Curso: LOQ4233 - Gestão de Negócios (2022) | e-Disciplinas

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    • Por favor, para uso estritamente pessoal, não repassar para terceiros, tenho um contrato de exclusividades com a Amazon
    • Livro de autoria de Humberto Felipe da Silva

      Livro "Como resolver problemas de maneira fácil, com técnicas eficazes"

      ATENÇÃO: Se o livro no formato ebook não estiver disponível gratuitamente no Amazon,, avise-me, por favor

      contem os temas:

      1 Introdução 

      2 Diagrama de Ishikawa 

      3 Brainstorming 

      4 Matriz GUT 

      5 Diagrama de Pareto 

      6 "5 Por Quês"

    • Bem-vindo e bem-vinda à biblioteca de conteúdos sobre empreendedorismo recomendados pelo NEU. Nossa missão é fomentar a cultura de empreendedorismo de startups dentro da USP, ajudando você a empreender ou trabalhar em uma startup, por isso organizamos essa biblioteca para ajudar você a entender mais sobre esse assunto. Compartilhe com colegas interessados em empreendedorismo!


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    As turmas serão divididas em dois projetos.

    a) turmas da segunda - Projeto Cadeira Criativa

    b) demais turmas - Projeto Consultoria Empresarial

    Cronograma de Atividades da Disciplina

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    Seguem documentos que auxiliam na gestão interna de cada time.

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    Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP)


    A Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) é uma forma estruturada de analisar e solucionar problemas da rotina diária das organizações, também conhecida como QC Story, oriunda do movimento da Qualidade Total no Japão.


    ATENÇÃO: O primeiro passo para o desenvolvimento do projeto será o da aplicação do MASP

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    • Eu quero mudar o mundo e aposto uma moedinha que você também quer fazer dele um lugar melhor para vivermos. Estou certo?! Mas calma! Não precisa largar tudo e entrar para o Greenpeace ou virar qualquer outro tipo de ativista (político, social, ambiental, etc.). Todos nós podemos tornar o mundo um lugar melhor, todo dia um pouquinho, fazendo o que sabemos e gostamos de fazer.

    • Amaioria das empresas estabelece, logo no começo de suas trajetórias, suas missão, visão e valores. As três coisas, normalmente, mostram uma empresa íntegra e com objetivos bastante arrojados. Até por serem bastante otimista, existe a impressão, pelo menos da parte de quem é leigo, de que a elaboração desse campos não passa de um clichê. Mas não é bem assim.

    • Missão, visão e valores


    • MISSÃO, VISÃO E VALORES

      Missão
      Desenvolver, produzir e comercializar produtos Melitta para o consumo e preparo de café, tornando a vida mais saborosa e prática.

      Visão
      Somos parte de um grupo internacional, independente, de capital próprio, que prioriza o crescimento contínuo e sustentável. Queremos ser a marca líder, mais admirada e confiável no consumo e preparo de café, dentro e fora do lar.

      Valores
      Orientação para o sucesso: Estabelecemos metas desafiadoras e focamos no que é mais importante. Somos corajosos, inovadores e decisivos, mesmo quando vamos atrás de novas ideias ou implementamos as mudanças necessárias.


    • Nos dias atuais, a competitividade tornou-se vital para qualquer empresa direcionar todo o seu foco e energia profissional no atendimento aos anseios e desejos de seus clientes, não é mesmo?

    • Há muita discussão na indústria sobre como transformar dados de Voz do Ciente (Voice of Customer – VOC) em ações. Mas para atingir esse patamar, primeiro deve-se conhecer os tipos de dados disponíveis e acionáveis através de um programa estruturado de VOC.

      Dados acionáveis ​​são dados que podem ser usados para melhorar as operações da empresa. Eles vão além de responder apenas “o que”, abordando também o “porquê”.

    • Prazo final para entrega: 03 de abril de 2022 (domingo) às 23:59. 

    • Específico para a turma da segunda feira as 19 h.


      Entrega 16/04


    • Específico para a turma da quinta .


      Entrega 6/04 23:59


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    • O Diagrama de Ishikawa foi proposto pelo japonês Kaoru Ishikawa, que foi um engenheiro de controle de qualidade, teórico da administração das companhias japonesas, que viveu entre os anos de 1915 e 1989.

    • Com certeza quando você estava comendo um peixe, você se deparou e se sentiu incomodado com sua espinha, não é mesmo? Então, por incrível que pareça, vai ser dessa espinha que vou falar durante todo esse artigo.

    • Crie seu próprio diagrama de Ishikawa personalizado com o Canva.

    • O Diagrama de Ishikawa, também conhecido com espinha de peixe ou Diagrama de Causa e Efeito. Ela é uma ferramenta de qualidade extremamente útil, pois auxilia na identificação das causas potenciais que resultam em um único defeito ou falha. Diante disso, podem-se propor as melhores ações para sanar um problema dentro de uma organização.

    • O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como espinha de peixe ou Diagrama de Causa-Efeito, é um instrumento utilizado para identificar e organizar a relação entre um determinado efeito e as possíveis causas para que o mesmo ocorra.

    • Sr. F., 40 anos, ajudante de limpeza da empresa há 1,5 ano. Sua tarefa, realizada com o auxílio de um colega, consiste na retirada de tambores com resíduos e sucata em diversos setores da fábrica, habitualmente executada utilizando-se carreta tracionada por veículo motorizado (jeepinho).

    • O que é: A Matriz GUT é uma ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas. A matriz serve para classificar cada problema que você julga pertinente para a sua empresa pela ótica da gravidade (do problema), da urgência (de resolução dele) e pela tendência (dele piorar com rapidez ou de forma lenta).

    • Todo sistema de gestão é composto por um conjunto complexo de atividades. Dessa forma, é comum que durante a rotina surjam diversos problemas. O complicado é que as vezes fica difícil conciliar esses problemas e o tempo que temos para resolvê-los.

    • Tarefa ícone
      Tarefa Ishikawa e GUT (Turmas Segunda e terça)
      Disponível se:
      • Você faz parte de T-LOQ4233-20221D1
      • Você faz parte de T-LOQ4233-20221D6
      • Você faz parte de T-LOQ4233-20221N2
      • Você faz parte de T-LOQ4233-20221N3 ...
      • É antes de 10 abril 2022, 23:55 PM
    • Tarefa ícone
      Tarefa Ishikawa e GUT (semana 4 abril turma quinta feira)
      Disponível se:
      • Você faz parte de T-LOQ4233-20221A4
      • É antes de 12 abril 2022, 23:55 PM
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    • O SIPOC é uma ferramenta incrível para mapear um processo. Ela é utilizada normalmente na fase Define do DMAIC para mapear processo de alto nível. Nos links indicados encontra-se um bom material sobre essa ferramenta. Existem outras disponíveis no Google. Pesquise também no Google Acadêmico.


    • Muito utilizado em metodologias Seis Sigma, o SIPOC é uma ferramenta utilizada para mapear processos. Com ele, é possível esclarecer melhor as etapas do processo, definindo e formalizando diversos fatores que impactam diretamente na execução do trabalho.

    • Fazer um SIPOC é algo bem simples e vai te ajudar bastante na hora de mapear seus processos. Porém, muitas dúvidas podem surgir durante utilização dessa ferramenta. É exatamente por isso que você está no lugar certo! Vou te ensinar o que é o SIPOC, definir suas etapas de maneira bem clara e consolidar seu aprendizado com um exemplo! Está preparado? Então vamos lá!

    • Um novo processo não precisa ser complexo e super detalhado. Veja como esquematizá-lo

      Primeiramente, não se subestime. Até a menor empresa do mundo tem processos. Não importa se você produz um produto ou oferece um serviço, você tem pelo menos um processo (mesmo que ainda não saiba disso).


    • Fluxogramas para documentar processos de negócios passaram a ser utilizados nos anos 1920 e 30. 

    • O que é o Fluxograma?

      Também chamado de gráfico de procedimentos ou gráfico de processos, o Fluxograma é a representação gráfica da sequência das etapas de um processo. É uma ferramenta de documentação do processo permitindo entender de forma rápida o funcionamento do processo.


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      Slides Apresentados em sala de aula

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    • Avaliar o mercado, estabelecer metas e determinar o que o empreendimento deve fazer para alcançá-las são ações indispensáveis no planejamento estratégico de uma empresa. Mas para que essas medidas realmente apresentem um resultado eficaz, os gestores precisam conhecer profundamente os pontos fortes e fracos do negócio e a relação que ele tem com o mercado. [...]

    • Imagine que você tenha a opção de viajar para um país novo mês que vem e vai fazer um quadro de pós e contras para tomar essa decisão. Você vai pesar fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de tempo, de dinheiro e aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse destino, se a moeda está favorável, se há boas condições de segurança, entre diversas características que fogem do seu controle. Nas empresas, a Matriz SWOT cumpre esse papel de colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em uma empreitada.

    • A análise SWOT (ou matriz FOFA) é um tipo de diagrama amplamente usado nos negócios e no ensino para ajudar a conhecer os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças em uma determinada situação.

    • Se você, empreendedor(a), estudou administração, marketing ou economia em algum momento da sua vida, provavelmente já conhece bem o tema deste artigo. Agora, se você vem de uma área completamente diferente destas, pode ser que o modelo das 5 forças de Porter represente uma novidade. É possível que você até tenha ouvido falar dele nos ambientes de negócio. Mas acredite: o assunto é importante demais para se conhecer só de “ouvir falar”, e é para te informar melhor a respeito que resolvemos elaborar este texto.

    • Ao gerir ou implementar um negócio, é normal querer partir logo para a ação e deixar o planejamento estratégico em segundo plano. Mas acredite: analisar com atenção o cenário ao seu redor é fundamental para o sucesso. Assim, mesmo que você já esteja com sua jornada empreendedora em curso, conhecer e aplicar as forças competitivas de Porter pode levar a sua empresa a um novo patamar.

    • A ampla e abrangente literatura sobre planejamento estratégico e mais especificamente sobre estratégia competitiva (EC) recebeu com a publicação do livro de Michael Porter uma contribuição de fundamental importância.

      É um dos poucos modelos, ultimamente publicados, que leva a questão da EC para o locus onde efetivamente ela se desenrola, qual seja, no âmbito do mercado ou da indústria da qual a empresa faça parte.


    • O primeiro esforço de Porter para fornecer as ferramentas analíticas necessárias surgiu sob a forma do livro Estratégia Competitiva. Publicado originalmente em 1980, o livro lançou Porter na órbita dos gurus e garantiu-lhe, como consultor, uma receita da ordem de seis dígitos pelo resto da década. Seus segundo e terceiro livros, Vantagem Competitiva (1985) e A Vantagem Competitiva das Nações (1990), consolidaram sua nobre condição. Porter tornou-se uma espécie de deus para os responsáveis pelo planejamento estratégico; na década de 80 e início da de 90, seu nome era pronunciado com reverência onde quer que se discutisse estratégia, competitividade e liderança de mercado. Os executivos principais ouviam atentamente todas as suas palavras. Os candidatos a guru lançavam-lhe olhares de inveja.

    • Entrega do trabalho realizado em sala de aula. Como houve um equivoco de nossa parte e não abrimos a tarefa para entrega do trabalho, a data limite para entrega será quinta feira até as 18 h.

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