Programação

  • 1. Apresentação do curso e discussão sobre modelos (03/11)

    Preparação:

    1. Pensar em alguma questão interessante que vocês consideram como tendo um "componente evolutivo".
    2. Assistir entrevista com Charbel Niño El-Hani sobre modelos [video]

    Aula:

    1. Apresentação da disciplina
    2. Algumas questões evolutivas: contribuições da turma
    3. Questões motivadoras [Quizz]
    4. Modelos em biologia evolutiva [Quizz]
    5. Discussão

    Material adicional:

    Outros trechos da conversa com Charbel Niño El-Hani:  

    • Evolução é "só uma teoria"? [video]
    • Evolução é um fato? [video]
    • Sugestões para alunos de biologia [video]



  • 2. Genótipos, frequências alélicas e equilíbrio de Hardy-Weinberg (08/11)

    Preparação:

    1. Vídeo definição de alelos [video] (para quem precisar revisar alguns conceitos de genética)
    2. Vídeo Frequências alélicas [video]
    3. Vídeo modelo Hardy-Weinberg [video]
    4. Vídeo testes do modelo de Hardy-Weinberg [video]
    5. Questões para discussão sobre Hardy-Weinberg [arquivo]

    Leitura Ridley (opcional, para consulta): Capítulo 5: 5.1, 5.2, 5.3, 5.4, 5.5

    Aula: jamboard [aqui]

    1. Discussão de exercícios, liderado por grupos
    2. Um quizz
    3. Tirar dúvidas

  • 3. Introdução à seleção natural (10/11)

    Preparar para aula:

    1. Video de seleção natural [parte 1] [parte 2]
    2. Questões para discussão sobre seleção natural [aqui]
    3. Leitura para consulta: "Theory of selection in populations" de Kent Holsinger [pdf]

    A aula: jamboard [aqui]

    1. Discussão das questões propostas
    2. Dúvidas

  • 4. Deriva Genética: evolução pelo acaso (17/11)

    Preparar:

    1. Video: introdução do conceito de deriva genética [video]
    2. Video: Modelos matemáticos de deriva genética [video]
    3. Leituras opcionais do Ridley: Capítulo 6: 6.1, 6.2, 6.3, 6.4, 6.5.
    4. Questões para discussão sobre deriva genética [link]

    A aula:

    1. Discussão das questões propostas
    2. Quizz [aqui]
    3. Um breve comentário sobre probabilidades binomiais
    4. Discussão de dúvidas

    Leituras complementares:

    1. Um artigo curtinho e acessível sobre deriva genética [aqui]

    2. Uma introdução acessível sobre deriva e tamanho efetivo (em inglês) [aqui]



  • 5. Deriva genética, tamanho efetivo e teoria neutra (29/11)

    Preparar:

    1. Video: Deriva com mutação e teoria neutra [video parte 1] [video parte 2 ]
    2. Video: Tamanho efetivo populacional [aqui]
    3. Vídeo: Entrevista com Carlos Schrago (UFRJ) sobre teoria neutra [aqui]
    4. Leituras do Ridley: 5.6, 5.7, 7.1, 7.2, 7.3, 7.6.
    5. Questões para discussão [aqui]

    A aula síncrona:

    1. Discussão das questões propostas.
    2. Tirar dúvidas

    Leituras complementares:

    1. Artigo de divulgação sobre a teoria neutra (em inglês) [aqui
    2. Artigo sobre a teoria neutra escrito por Tatiana Torres [aqui]
    3. Um resumo acessível sobre a teoria neutra [aqui]



  • 6. Caso 1: Evolução da complexidade genômica (1/12)

    Vamos discutir a importância da evolução não-adaptativa. Para isso vamos explorar uma surpreendente ideia de que as principais características que moldaram a evolução dos genomas são consequência do acaso, e não da seleção natural.

    Uma matéria na Revista FAPESP com Lynch, autor do artigo, pode ajudar a enxergar com mais clareza a ideia central do trabalho. 


  • 7. Caso 2: Evolução do parto. Cesáreas estão mudando o curso da evolução? (6/12)

    Nesta aula vamos discutir o texto "Cliff-edge model of obstetric selection in humans" (abaixo). Ele trata de como a seleção atuou moldando dois traços: o tamanho da cabeça dos bebês e a largura da pelve das mães. Tem implicações sobre como o uso de cirurgias cesáreas pode impactar o curso de nossa evolução. 

    Preparar para a aula:

  • 8. Caso 3: Um olhar evolutivo sobre o câncer (8/12)

  • 9. Caso 4: O futuro da evolução humana (13/12)

  • Prova de Biologia Celular

  • Prova de Recuperação - Biologia Celular

    • Questionário ícone
      Prova de Recuperação - Biologia Celular Questionário
      Disponível se: Seu Número USP é 11796315