Programação
-
-
CRONOGRAMA PEBio II 2022 (refeito)
02/11
Projeto Temático
ENTREGA DOS PT e MATERIAIS DAS ATIVIDADE DE ESTÁGIO
09/11
Temas de Ensino de Biologia I
Aspectos históricos e filosóficos da Biologia e o Ensino de Biologia
T6
16/11
Temas de Ensino de Biologia II
Questões étnico-raciais no Ensino de Biologia
https://drive.google.com/file/d/1useoPuNp2_0xjqIz4kjz4lkajq62uV1B/view
T7
V1
23/11
PROVA-AULA
Eugenia: quando a Biologia faz falta ao cidadão
T10
30/11
Temas de Ensino de Biologia III
Questões de gênero e sexualidade no Ensino de Biologia
https://drive.google.com/file/d/1-h0ObpYAmTQedD6j0yjEC-w3f7k3moMb/view
T8
V2
07/12
Temas de Ensino de Biologia IV
Questões socioambientais no Ensino de Biologia O Novo Regime Climático e a Educação Ambiental Planetária
T9
14/12
MOSTRA DE ESTÁGIOS e ENTREGA DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
21/12
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA E DOS ESTÁGIOS
-
PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA II – Licenciatura em Biologia da FFCLRP-USP
Clarice Sumi Kawasaki, Rafael Alberto Moretto e Daniela Cássia Sudan
A disciplina de PEBio II será desenvolvida por meio das seguintes temáticas:
1) O Ensino de Biologia e o Currículo Escolar Sociocultural:
A partir de uma perspectiva curricular sociocultural, aborda temas de ensino de Biologia e de formação docente voltados para os aspectos sociocientíficos da contemporaneidade e que visam a autonomia pedagógica do professor, enquanto um intelectual e protagonista nos processos curriculares e educacionais escolares. Para tanto, integra conceitos científicos da Biologia aos conhecimentos biológicos presentes na sociedade e no mundo (biologia mundana, bIOaRTE), promovendo um diálogo Inter saberes; e os conhecimentos pedagógicos aos saberes da prática educativa escolar, promovendo a relação teoria-prática.
2) O Ensino de Biologia e a Educação Midiática/Comunicacional:
Aborda e desenvolve uma educação midiática/comunicacional, seja explorando estratégias de ensino presencial, que é o formato de formação docente deste curso de Biologia, seja investigando e explorando estratégias de ensino remoto, as quais foram e têm sido fundamentais no mundo de hoje. A partir de toda a crise educacional desencadeada pelo isolamento físico em função da pandemia da Covid-19, foi preciso ressignificar a sala de aula, o papel do professor no atual cenário do ensino remoto, os materiais de ensino, os espaços educativos e as estratégias comunicacionais, que passaram a exigir formas mais participativas e interativas entre professores-alunos e entre alunos. E é nesse cenário cheio de novos desafios que desenvolvemos a formação docente.
3) O Ensino de Biologia e a Escola:
Por meio do estágio supervisionado nas escolas de Ribeirão Preto-SP (interação universidade-escola), busca colocar em prática os fundamentos e subsídios teóricos abordados até então (na Licenciatura), desenvolvendo atividades de planejamento, produção de materiais de ensino e ações integradoras (feiras de Ciências & Arte, Mostras, Oficinas, Minicursos, etc.) nas escolas-estágio.
Tais temáticas serão abordadas das seguintes formas:
a) Nas aulas teórico-práticas (4ª f, 8h15 às 12h): exposições dialogadas; discussões em pequenos grupos; oficinas de planejamento e produção de materiais de ensino; aulas práticas demonstrativas, ilustrativas e experimentais; estudos do meio; sessões de cinema e vídeos e outras atividades.
b) Nas supervisões de estágio (fora do horário das aulas, a agendar): reuniões em pequenos e grandes grupos para discussões, dúvidas e reflexões acerca das intervenções feitas na escola (**ações integradoras)
c) Nos momentos de estágio na escola: reuniões com professores, diretores, coordenadores pedagógicos e alunos da escola; intervenções por meio das ações integradoras na escola.
d) Nos momentos extraclasse: atividades complementares e tarefas de casa.
** Incorporar a BioArte nas ações integradoras, isto é, todas elas deverão associar um TEMA de ensino de Biologia as variadas formas, linguagens e expressões da(s) ARTE(S) - cinema, literatura, teatro, artes plásticas, HQ, animação, poesia, música, etc.
-
CRONOGRAMA PEBio II 2022
Data
TEMAS
AULAS
ATIVIDADE
TEXTOS VIDEOS
17/08
PEBio II
Apresentação da disciplina e cronograma das aulas
Organização dos estágios nas escolas (grupos-escola)
Definição das atividades/ações integradoras
& feiras de Ciências & Arte, mostras, oficinas, minicursos e outros) e TEMAS dos PI
&& ex. materiais de ensino/Rapidinhas da Ciência e Minicursos)
links
Estágio Supervisionado nas escolas
Orientações de Estágio Planejamento do Projeto Integrador na Escola (PI)
24/08
A Biologia Mudana, a Ciência Biologia e a BioArte se encontram no Ensino de Biologia
A inserção de temas transversais e socioculturais no currículo escolar
Oficina de Ideias para o Currículo Escolar Sociocultural
T3 Bioarte
31/08
A AULA de Biologia no Ensino Médio
“O Corpo Humano: anatomia, biomecânica, dores, exercícios e fisioterapia da região lombar” (Marina F. Magalhães e Jocássia S. Pinheiro/PG em Reabilitação e Desempenho Funcional da FMRP-USP)
Elaboração do plano de AULAS (por engenharia reversa; temas, conteúdos, metodologia, materiais/recursos didáticos, espaços formais e não formais e avaliação)
V1
Estágio Supervisionado nas Escolas
Planejamento do PI
Pesquisa sobre conteúdos, estratégias de ensino, atividades, recursos e materiais de ensino e pedagógicos dos PI
14/09
Projeto Integrador na Escola (PI)
Metodologia de Projetos (Ana Cristina C. de São Pedro/Escola Comunitária de Campinas-SP)
Elaboração dos PI
T4
Estágio Supervisionado nas Escolas
A educação midiática e comunicacional nos PI
Elaboração dos PI
21/09
Semana de BioEstudos
28/09
A Pesquisa em Concepções dos Alunos e o Ensino
O pesquisa em concepções prévias dos alunos nos PI
Elaboração dos PI
T5
PROVA
05/10
Projeto Integrador na Escola (PI)
Apresentação dos PI
19/10
Projeto Integrador na Escola (PI)
Produção das atividades e ações do PI e aplicação na escola
26/10
IDEM
IDEM
09/11
IDEM
Temas de Ensino de Biologia I
IDEM
Aspectos históricos e filosóficos da Biologia e o Ensino de Biologia
T6
16/11
Temas de Ensino de Biologia II
Questões étnico-raciais no Ensino de Biologia
T7
23/11
Temas de Ensino de Biologia III
Questões de gênero e sexualidade no Ensino de Biologia
T8
30/11
Temas de Ensino de Biologia IV
Questões socioambientais no Ensino de Biologia (a educação ambiental planetária)
T9
07/12
MOSTRA DE ESTÁGIOS
14/12
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA E DOS ESTÁGIOS
-
BIBLIOGRAFIA
1
2
3
COSTA, A.B. da S. Níquel Náusea vai à escola: uso dos quadrinhos em sala de aula. Comunicação & Educação. Ano XIX. Número 2. Julho a Dez. 2004.
4
Roteiro do Projeto Integrador + Textos didáticos e paradidáticos diversos
5
SANTOS, S. Evolução biológica: ensino e aprendizagem no cotidiano da sala de aula. São Paulo, Anablume: Fapesp, 2002.
6
MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005 (d).
7
SANTANA, B. Quando me descobri negra. São Paulo: SESI-SP Editora, 2015.
8
SANTOS, S.P.; SILVA, E.P.Q. Experiências de pessoas trans: corpo, gênero, sexualidade e o ensino de Biologia. In: TEIXEIRA, P.P. e outros (org.) Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2019, pp. 18-31.
9
LATOUR, B. (trad. MARRAS, S.A.). Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no antropoceno. São Paulo: UBU Editora, 2020.
ACOSTA, A. (trad. de Tadeu Breda). O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016, pp. 23041.
-
LINKS dos SITES
Rapidinhas da Ciência:
file:///C:/Users/User/Documents/SUMI%202021/RAPIDINHAS%20DA%20CI%C3%8ANCIA/CAT%C3%81LOGO%20RAPIDINHAS%20da%20Ci%C3%AAncia.pdf
Mini Curso 1
(https://drive.google.com/drive/folders/1scuMAQ-zFwfVcPfPMLHKGqJqFq64bp1p)
Mini Curso 2
(https://minicursos-eugeniavilhena.webnode.com/sobre-a-escola/)
PODCASTS DO DROPS DE HORTELÃ EM CASA
Drops 1 – A Covid-19 e o ensino de ciências (Nelio Bizzo)
Drops 14 – O prato do mundo no Museu do Amanhã (Rosa Wanda Diez)
Drops 2 - Drops 15 – A árvore da vida (Eduardo A.B. Almeida)
Drops 17 – A natureza do tempo (Osvaldo Frota Pessoa Jr.)
Drops 23 – O relógio biológico dos seres vivos (Maristela O. Poletini)
Drops 26 – A questão do lixo (Daniela C. Sudan)
-
-
-
-
-
-