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Disciplinas experimentais devem contribuir para sedimentar nos estudantes as bases da metodologia científica bem como apresentar com clareza a importância das atividades experimentais no processo de produção do conhecimento. A fim de se atingir esse objetivo, deve-se dar ênfase ao desenvolvimento da habilidade de analisar e interpretar quantitativa e rigorosamente as medidas realizadas, com o uso dos princípios da teoria de erros, conhecimento sobre a instrumentação utilizada e de técnicas avançadas de análise de dados, inclusive simulações computacionais, assim como a habilidade de avaliar os resultados obtidos, comparando-os com teorias, modelos e outros experimentos, identificando limitações e propondo aprimoramentos. Todas as atividades devem ser planejadas para estimular o raciocínio e senso crítico, bem como para orientar o desenvolvimento da capacidade de trabalho coletivo dos alunos. Nesta disciplina deve ser adotada uma postura onde a compreensão física e a percepção intuitiva dos conceitos de medida e sua incerteza sejam enfatizadas. Na disciplina Física Experimental II, para uma melhor incorporação das boas práticas experimentais e amadurecimento científico do aluno, a tomada e análise dos dados experimentais deve ser realizada durante as aulas, sob supervisão constante do docente. O número de experiências deve ser compatível com o tempo disponível em sala de aula, prevendo-se tempos adequados para a tomada de dados, a sua análise e atividades complementares. Deve-se disponibilizar laboratórios em horários extra-aula, com base em agendamento pelos grupo, para eventuais retomadas de dados e aprofundamento voluntário dos alunos. Cada experimento deve ser realizado ao longo de algumas semanas não havendo, em um semestre letivo, mais do que cinco experimentos. O objetivo desta disciplina é introduzir as bases da metodologia científica através de experimentos simples, principalmente envolvendo aspectos da mecânica e termodinâmica, tais como: 1. Movimentos uniformes e acelerados em meios viscosos 2. Leis de conservação na mecânica 3. Cinemática e dinâmica de corpos rígidos 4. Oscilações 5. Física do calor, medidas de temperatura, calor específico, transições de fase Introduzir conceitos sobre: 1. Desenvolvimento do conceito físico de medida. 2. Aprendizado de técnicas para a realização de medidas científicas, tratamento e apresentação dos resultados. 3. Introdução à teoria de probabilidades e sua aplicação no tratamento de dados experimentais. 4. Desenvolvimento de espírito crítico na confrontação de modelos teóricos e resultados experimentais. 5. Desenvolvimento da capacidade de leitura e redação de textos científicos. 6. Desenvolvimento da habilidade de aplicar conhecimentos adquiridos em novas situações.
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