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Grécia Antiga
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- Para debate na aula do dia primeiro de abril
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A discussão desta semana estará centrada na seguinte questão:
- Nos Séculos VI a IV AC, a Ciência avançou na Grécia muitíssimo mais do que na Mesopotâmia e no Egito. Tanto assim que, em várias áreas, conceitos propostos pela civilização helênica constituem a base do pensamento moderno. O que levou aquele povo a se interessar tanto pelo conhecimento científico e a conseguir tantos resultados?
Como preparação, estão disponíveis abaixo dois textos, extraídos dos livros "The Beginnings of Western Science", de D. C. Lindberg e "Introdução à História das Ciências Físicas", de R. C. T. Costa
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- Egito
- Grécia pré-socrática
- Tales
- Anaximandro
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- Natureza da matéria
- Tales
- Anaximandro
- Anaxímenes
- Heráclito
- Demócrito
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Escola pitagórica
- Natureza da matéria
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- São apresentados três problemas da física moderna
- Cada grupo deve escolher um (a sua vontade) e estudá-lo sob a óptica de Platão
- O represetante do grupo deve, então, argumentar a favor ou contra o filósofo.
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Para discussão na aula de 6 de maio
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- Escola de Atenas
- Platão
- Aristóteles
- Escola de Atenas
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- Janela reaberta até dia 20, para dar chance aos grupos que participaram da discussão no dia 13/5
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- Escola de Atenas (final)
- Aristóteles
- Epícuro
- Zeno
- Escola de Alexandria
- Astronomia
- Escola de Atenas (final)
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- Visão aristotélica
- Complementado pelo texto abaixo (Filosofia aristotélica da Natureza)
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Texto extraído do capítulo 3 do livro de David Lindberg "Beginnings of Western Science"