Indice degli argomenti
-
CRONOGRAMA PEBio I – 1º sem. 2022
data
aulas
atividades/dinâmicas
textos, vídeos e podcasts
22/03
PEBio I, Cronograma das aulas e Estágio Supervisionado nas escolas
Bate-papo: interesse pela docência e atuação sociocultural dos licenciandos em Biologia
Textos 1 (KRASILCHIK, 2008) e Texto 2a (KAWASAKI, C.S., 2020); 2b (KAWASAKI, C.S., 2021)
29/03
O Ensino de Biologia em uma perspectiva sociocultural e a formação docente
Biologia e Sociedade
TSC 1: BIOLOGIA, CIDADANIA, BIOPOLÍTICA, RACISMO AMBIENTAL
Dinâmica 1
ESTÁGIO 1 (planejamento)
05/04
19/04
Os Temas Socioculturais (TSC) (planejamento nos Grupos-Escola/agendamento c/Dani) Biologia e Sociedade (idem)
Ciência e Educomunicação
TSC 2: EDUCAÇÃO MIDIÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA E FN
Dinâmica 1 ESTÁGIO 2 (organização dos Grupos-Escola e planejamento)
Dinâmica 2 ESTÁGIO 3 (planejamento; supervisão de estágio)
Podcasts 2 e 3
26/04
Biologia Ciência
TSC 3: EDUCAÇÃO PLANETÁRIA NA ERA DO ANTROPOCENO
Dinâmica 3
ESTÁGIO 3 (planejamento; pesquisa com professores e alunos; supervisão de estágio)
Textos Mayr 5 (parte 2, parte 3, parte 4) e 6 (Latour, 2020a; Latour b) Vídeo 2 Podcast 4
10/05
Biologia Mundana
TSC 4: PLANTA NA MENTE
TSC 5: A MENTE MENTE
Dinâmicas 4 e 5
ESTÁGIO 4 (pesquisa com professores e alunos; supervisão de estágio)
Texto 7 (Izique e Moura, 2004)
Vídeo 3
17/05
BioArte
TSC 6: MOVIMENTO MANGUEBEAT
TSC 7: NATUREZA INTOCADA
Dinâmicas 6 e 7
ESTÁGIO 5 (pesquisa com professores e alunos; observação participante; supervisão de estágio)
PROVA
Texto 8 (Chaves, 2020)
Vídeo 4
03/05
Encontro ARVORE-SE
24/05
Biologia Escolar
TSC 8: BIONAS E FORMAÇÃO DOCENTE
TSC 9: O PESADELO DE DARWIN
Dinâmicas 8 e 9
ESTÁGIO 6 (observação participante; auxílio à docência/atividade prática; supervisão de estágio)
Texto 9 (Kato, 2020)
Vídeo 5
31/05
Planejando a Biologia Escolar
TSC 10: CRIPTOZOOLOGIA: CIÊNCIA DOS SERES IMAGINÁRIOS
TSC 11: O CEMITÉRIO DOS LIVROS ESQUECIDOS
Dinâmicas 10 e 11
ESTÁGIO 7 (observação participante; auxílio à docência/atividade prática; supervisão de estágio)
Textos 10 (Bizzo, 2009) e 11 (Zafon, 2014)
07/06
História da ciência e o Ensino de Biologia
TSC 12: BESTIÁRIOS, GABINETES DE CURIOSIDADES E MUSEUS DE HISTÓRIA NATURAL
TSC 13: VIDA DE LABORATÓRIO
Dinâmicas 12 e 13
ESTÁGIO 8 (observação participante; auxílio à docência/atividade prática; supervisão de estágio)
Texto 12 (Martins, 1998) e (Gold, 1982)
14/06
TSC 14: O NATURALISTA AMADOR
Dinâmica 14
ESTÁGIO 9 (observação participante; auxílio à docência/atividade prática)
Texto 13 (Latour, 1997)
21/06
Projetos Temáticos de Biologia (PT)
Preparação da Mostra de Estágios
Roteiro do PT
28/06
Mostra de Estágios
Texto 14*
05/07
Mostra de Estágios
até 08/07
Enviar individualmente, por escrito, a avaliação da disciplina e dos estágios
-
BIBLIOGRAFIA
1
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 4ª ed, 2008, pp. 167-182.
2
KAWASAKI, C.S. O Currículo da Educação Básica e o Ensino de Biologia. DEDIC/FFCLRP-USP, agosto de 2021.
KAWASAKI, C.S. A Formação de Professores de Biologia (EM) e o Estágio Supervisionado nas Escolas: uma via de mão dupla para a formação em serviço. DEDIC/FFCLRP-USP, julho de 2020.
3
BIZZO, N.M.V. Eugenia: quando a biologia faz falta ao cidadão. Cad. Pesq., (92):38-52, fev. 1995 (a).
KAWASAKI, C.S. A Ciência faz falta ao cidadão: e a educação com isso? IN: ASSOLINI, F. E. e LASTÓRIA, A.C. Formação Continuada de Professores: processos formativos e investigativos. Ribeirão Preto: Compacta Editora, 2010, pp. 141-149 (b).
4
ABREU, I.S. Biopolítica e racismo ambiental no Brasil: a exclusão ambiental dos cidadãos. Opinión Jurídica, 12 (24): 97-100, julio-deciembre de 2013.
5
MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005 (d).
6
LATOUR, B. (trad. MARRAS, S.A.). Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no antropoceno. São Paulo: UBU Editora, 2020.
7
IZIQUE, C. e MOURA, M. Moura. Imagens da Ciência. Pesquisa FAPESP, (95):16-21, Janeiro de 2004.
8
CHAVES, S. Um chão sem fronteiras: ciência e arte na sala de aula. In: FERREIRA, M.S. e outros (org.) Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020, pp. 99-105.
9
KATO, D.S. (org.) Bionas para a formação de professores de Biologia: experiências no observatório da educação para a biodiversidade. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020 (apresentação).
10
BIZZO, N.M.V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ed. Biruta, 2009 (pp.114-127).
11
ZAFÓN, C.R. A sombra do vento. Ponto de Leitura: Rio de Janeiro, 2014.
12
MARTINS, L.A.C. A história da ciência e o ensino da Biologia. Ciência e Ensino, (5): 18-21, dez. 1998 (b).
GOULD, S.J. Darwin e os grandes enigmas da vida. Trad. Maria Elizabeth, São Paulo: Martins Fontes, 1982 (e).
13
LATOUR, B; WOOLGAR, S. A Vida de Laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
14
Santos, S. Evolução Biológica: ensino e aprendizagem no cotidiano de sala de aula. São Paulo: Anablume: Fapesp: Pró-Reitoria de Pesquisa, 2002.
Roteiro do Projeto Temático de Ensino (PT)
-
N
VÍDEOS
PODCASTS e OUTROS
1
Racismo Ambiental https://mail.google.com/mail/u/0/#search/bianca+normidio+racismo/FMfcgxwHNMbczlQNkVdvZpmWWjlRNhxH?projector=1
1
2
EA e Cosmopolítica (07:25-41:00)
2
Márcia R. Silva – Fake News
3
Acre alagada e saqueada, com dengue e covid, quer mais?
3
Drops em Casa 5 – Marco A. Almeida – A oferta da cultura e da comunicação por meio de diferentes mídias digitais
4
Chico Science e Movimento Mangue Beat
4
Giulia Crippa 7 – Giulia Crippa – Capitalismo Viral em tempos de pandemia
5
O Pesadelo de Darwin
-
-
-
-
-