Indice degli argomenti

  • CRONOGRAMA PRELIMINAR

    CRONOGRAMA PEBio I – 1º sem. 2022

    data

    aulas

    atividades/dinâmicas

    textos, vídeos e podcasts

    22/03

    PEBio I, Cronograma das aulas e Estágio Supervisionado nas escolas

    Bate-papo: interesse pela docência e atuação sociocultural dos licenciandos em Biologia

    Textos 1 (KRASILCHIK, 2008) e Texto 2a (KAWASAKI, C.S., 2020); 2b (KAWASAKI, C.S., 2021)

    29/03

    O Ensino de Biologia em uma perspectiva sociocultural e a formação docente

    Biologia e Sociedade

    TSC 1: BIOLOGIA, CIDADANIA, BIOPOLÍTICA, RACISMO AMBIENTAL

    Dinâmica 1                              

    ESTÁGIO 1 (planejamento)

    Textos 3a, 3b e 4

    Vídeo 1

    05/04



    19/04


    Os Temas Socioculturais (TSC) (planejamento nos Grupos-Escola/agendamento c/Dani)                Biologia e Sociedade (idem)


    Ciência e Educomunicação

    TSC 2: EDUCAÇÃO MIDIÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA E FN

    Dinâmica 1                                    ESTÁGIO 2 (organização dos Grupos-Escola e planejamento)                                                 

                                                    Dinâmica 2                              ESTÁGIO 3 (planejamento; supervisão de estágio)



                      


    Podcasts 2 e 3       

    26/04

    Biologia Ciência                          

    TSC 3: EDUCAÇÃO PLANETÁRIA NA ERA DO ANTROPOCENO

    Dinâmica 3                            

    ESTÁGIO 3 (planejamento; pesquisa com professores e alunos; supervisão de estágio)

    Textos Mayr 5 (parte 2, parte 3, parte 4) e 6 (Latour, 2020a; Latour b)             Vídeo 2     Podcast 4

    10/05

    Biologia Mundana

    TSC 4: PLANTA NA MENTE

    TSC 5: A MENTE MENTE

    Dinâmicas 4 e 5

    ESTÁGIO 4 (pesquisa com professores e alunos; supervisão de estágio)

    Texto 7 (Izique e Moura, 2004)

    Vídeo 3

    17/05

    BioArte

    TSC 6: MOVIMENTO MANGUEBEAT

    TSC 7: NATUREZA INTOCADA

    Dinâmicas 6 e 7                     

    ESTÁGIO 5 (pesquisa com professores e alunos; observação participante; supervisão de estágio)

    PROVA

    Texto 8 (Chaves, 2020)

    Vídeo 4

    03/05

    Encontro ARVORE-SE                 

     

     

    24/05

    Biologia Escolar                                                  

    TSC 8: BIONAS E FORMAÇÃO DOCENTE

    TSC 9: O PESADELO DE DARWIN

    Dinâmicas 8 e 9                      

    ESTÁGIO 6 (observação participante; auxílio à docência/atividade prática; supervisão de estágio)

    Texto 9 (Kato, 2020)

    Vídeo 5

    31/05

    Planejando a Biologia Escolar                               

    TSC 10: CRIPTOZOOLOGIA: CIÊNCIA DOS SERES IMAGINÁRIOS 

    TSC 11: O CEMITÉRIO DOS LIVROS ESQUECIDOS 

    Dinâmicas 10 e 11

    ESTÁGIO 7 (observação participante; auxílio à docência/atividade prática; supervisão de estágio)

    Textos 10 (Bizzo, 2009) e 11 (Zafon, 2014)

    07/06

    História da ciência e o Ensino de Biologia

    TSC 12: BESTIÁRIOS, GABINETES DE CURIOSIDADES E MUSEUS DE HISTÓRIA NATURAL

    TSC 13: VIDA DE LABORATÓRIO

    Dinâmicas 12 e 13                       

    ESTÁGIO 8 (observação participante; auxílio à docência/atividade prática; supervisão de estágio)

    Texto 12 (Martins, 1998) e (Gold, 1982)

    14/06

    TSC 14: O NATURALISTA AMADOR

    Dinâmica 14                           

    ESTÁGIO 9 (observação participante; auxílio à docência/atividade prática)

    Texto 13 (Latour, 1997)

    21/06

    Projetos Temáticos de Biologia (PT)

    Preparação da Mostra de Estágios

    Roteiro do PT

    28/06

    Mostra de Estágios

     

    Texto 14*

    05/07

    Mostra de Estágios

     

     

    até 08/07

    Enviar individualmente, por escrito, a avaliação da disciplina e dos estágios

     

     


  • BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA

    BIBLIOGRAFIA

    1

    KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 4ª ed, 2008, pp. 167-182.

    2

    KAWASAKI, C.S. O Currículo da Educação Básica e o Ensino de Biologia. DEDIC/FFCLRP-USP, agosto de 2021.

    KAWASAKI, C.S. A Formação de Professores de Biologia (EM) e o Estágio Supervisionado nas Escolas: uma via de mão dupla para a formação em serviço. DEDIC/FFCLRP-USP, julho de 2020.

    3

    BIZZO, N.M.V. Eugenia: quando a biologia faz falta ao cidadão. Cad. Pesq., (92):38-52, fev. 1995 (a).

    KAWASAKI, C.S. A Ciência faz falta ao cidadão: e a educação com isso? IN: ASSOLINI, F. E. e LASTÓRIA, A.C. Formação Continuada de Professores: processos formativos e investigativos. Ribeirão Preto: Compacta Editora, 2010, pp. 141-149 (b).

    4

    ABREU, I.S. Biopolítica e racismo ambiental no Brasil: a exclusão ambiental dos cidadãos. Opinión Jurídica, 12 (24): 97-100, julio-deciembre de 2013.

    5

    MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005 (d).

    6

    LATOUR, B. (trad. MARRAS, S.A.). Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no antropoceno. São Paulo: UBU Editora, 2020.

    7

    IZIQUE, C. e MOURA, M. Moura. Imagens da Ciência. Pesquisa FAPESP, (95):16-21, Janeiro de 2004.

    8

    CHAVES, S. Um chão sem fronteiras: ciência e arte na sala de aula. In: FERREIRA, M.S. e outros (org.) Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020, pp. 99-105.

    9

    KATO, D.S. (org.) Bionas para a formação de professores de Biologia: experiências no observatório da educação para a biodiversidade. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020 (apresentação).

    10

    BIZZO, N.M.V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ed. Biruta, 2009 (pp.114-127).

    11

    ZAFÓN, C.R. A sombra do vento. Ponto de Leitura: Rio de Janeiro, 2014.

    12

    MARTINS, L.A.C. A história da ciência e o ensino da Biologia. Ciência e Ensino, (5): 18-21, dez. 1998 (b). 

    GOULD, S.J. Darwin e os grandes enigmas da vida. Trad. Maria Elizabeth, São Paulo: Martins Fontes, 1982 (e).

    13

    LATOUR, B; WOOLGAR, S. A Vida de Laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

    14

    Santos, S. Evolução Biológica: ensino e aprendizagem no cotidiano de sala de aula. São Paulo: Anablume: Fapesp: Pró-Reitoria de Pesquisa, 2002.

     

    Roteiro do Projeto Temático de Ensino (PT)


  • VIDEOS E PODCASTS

    N

    VÍDEOS

     

    PODCASTS e OUTROS

    1

    Racismo Ambiental https://mail.google.com/mail/u/0/#search/bianca+normidio+racismo/FMfcgxwHNMbczlQNkVdvZpmWWjlRNhxH?projector=1

    https://mail.google.com/mail/u/0/#search/bianca+normidio+racismo/FMfcgxwHNMbczlQNkVdvZpmWWjlRNhxH?projector=1

    1

    2

    EA e Cosmopolítica (07:25-41:00)

    2

    Márcia R. Silva – Fake News

    3

    Acre alagada e saqueada, com dengue e covid, quer mais?

    3

    Drops em Casa 5 – Marco A. Almeida – A oferta da cultura e da comunicação por meio de diferentes mídias digitais

    4

    Chico Science e Movimento Mangue Beat

      

        

    4

    Giulia Crippa 7 – Giulia Crippa – Capitalismo Viral em tempos de pandemia

    5

    O Pesadelo de Darwin

     

     


  • TEXTOS EM PDF - BIBLIOGRAFIA

  • ESTAGIO

  • Argomento 6

  • Argomento 7

  • Argomento 8

  • Argomento 9

  • Argomento 10