Programação
-
A disciplina será ministrada de forma remota.
Link para sala de aula virtual : meet.google.com/kon-npff-mwg (todos os encontros remotos serão neste mesmo endereço, que foi enviado para vocês por email)
A bibliografia de cada aula será disponibilizada neste ambiente do e- disciplinas.
A metodologia sempre envolverá leitura prévia, video-aulas e encontros presenciais síncronos para a discussão dos temas.
A avaliação será estruturada considerando:
1-) Leituras prévias e participação nos encontros síncronos;
2-) Entrega de resenha e seminário sobre gênero
3-) Participação nos Fóruns de Discussão, síntese de leituras e questões para discussão.
Data
Tarefa
Valor
22/09
Participação na discussão
10
29/09
Fórum 1: Discussão Inicial sobre gênero
10
06/10
Forum 2: Estereótipos de gênero/Masculinidade
Seminários Sobre Sexualidade e Gênero
10
10
13/10
Fórum 3: Resenha sobre Gênero
Participação na discussão Gênero e Direitos Humanos
30
10
20/10
Fórum 4 Violência de Gênero e Saúde
10
27/10
Participação na discussão – Violência Universitária
10
Total
100
Aula introdutória: Sexo, gênero e sexualidade.
Tarefas
22/09
- Assistir vídeo aula introdutória
- Leitura dos textos
HARARI YN. Uma história da humanidade: Sapiens. LPM. Cap. 1 e 2.
Judith Butler Teoria de Gênero (Matéria da Folha de São Paulo)
- Trazer para discussão em encontro síncrono as 10 horas (22/09) : 01 questão de cada texto para discussão.
Postar no Fórum 1 sua questão + resposta elaborada após a discussão em sala
Participação na discussão no encontro síncrono de 22/09 = 10 pontos
Fórum 1: Discussão inicial sobre gênero (10 Pontos) (postar no Fórum até 29/09 a questão trazida para discussão em sala e sua resposta)
13/10 Fórum 3 - Resenha sobre Gênero (30 pontos)
A partir da leitura dos textos abaixo, faça uma síntese dos principais conceitos discutidos pelas autoras, destacando as perspectivas de ambas (500 palavras).
BUTLER, J. Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. Introdução e Cap. I, até a p. 37.
SCOTT, J. Gender: A Useful Category of Historical Analysis. Source: The American Historical Review, Vol. 91, No. 5 (Dec., 1986), pp. 1053-1075 Published by: Oxford University Press on behalf of the American Historical Association
Leitura complementar:
REIS, Toni. EGGERT, Edla. IDEOLOGIA DE GÊNERO: UMA FALÁCIA CONSTRUÍDA SOBRE OS PLANOS DE EDUCAÇÃO BRASILEIROS. Educ. Soc., Campinas, v. 38, no. 138, p.9-26, jan.-mar., 2017.
-
Aula on line - síncrona as 10h00 as 12h00 - na nossa sala virtual => meet.google.com/kon-npff-mwg
Discussão para Fórum.
Indicação de tarefas para 29/09
Leitura obrigatória (Pasta): SOUZA, Edinilsa Ramos. Masculinidade e violência no Brasil: contribuições para a reflexão no campo da saúde. Ciências & Saúde Coletiva. 10 (1). 50-70. 2005.
Assistir ao documentário "The mask you live in".
Fórum 2: Estereótipos de Gênero - Manifestação das "masculinidades" ( 10 pontos)
Leitura Complementar:
COURTENAY, Will H. Constructions of masculinity and their influence on men's well-being: a theory of gender and health. In: Social Science & Medicine 50.1385±1401. 2000.
GOMES, Romeu. Sexualidade masculina e saúde do homem: proposta para uma discussão. In: Ciências & Saúde Coletiva. 8 (3). 825-829.2003.
-
Masculinidade, estereótipos e violência
Aula on line Síncrona para Discussão dos textos e tarefa do Fórum.
Preparo da aula de 06/10 - Sexualidade e gênero
(1) Fórum 3 - Resenha sobre gênero (30 Pontos)
(2) Seminário (grupos de 3 ou 4): 01 texto/grupo
As interações entre sexualidade e gênero serão apresentadas através de seminário pelos estudantes, a partir da literatura indicada (Pasta Leitura Obrigatória - Seminários):
VILLELA, WV. ARILHA, M. Sexualidade, gênero, direitos sexuais e reprodutivos.
HAWKES. The specialness of sex.
GIAMI, Saúde sexual.
-
Encontro on line para apresentação dos seminários pelos grupos => meet.google.com/kon-npff-mwg.
G1: VILELLA - Sexo, gênero e direitos sexuais - Leticia Passi, Ricardo e Daniela Lorencini
G2: GIAMI - Saúde Sexual - Leticia Luiza, Lia Keiko e Raquel
G3: HAWKES - The especialness of sex - Ana Clara, Bruna, Yarita
Preparação para aula de 13/10- Gênero e direitos humanos (Aula on line síncrona das 10h00 as 12h00 para discussão .
- Assistir à vídeo aula sobre Violência contra mulher (Profa. Elisabeth Meloni Vieira)
- Responder ao roteiro para guiar a discussão
- Ler o texto na pasta leitura obrigatória (CRENSHAW)
-Ver aula em PPT e textos complementares.
-
Gênero e direitos humanos
Aula on line - síncrona (10h00 as 12h00 ) meet.google.com/kon-npff-mwg- Discussão.
Esta aula foi preparada através das tarefas abaixo.
- Assistir à vídeo aula sobre Violência contra mulher (Profa. Elisabeth Meloni Vieira)
- Responder ao roteiro para guiar a discussão
- Ler o texto na pasta leitura obrigatória (CRENSHAW)
- Ver aula em PPT e textos complementares.
Preparação para aula de 20/10 - Violência de Gênero e Saúde
Assistir a vídeo-aula sobre “Acolhimento e proteção à vítimas de violência” (Prof. Elisabeth Meloni Vieira) seguindo o roteiro para preparar a discussão on line na aula síncrona.
Participação no Fórum 4 Violência de Gênero e Saúde (até 20/10), em 3 grupos, divididos pela leitura dos textos (Pasta Leitura Obrigatória)
G1. Norma Técnica do Ministério da Saúde
G2. Atenção Integral à Saúde da Mulher
G3. Health consequences of intimate partner violence
-
Violência de Gênero e Saúde
Encontro Síncrono das 10h00 as 12h00 => meet.google.com/kon-npff-mwg
Discussão da vídeo-aula “Acolhimento e proteção à vítimas de violência”.
Apresentação do Jogo Educativo - No Lugar Dela
Discussão a partir do Fórum 4.
Preparo da aula de 27/10:
- assistir vídeo-aula sobre “Violência na Universidade” (Profa. Dra. Elisabeth Meloni Vieira), seguindo o roteiro para discussão em sala de aula.
- Assistir documentário "The Hunting Ground"
- leitura obrigatória e leitura complementar,
- sintese individual para pautar a discussão em sala: como identificar a violência e acolher as vitimas; o que é possível fazer para prevenir a violência e educar a comunidade acadêmica.
-
Violência Universitária
Aula on line
Preparo desta aula:
- vídeo-aula sobre “Violência na Universidade” (Profa. Dra. Elisabeth Meloni Vieira), seguindo o roteiro para discussão em sala de aula.
- leitura obrigatória e leitura complementar,
- sintese individual para pautar a discussão em sala: como identificar a violência e acolher as vitimas; o que é possível fazer para prevenir a violência e educar a comunidade acadêmica.
Preparação da aula de 03/11
Trazer uma síntese dos principais pontos abordados
-
Atividade de síntese. Nesta aula sintetizaremos tudo o que estudamos durante a disciplina. Após, faremos uma avaliação do pós graduando e da disciplina, por meio de uma Autoavaliação, além da avaliação da disciplina pelos discentes.
-
Coloque aqui sua apresentação final e outros materiais que queira compartilhar para esta síntese final.
Obrigada!
-
-
-