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Proporcionar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do aluno no que diz respeito à administração de medicamentos.
Referente à ação discente:
1. Identificar os princípios ético-legais que regem a atuação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos 2. Relacionar os tipos de prescrição com a participação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos 3. Realizar o aprazamento dos horários em prescrições de diferentes tipos (em oficinas) 4. Relacionar as definições gerais aplicadas a administração de medicamentos 5. Utilizar as fontes de informações sobre medicamentos 6. Aplicar os princípios matemáticos aos cálculos de dosagem de medicamentos 7. Diferenciar os tipos de preparações farmacêuticas 8. Comentar os sistemas de distribuição de medicamentos 9. Relacionar os fatores que afetam a resposta individual ao uso do medicamento 10. Identificar as características das vias de administração parenteral e enteral de medicamentos 11. Demonstrar os procedimentos usados na administração parenteral e enteral de medicamentos 12. Identificar os princípios que regem o preparo seguro de medicamentos e soluções parenterais, utilizando rediluição quando necessário. 13. Demonstrar os procedimentos usados no preparo de medicamentos e soluções parenterais 14. Identificar as características das vias de administração SC e IM 15. Demonstrar os procedimentos usados na administração SC e IM 16. Identificar as características da via de administração intravenosa 17. Demonstrar os procedimentos usados na administração intravenosa de medicamentos 18. Abordagem do paciente no preparo para o procedimento de administração de medicamentos.
Referente à ação docente:
1. Expor os princípios que norteiam o processo da administração de medicamentos
2. Conceituar os termos usados no âmbito da administração de medicamentos 3. Relacionar as fontes de informação fidedignas sobre medicamentos 4. Explicar os princípios matemáticos aplicados ao calculo de dosagem e rediluição de medicamentos 5. Expor as diferentes preparações farmacêuticas 6. relacionar os sistemas de distribuição de medicamentos 7. Explicar os fatores que afetam a resposta ao medicamento 8. Estabelecer a relação entre idade e farmacocinética dos medicamentos 9. Explicar as características do uso das vias parenteral e enteral 10. Promover oficinas para realização de pratica da técnica
11. Fundamentar os princípios que regem o preparo e administração de injetáveis.
12. Promover oficinas para realização de pratica do preparo e manuseio de materiais estéreis usados na administração de medicamentos
13. Demonstrar o procedimento
14. Explicar as características do uso da via SC e IM
15. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento
16. Demonstrar o procedimento
17. Explicar as características do uso da via IV
18. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento
18. Demonstrar o procedimento
19. Expor as principais reações adversas a medicamentos relativas aos medicamentos presentes nos protocolos do ministério da saúde (hipertensão, diabetes)
20. Expor os princípios da abordagem para o preparo do paciente para a administração de medicamentos.
- Docente: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente: Ana Vitoria Correa Lima
- Docente: Camila Lima
- Docente: Camila Quartim de Moraes Bruna
- Docente: cassiane de santana lemos
- Docente: Diego Santiago Montandon
- Docente: Eliane Vitoreli Parreira
- Docente: Erika Gisseth Leon Ramirez
- Docente: Fernanda Carini da Silva
- Docente: Irene Mari Pereira
- Docente: Jussara Carvalho dos Santos
- Docente: Lilia de Souza Nogueira
- Docente: Luciana Soares Costa Santos
- Docente: Paula Cristina Nogueira
- Docente: Regina Celia dos Santos Diogo
- Docente: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente: Simone Assis Nunes
- Docente: Thaís Fernandes Rojas
- Docente: Vanessa Miranda Gomes
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