para eventuais retomadas de dados e aprofundamento voluntário dos alunos.
Cada experimento deve ser realizado ao longo de algumas semanas não havendo, em um semestre letivo, mais do que cinco experimentos.
O objetivo desta disciplina é introduzir as bases da metodologia científica através de experimentos simples, principalmente envolvendo aspectos da mecânica e termodinâmica, tais como:
1. Movimentos uniformes e acelerados em meios viscosos
2. Leis de conservação na mecânica
3. Cinemática e dinâmica de corpos rígidos
4. Oscilações
5. Física do calor, medidas de temperatura, calor específico, transições de fase
Introduzir conceitos sobre:
1. Desenvolvimento do conceito físico de medida.
2. Aprendizado de técnicas para a realização de medidas científicas, tratamento e apresentação dos resultados.
3. Introdução à teoria de probabilidades e sua aplicação no tratamento de dados experimentais.
4. Desenvolvimento de espírito crítico na confrontação de modelos teóricos e resultados experimentais.
5. Desenvolvimento da capacidade de leitura e redação de textos científicos.
6. Desenvolvimento da habilidade de aplicar conhecimentos adquiridos em novas situações.
- Docente: Alexandre Lima Correia
- Docente: Bruno Bueno Ipaves Nascimento
- Docente: Caíke Crepaldi
- Docente: Djacinto Ap Monteiro dos Santos Junior
- Docente: Edy Elar Cuevas Arizaca Edy
- Docente: Jose Fernando Diniz Chubaci
- Docente: Leonardo Werneck de Avellar
- Docente: Marco Bregant
- Docente: Marco Aurélio de Menezes Franco
- Docente: Raphael Liguori Neto
- Docente: Uiran Umbelino da Silva
- Docente: Vitor Angelo Paulino de Aguiar
- Docente: Zwinglio de Oliveira Guimaraes Filho
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