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Objetivo Geral
Ao final desta disciplina, espera-se que o aluno tenha clareza sobre o papel da prática experimental na física a partir da vivência de experimentos relacionados à Mecânica, que envolvem o movimento de sistemas macroscópicos.
Objetivos de Aprendizagem
Os objetivos de aprendizagem da disciplina são:
1. Compreender a natureza de um experimento completo de Física, reconhecendo sua estrutura e dinâmica
Deixar claro o contexto e os objetivos do experimento
- Qual é a teoria/modelo por trás do experimento e aproximações realizadas?
- Como isso afeta o experimento?
- Medidas mais rigorosas, onde efeitos espúrios devem ser tratados
- Conclusões consistentes com o que foi medido e o que se conhece da teoria/modelo
2. Compreender novos conceitos e práticas da física experimental, implementando-os nas atividades experimentais
Planejamento do experimento.
- Como escolher os melhores parâmetros do experimento?
Como avaliar a adequação do modelo ao experimento?
- Ajustes analíticos de funções
Incertezas sistemáticas
3. Localizar a física experimental na história e epistemologia, reconhecendo seu papel na criação de novos conhecimentos
4. Preparar os alunos para ministrar aulas experimentais no ensino básico, desenvolvendo autonomia na prática experimental
Estrutura da Disciplina
A disciplina será toda baseada no trabalho em grupo, proporcionando a oportunidade para o aprendizado por pares. Todos os alunos deverão formar grupos de até 4 pessoas usando a ferramenta disponibilizada na página da disciplina.
Serão realizados 4 experimentos ao longo do semestre
- Movimento em um meio rarefeito
- Movimento em um meio denso
- Movimento de um corpo extenso
- Movimento e as leis de conservação
Ao longo de cada experimento, teremos atividades de:
- Apresentação e discussão do experimento
- Tomada de dados
- Análise de dados
- Apresentação de resultados parciais pelos grupos
Cada experimento terá uma duração de 3 a 4 semanas.
A frequência de 70% às aulas é essencial! Portanto, o número máximo de faltas permitido é 4 no semestre, sendo no máximo uma por experimento. O aluno que faltar em mais de uma aula de uma mesma experiência não poderá entregar o respectivo relatório, sendo necessária a reposição em horário distinto das aulas programadas, com a entrega de relatório individual.
A tolerância máxima de atraso é de 10 minutos após o início da aula.
Avaliação da Aprendizagem
A comunicação é fator crucial para a ciência! Portanto, a avaliação será baseada em relatórios dos experimentos a serem entregues pelos grupos (um relatório por grupo). Serão 4 relatórios obrigatórios ao longo do semestre, entregues em até duas semanas após a última aula de cada experimento (verificar calendário na página da disciplina).
Para individualizar a avaliação do aprendizado, haverá uma prova no final do semestre. A prova será com consulta e seu conteúdo versará apenas sobre a prática experimental (não haverá questões teóricas).
A nota final será calculada conforme os critérios abaixo. Caso qualquer umas das notas, média dos relatórios (R) ou nota da prova (P), seja inferior a 3.0, o aluno estará reprovado com média final (M) igual à menor das notas. Se ambas as notas (R e P) forem iguais ou maiores que 3.0, a média final será obtida como demonstrado abaixo, tendo a média dos relatórios um peso igual a 2 e a nota da provas um peso igual a 1. Lembramos que, como nas outras disciplinas experimentais, não há segunda avaliação (recuperação) nesta disciplina.
Cálculo da média final M:
Média dos relatórios: R=(R1+R2+R3+R4)/4
Se Ri (i=1, 2, 3 ou 4)=0: M = 0
Se P>=3 e R>=3: M = (P+2*R)/3
Se P<3 ou R<3: M = min{P,R}
Se M<5: Reprovação
Se M>=5: Aprovação
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Fórum de notícias e avisos
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Fórum de dúvidas
- Qual é a teoria/modelo por trás do experimento e aproximações realizadas?
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Movimento em um meio rarefeito (ar)
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Movimento em um meio denso (um fluído)
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Movimento de um corpo extenso
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Movimento e as leis de conservação