Programação

  • Calendário do Curso

  • Palestra 1 - 18/3 - Tendências em Nano-Eletrônica Integrada

    Prof. Sérgio Bampi

    Professor Titular do Instituto de Informática da Univ. Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (1979), Bacharel em Fisica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia Elétrica - Microeletrônica - Stanford University (1982) e doutorado em Engenharia Elétrica na área de Microeletrônica - Stanford University (1986). Tem experiência na área de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica, com ênfase em Hardware e Microeletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de circuitos integrados, projeto de circuitos CMOS mistos analógico-digitais, projeto de CIs RF CMOS, arquiteturas dedicadas para processamento de vídeo e imagens, processamento de sinais, arquitetura de computadores, modelos de dispositivos integrados MOSFET, medidas elétricas em nanodispositivos, microeletrônica, nano-eletrônica.

    QUALIFICAÇÕES

    Doutorado em Engenharia Elétrica - Microelectrônica (Stanford University, USA, 1986)

    1976-1979 Graduação em Bacharelado Em Fisica

    1980-1982 Mestrado em Engenharia Eletrica Microeletronica

    1982-1986 Doutorado em Engenharia Eletrica Microeletronica

    1998-1999 Pós-doutorado em Stanford University

    ÁREAS DE INTERESSE

    Projeto de Circuitos Integrados CMOS

    PESQUISA APLICADA: MICROELETRONICA, SIMULACAO E MODELAGEM DE DISPOSITIVOS MOS INTEGRADOS

    Professor e pesquisador da área de Microeletrônica

    MICROELETRONICA - PROJETO DE CIRCUITOS INTEGRADOS

    MICROELETRONICA - CARACTERIZACAO E SIMULACAO DE DISPOSITIVOS INTEGRADOS

    MICROELETRONICA - ARQUITETURA DE PROCESSADORES CMOS

    Pesquisa em circuitos integrados MOS - desenvolvimento de tecnologia com LDD's


  • Palestra 2 - 25/3 - Paradigma de redes definidas por software aplicado a redes de sensores sem fio e Internet das Coisa

    Profa Dra Cíntia Borges Margi

    Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP)

    É Professora Associada do departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) desde set/2015. Possui doutorado em Engenharia de Computação pela University of California Santa Cruz (2006), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2000) e graduação em Engenharia Elétrica Ênfase Computação e Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (1997). Tem atuado na área de Arquitetura e Redes de Computadores, tendo como principal interesse redes de sensores sem fio (protocolos, sistemas, segurança, consumo e gerenciamento de energia, hardware) e redes definidas por software.


    Título: Paradigma de redes definidas por software aplicado a redes de sensores sem fio e Internet das Coisa

    Resumo:
    As redes de sensores sem fio (RSSF) são tecnologias valiosas para o desenvolvimento de aplicações em diversas áreas, desde o monitoramento ambiental a redes sociais. A Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) amplia ainda mais a possibilidade de uso desta tecnologia, fazendo com que características como mobilidade e heterogeneidade da rede e de dispositivos ampliem os desafios a serem superados para a implantação de protocolos de comunicação. Nesta palestra iremos rapidamente abordar tecnologias de hardware, sistemas operacionais e comunicação que viabilizaram RSSF e IoT. Em seguida, focaremos nos protocolos de comunicação para RSSF e IoT, considerando o paradigma das redes definidas por software (SDN - Software-defined Networking). Especificamente mostraremos os resultados obtidos com o arcabouço IT-SDN, que contempla a arquitetura baseada no paradigma SDN e o protocolo de comunicação southbound. Além dos resultados de desempenho, que demonstram que a abordagem é promissora, apresentaremos resultados relativos a protocolos de descoberta de vizinhança e controlador, otimizações no cálculo das rotas, e detecção de ataques de negação de serviço à infraestrutura de comunicação baseada no IT-SDN.

  • Palestra 3 - 01/4 - HT Micron Semicondutores na era do IoT

    Dr Giovani Pesenti

    Formação em Física pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado em Física com ênfase em física experimental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Microeletrônica também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhando desde 2011 na HT Micron na área de engenharia de processos, e desde 2018 como coordenador de P&D estratégico no projeto de indústria 4.0.

    Tópicos da Palestra:

    Breve história da HT Micron

    Programas de incentivo a microeletrônica no Brasil;

    Produtos da HT Micron.

    Processo de encapsulamento;

    Produtos IoT e suas aplicações;

    O projeto interno de Indústria 4.0;

    Engenheiros físicos na HT Micron.


  • Palerstra 4 - 29/4 - O extraordinário avanço dos últimos 10 anos da Inteligência Artificial aplicada à Visão Computacional e Linguagem Natural

    Dr Roberto Lotufo

    "Nesta palestra iremos visitar os temas mais relevantes dos últimos 10 anos que trouxeram a área de aprendizado profundo em destaque. Daremos ênfase nos avanços mais recentes nas áreas de visão computacional e de processamento de linguagem natural, destacando as influências e avanços cooperativos e mútuos destas duas áreas.

     Iremos aprofundar nas técnicas recentes de processamento de linguagem natural que é a área que mais cresceu nos últimos 5 anos.

     

    Mini-Biografia:

    Roberto A. Lotufo é o CTO co-fundador da NeuralMind (desde 2017)

     

    É formado em Eng Eletrônica pelo ITA, mestrado pela Unicamp e doutorado pela Universidade de Bristol, no Reino Unido.

    É professor titular colaborador da Unicamp.

    Foi Diretor Executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp por dez anos.

     

    Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico, em 2011.

    Vencedor do desafio internacional de detecção de vivacidade em impressões digitais de 2015.

    Vencedor Edital - Diagnóstico de COVID-19 usando imagens de tomografia e radiografia de tórax, em 2020.

    Melhor trabalho BRACIS 2020 - BERTimbau - Modelo BERT pré treinado no Português brasileiro

    CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9224426261471914

    LinkedInd: https://www.linkedin.com/in/robertoalotufo/

    Google Citations: https://scholar.google.com.br/citations?user=IQt4hvoAAAAJ


  • Palestra 5 - 06/5 - Engenharia de Sistemas da Concepção ao Descarte

    Eng. Ricardo Moraes

    Título: Engenharia de Sistemas da Concepção ao Descarte.

    Descritivo: Está palestra irá nos contar sobre o processo de desenvolvimento de sistemas considerando o ciclo de vida completo, desde a concepção até o descarte. Neste ponto iremos ressaltar a importância de integração de sistemas e como gerenciar a complexidade muitas vezes hoje vinda da capacidade computacional cada vez maior. Para concluirmos, iremos observar como elaborar este desafio considerando aspectos de segurança (Safety) e CyberSecurity.

    Palestrante: Ricardo Moraes, líder de engenharia de sistemas na Embraer nas atividades e processos de desenvolvimento de sistemas, requisitos, segurança e Cibersegurança no produto.

     Com mais de 12 anos de experiencia no setor aeroespacial e desenvolvimento de sistemas complexos, trabalhando na aviação comercial, executiva e Defesa.

    Vice-presidente do INCOSE BRASIL (Conselho Internacional de Engenharia de Sistemas).

    Autor do Livro: Systems Approach to the Design of Commercial Aircraft; Editora: CRC Press; 1ª edição (22 julho 2020) Taylor&Francis.


  • Palestra 6 - 20/5 - Introdução à Microfabricação de Dispositivos

    Palestrante: Dr Rafael Furlan de Oliveira

    Pesquisador do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) - Campinas (SP). Atualmente é o Líder da Divisão de Dispositivos do LNNano (09/2021- presente). Rafael é graduado em Física (2007) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Campus Presidente Prudente), mestre (2010) e doutor (2014) em Ciência e Tecnologia de Materiais pela UNESP (POSMAT, Conceito Capes 6). Durante o doutorado realizou estágios na Bangor University (Bangor/Reino Unido) por 6 meses (2012), na Università degli studi di Modena & Reggio-Emilia (Modena/Itália) e no Istituto per lo Studio dei Materiali Nanostruturatti - ISMN/CNR (Bologna/Itália) por 1 ano (2013-2014). Entre novembro/2014 e abril/2018 trabalhou como pós-doutorando no LNNano na área de eletrônica orgânica e molecular. Entre maio/2018 e novembro/2020 trabalhou no Institut de Science et d'Ingénierie Supramoléculaires (ISIS, Université de Strasbourg & CNRS/França) no desenvolvimento de dispositivos baseados em materiais 2D. Possui experiência em fabricação e caracterização de materiais nanoestruturados para a aplicação em dispositivos eletrônicos como transistores, capacitores, diodos, sensores e biossensores. Possui experiência na execução de projetos de pesquisa de caráter nacional e internacional (do tipo consórcio, viz. EU-FP7, EuroNanomed3, Graphene Flagship, Marie Curie ITN), inclusas parcerias com a indústria. (Texto informado pelo autor)



  • Palestra 7 - 27/5 - O escaneamento a laser 3D e a análise por elementos finitos como ferramentas avançadas na tratativa de danos e/ou adequação de vasos de pressão ao serviço – Um caso de sucesso

    Título: “O escaneamento a laser 3D e a análise por elementos finitos como ferramentas avançadas na tratativa de danos e/ou adequação de vasos de pressão ao serviço – Um caso de sucesso”

    Engenheiro Ayslan Markes

    Metalurgista, inspetor de equipamentos especializado em avaliação de integridade estrutural conforme API 579, análise de fadiga em vasos de pressão com o ASME III e ASME VIII, cálculo estrutural e modelagem de vasos de pressão (PV Elite), análise de tensões e suportes em tubulações e capacitado em inovação tecnológica. Profissional certificado como Nível 2 pelo SNQC/END nos métodos US-N2-S2.1, US-N1-ME, LP-N2-G, PM-N2-S-Y, TP-I e LT-I. Membro da ABNT, ABENDI e NACE & SSPC Internacional, além de integrante das comissões nacionais de estudos e normalização SCB Ultrassom, máquinas & equipamentos e gestão de ativos da ABNT, das comissões técnicas CT`s de certificação profissional CS petróleo e químico, análise de falhas, avaliação de integridade, corrosão sob isolamento e inspeção em materiais compósitos da ABENDI.


    Atualmente é Gestor de Ativos Sênior na multinacional alemã BASF S/A onde lidera o departamento de Confiabilidade na manutenção das unidades industriais Agro (No Brasil).


    Phone: +55 12 3128-1885 E-Mail: ayslan.markes@basf.com

    Postal Address: BASF S.A., S-APS/OM, G250, Avenida Brasil, 791, 12521-140 Guaratinguetá, Brazil


  • Palestra 8 - 03/6 - Óptica Integrada: Projeto, Fabricação e Aplicações

    Lucas Heitzmann Gabrielli

    Professor Associado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O Prof. Gabrielli graduou-se Magna cum Laude em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 2006 e, após um curto período no Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, recebeu seu diploma de mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Estadual de Campinas em 2008. Obteve seu título de Doutor em Óptica Integrada em 2012 como membro do Lipson Nanophotonics Group na Universidade de Cornell. Após um ano como pesquisador pós-doutorado no Grupo de Eletromagnetismo Aplicado e Computacional do Prof. Figueroa, Lucas ingressou na UNICAMP como professor em 2013. Ele foi Diretor Associado do Centro de Componentes Semicondutores e Nanotecnologias da UNICAMP entre 2016 e 2019 e Chefe do Departamento de Comunicações da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação entre 2019 e 2021. Sua área de pesquisa principal é em óptica integrada para comunicações, imageamento e sensoriamento. (Fonte: Currículo Lattes)


  • Palestra 9 - 10/6 - Aplicações de laser de alta potência

    Aplicações de laser de alta potência

    Eng. Vitor Chacon Anelli

    1) Especialista em Engenharia de Soldagem (Escola Politécnica – USP)

    2) Engenheiro de Materiais (USP Lorena)

    Honra o mérito por 1º lugar na 29ª turma

    TCC em Soldagem a Laser do aço inoxidável duplex 2205

    3) Responsável pelo laboratório de Aplicações da IPG Photonics Brasil desde 2017

    Análise, testes e relatórios técnicos de todos os projetos na América do Sul

    4) Experiência em aplicações laser como limpeza, soldagem, corte, marcação, entre outros.


  • Palestra 10 - 24/ 6 - Ressonância Magnética: Compreendendo o Projeto

    Eng. Luis Mendonça - SIEMENS

    Engenheiro Quimico (IME 1989) 

    MSc Processos com Membranas e Polimeros (UFRJ Coppe - 1994)

    Gerente Tecnologia de Imagem - Rede Labs DOr 2000-2008

    Gerente de produto / Marketing Clinico RM America Latina GE Healthcare - 2009-2020

    Gerente de Colaboracao e Desenvolvimento RM 

     America Latina - Siemens Healthineers (desde 2020)

    Ex-vice presidente da Sociedade Latino Americana de Ressonancia Magnetica 2018-2020

  • Constituição dos Grupos e datas das apresentações

    Grupo 1 :  André; Arthur; Matheus; Pedro; Ygor.

    Grupo 2: Gilson; Isabela; Larissa; Luiza; Roberto.

    Grupo 3: Bruno Vieira; Geovani; Guilherme; Hugo; Lucas Kenji.

    Grupo 4: Amanda; ;Bruno Holzwarth; Iris; Patrick; Raphaela.

    Grupo 5 : Eduardo; Fernando Henrique; Jordan; Tiago.

    Grupo 6: Lucas Belduci; Rythy; Vinicius; Gustavo.


    Datas das apresentações:

    08/7: Grupo 1 e Grupo 5

    15/7: Grupo 2 e Grupo 6

    22/7: Grupo 3 e Grupo 4