Section outline
-
Algumas sugestões de leituras inicias
-
Avaliação
-
ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Avaliação e melhoria da aprendizagem de Física. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; RICARDO, Élio Carlos; SASSERON, Lúcia Helena; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos; PIETROCOLA, Maurício (orgs.). Ensino de Física. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010. Disponível em: https://elibro.net/ereader/elibrodemo/126775. Acesso em: 12 jul. 2022.
-
ALAVARSE, Ocimar Munhoz; BRAVO, Maria Helena; MACHADO, Cristiane. Avaliação como Diretriz das Políticas Educacionais dos Governos Federal, Estaduais e Municipais: o caso brasileiro. In: III Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Zaragoza, España, Anais... Zaragoza, España: III Congresso Ibero-Americano de Política y Administración de la Educación, 2012.
-
SILVA, Fernando Augusto. As avaliações externas e as possibilidades de diálogo com os professores de Física. Tese (Doutorado) — Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociência. Universidade de São Paulo. São Paulo. Universidade de São Paulo, p. 290. 2019.
-
MELO, Édina Souza de; BASTOS, Wagner Gonçalves. Avaliação escolar como processo de construção de conhecimento. Estudos em Avaliação Educacional, v. 23, n. 52, p. 180, 30 ago. 2012. https://doi.org/10.18222/eae235220121936.
-
Curiosidade
-
VIEIRA, Edimara Fernandes. Histórias em quadrinhos na formação inicial de professores de física: da curiosidade à elaboração de sentidos. 2018. Mestrado em Ensino de Física – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. DOI 10.11606/D.81.2018.tde-16072018-135554. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-16072018-135554/. Acesso em: 11 jul. 2022.
-
-
Experimentação
-
ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades Experimentais no Ensino de F´ısica: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física [online], v. 25, n. 2, p. 176–194, 2003.
-
-
Indisciplina
-
Matematização
-
PIETROCOLA, Maurício. A matemática como estruturante do conhecimento Físico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 1, p. 93–114, 1 jan. 2002. https://doi.org/10.5007/%x.
-
-
Feira de Ciências