Programação

    • CRONOGRAMA PEBio II 2022 (refeito)

      02/11

      Projeto Temático

      ENTREGA DOS PT e MATERIAIS DAS ATIVIDADE DE ESTÁGIO 

       09/11

      Temas de Ensino de Biologia I

      Aspectos históricos e filosóficos da Biologia e o Ensino de Biologia

      T6

       16/11

      Temas de Ensino de Biologia II

      Questões étnico-raciais no Ensino de Biologia

      https://drive.google.com/file/d/1useoPuNp2_0xjqIz4kjz4lkajq62uV1B/view 


      T7

      V1


      23/11

      PROVA-AULA

      Eugenia: quando a Biologia faz falta ao cidadão

      T10

      30/11

      Temas de Ensino de Biologia III

      Questões de gênero e sexualidade no Ensino de Biologia

      https://drive.google.com/file/d/1-h0ObpYAmTQedD6j0yjEC-w3f7k3moMb/view

      T8

      V2

      07/12

      Temas de Ensino de Biologia IV

      Questões socioambientais no Ensino de Biologia                                             O Novo Regime Climático e a Educação Ambiental Planetária

      T9

      14/12

      MOSTRA DE ESTÁGIOS e ENTREGA DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

      21/12

      AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA E DOS ESTÁGIOS


  • Prática de Ensino de Biologia II - 2. sem. 2022

    PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA II – Licenciatura em Biologia da FFCLRP-USP

    Clarice Sumi Kawasaki, Rafael Alberto Moretto e Daniela Cássia Sudan

     A disciplina de PEBio II será desenvolvida por meio das seguintes temáticas:

      1)      O Ensino de Biologia e o Currículo Escolar Sociocultural:

    A partir de uma perspectiva curricular sociocultural, aborda temas de ensino de Biologia e de formação docente voltados para os aspectos sociocientíficos da contemporaneidade e que visam a autonomia pedagógica do professor, enquanto um intelectual e protagonista nos processos curriculares e educacionais escolares. Para tanto, integra conceitos científicos da Biologia aos conhecimentos biológicos presentes na sociedade e no mundo (biologia mundana, bIOaRTE), promovendo um diálogo Inter saberes; e os conhecimentos pedagógicos aos saberes da prática educativa escolar, promovendo a relação teoria-prática.

      2)      O Ensino de Biologia e a Educação Midiática/Comunicacional:

    Aborda e desenvolve uma educação midiática/comunicacional, seja explorando estratégias de ensino presencial, que é o formato de formação docente deste curso de Biologia, seja investigando e explorando estratégias de ensino remoto, as quais foram e têm sido fundamentais no mundo de hoje. A partir de toda a crise educacional desencadeada pelo isolamento físico em função da pandemia da Covid-19, foi preciso ressignificar a sala de aula, o papel do professor no atual cenário do ensino remoto, os materiais de ensino, os espaços educativos e as estratégias comunicacionais, que passaram a exigir formas mais participativas e interativas entre professores-alunos e entre alunos. E é nesse cenário cheio de novos desafios que desenvolvemos a formação docente. 

    3)      O Ensino de Biologia e a Escola:

    Por meio do estágio supervisionado nas escolas de Ribeirão Preto-SP (interação universidade-escola), busca colocar em prática os fundamentos e subsídios teóricos abordados até então (na Licenciatura), desenvolvendo atividades de planejamento, produção de materiais de ensino e ações integradoras (feiras de Ciências & Arte, Mostras, Oficinas, Minicursos, etc.) nas escolas-estágio.

     

    Tais temáticas serão abordadas das seguintes formas:

    a)         Nas aulas teórico-práticas (4ª f, 8h15 às 12h): exposições dialogadas; discussões em pequenos grupos; oficinas de planejamento e produção de materiais de ensino; aulas práticas demonstrativas, ilustrativas e experimentais; estudos do meio; sessões de cinema e vídeos e outras atividades.

    b)        Nas supervisões de estágio (fora do horário das aulas, a agendar): reuniões em pequenos e grandes grupos para discussões, dúvidas e reflexões acerca das intervenções feitas na escola (**ações integradoras)

    c)         Nos momentos de estágio na escola: reuniões com professores, diretores, coordenadores pedagógicos e alunos da escola; intervenções por meio das ações integradoras na escola.

    d)        Nos momentos extraclasse: atividades complementares e tarefas de casa.

    ** Incorporar a BioArte nas ações integradoras, isto é, todas elas deverão associar um TEMA de ensino de Biologia as variadas formas, linguagens e expressões da(s) ARTE(S) - cinema, literatura, teatro, artes plásticas, HQ, animação, poesia, música, etc.


  • CRONOGRAMA PEBio II 2022

    CRONOGRAMA PEBio II 2022

     

     

     

    Data

    TEMAS

    AULAS

    ATIVIDADE

    TEXTOS                            VIDEOS

    17/08

    PEBio II

    Apresentação da disciplina e cronograma das aulas 

    Organização dos estágios nas escolas (grupos-escola)

    Definição das atividades/ações integradoras

    & feiras de Ciências & Arte, mostras, oficinas, minicursos e outros) e TEMAS dos PI

    && ex. materiais de ensino/Rapidinhas da Ciência e Minicursos)  

    T1

     

     

     

    links

    Estágio Supervisionado nas escolas

    Orientações de Estágio                             Planejamento do Projeto Integrador na Escola (PI)      

    24/08

    A Biologia Mudana, a Ciência Biologia e a BioArte se encontram no Ensino de Biologia

    A inserção de temas transversais e socioculturais no currículo escolar

    Oficina de Ideias para o                 Currículo Escolar Sociocultural

    T2 Bizzo

    T2 Martins, L. - Historia

    T2 - Martins , R. Aristóteles

    T3 Bioarte

    T3 Niquel Nausea

     31/08

    A AULA de Biologia no Ensino Médio

    “O Corpo Humano: anatomia, biomecânica, dores, exercícios e fisioterapia da região lombar”                             (Marina F. Magalhães e Jocássia S. Pinheiro/PG em Reabilitação e Desempenho Funcional da FMRP-USP)

    Elaboração do plano de AULAS                (por engenharia reversa; temas, conteúdos, metodologia, materiais/recursos didáticos, espaços formais e não formais e avaliação)

    V1

    Estágio Supervisionado nas Escolas

    Planejamento do PI

    Pesquisa sobre conteúdos, estratégias de ensino, atividades, recursos e materiais de ensino e pedagógicos dos PI

     

    14/09

    Projeto Integrador na Escola (PI)

    Metodologia de Projetos (Ana Cristina C. de São Pedro/Escola Comunitária de Campinas-SP)

    Elaboração dos PI

    T4

    Estágio Supervisionado nas Escolas

    A educação midiática e comunicacional nos PI

    Elaboração dos PI

     

    21/09

    Semana de BioEstudos

    28/09

    A Pesquisa em Concepções dos Alunos e o Ensino

    O pesquisa em concepções prévias dos alunos nos PI

    Elaboração dos PI

    T5

    PROVA

     05/10

    Projeto Integrador na Escola (PI)

     Apresentação dos PI

     19/10

    Projeto Integrador na Escola (PI)

    Produção das atividades e ações do PI e aplicação na escola

     

     26/10

    IDEM

    IDEM

     

     09/11

    IDEM

    Temas de Ensino de Biologia I

    IDEM

    Aspectos históricos e filosóficos da Biologia e o Ensino de Biologia

     

    T6

     16/11

    Temas de Ensino de Biologia II

    Questões étnico-raciais no Ensino de Biologia

    T7

    23/11

    Temas de Ensino de Biologia III

    Questões de gênero e sexualidade no Ensino de Biologia

    T8

    30/11

    Temas de Ensino de Biologia IV

    Questões socioambientais no Ensino de Biologia                     (a educação ambiental planetária)

    T9

    07/12

    MOSTRA DE ESTÁGIOS

    14/12

    AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA E DOS ESTÁGIOS

     


  • Bibliografia

    BIBLIOGRAFIA

    1

    BIZZO, N. Metodologia de Ensino de Biologia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Ed. Ática, 2012, pp. 6-20.

    2

    BIZZO, N.M.V. A biologia numa perspectiva histórica: o darwinismo em questão. In: SÃO PAULO (Estado) Secretaria de Educação. CENP. Ensino de Biologia: dos fundamentos à prática. São Paulo: SE/CENP, 1988, pp. 27-33 (a).

    MARTINS, L.A.C. A história da ciência e o ensino da Biologia. Ciência e Ensino, (5): 18-21, dez. 1998 (b). 

    MARTINS, R.A. A teoria aristotélica da respiração. Caderno de História da Filosofia e Ciência,2(2):165-212,jul-dez.1990 (c).

    3

    COSTA, A.B. da S. Níquel Náusea vai à escola: uso dos quadrinhos em sala de aula. Comunicação & Educação. Ano XIX. Número 2. Julho a Dez. 2004.                                                                                                                                                                                                       

    (https://www.researchgate.net/publication/272563734_Niquel_Nausea_vai_a_escola_usos_dos_quadrinhos_em_sala_de_aula)

    STRAMBI, M.L. Bioarte e experiências da resistência. 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “ENTRE TERRITÓRIOS”. Cachoeira, Bahia-BR, 20 a 25/09/2010.

    4

    Roteiro do Projeto Integrador + Textos didáticos e paradidáticos diversos

    5

    KAWASAKI, C.S. e BIZZO, N. Fotossíntese: um tema para o ensino de ciências? Química Nova na Escola, (12): 24-29, nov. 2000.

    SANTOS, S. Evolução biológica: ensino e aprendizagem no cotidiano da sala de aula. São Paulo, Anablume: Fapesp, 2002.

    introdução

    capitulo 1

    capitulo 2

    capitulo 3a

    capitulo 3b

    6

    MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005 (d).

    parte 1, parte 2, parte 3, parte 4

    GOULD, S.J. Darwin e os grandes enigmas da vida. Trad. Maria Elizabeth, São Paulo: Martins Fontes, 1982 (e).

    7

    SANTANA, B. Quando me descobri negra. São Paulo: SESI-SP Editora, 2015.                                                                                          

     TAVARES, M.L.; VALADARES, J.M. e SILVEIRA JR, C. O currículo da área de Ciências e a construção de uma pedagogia intercultural: a formação de educadores indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais.  Cadernos CIMEAC, v. 7: 1, 2017.

    8

    SANTOS, S.P.; SILVA, E.P.Q. Experiências de pessoas trans: corpo, gênero, sexualidade e o ensino de Biologia. In: TEIXEIRA, P.P. e outros (org.) Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2019, pp. 18-31.

    9

    LATOUR, B. (trad. MARRAS, S.A.). Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no antropoceno. São Paulo: UBU Editora, 2020.

    ACOSTA, A. (trad. de Tadeu Breda). O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016, pp. 23041.

    GUZZO, P. Vá! Jornal Tribuna Ribeirão, 19/02/21.

     


  • Sites, vídeos e podcasts

    LINKS dos SITES

    Rapidinhas da Ciência:

    file:///C:/Users/User/Documents/SUMI%202021/RAPIDINHAS%20DA%20CI%C3%8ANCIA/CAT%C3%81LOGO%20RAPIDINHAS%20da%20Ci%C3%AAncia.pdf

    Mini Curso 1

    (https://drive.google.com/drive/folders/1scuMAQ-zFwfVcPfPMLHKGqJqFq64bp1p)

    Mini Curso 2

    (https://minicursos-eugeniavilhena.webnode.com/sobre-a-escola/)

    PODCASTS DO DROPS DE HORTELÃ EM CASA

    Drops 1 – A Covid-19 e o ensino de ciências (Nelio Bizzo)

    Drops 14 – O prato do mundo no Museu do Amanhã (Rosa Wanda Diez)

    Drops 2 - Drops 15 – A árvore da vida (Eduardo A.B. Almeida)

    Drops 17 – A natureza do tempo (Osvaldo Frota Pessoa Jr.)

    Drops 23 – O relógio biológico dos seres vivos (Maristela O. Poletini)

    Drops 26 – A questão do lixo (Daniela C. Sudan)

     

     


  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10