Programação

  • AULA 1 19/08

    Apresentação do curso e dos textos para seminários e aulas.


  • AULA 2 26/08

    Qual o impacto da reprodutibilidade técnica da imagem na sociedade burguesa nos séculos XIX e XX?

    Textos:

    FILIPPI, Patrícia; DIAS, Marcos; Cordeiro, Eduardo. Evidência Material e o campo da visualidade. Ms, 2011.

    BATCHEN, Geoffrey. Entrevista. Acervo: revista do Arquivo Nacional. – Vol. 32, n.2, (maio/ago. 2019), p. 10-16.

    Stulik, Dusan, and Art Kaplan. 2013. The Atlas of Analytical Signatures of Photographic Processes. Los Angeles, CA: Getty Conservation Institute. http://hdl.handle.net/10020/gci_pubs/atlas_analytical

    https://www.getty.edu/conservation/publications_resources/pdf_publications/atlas.html#:~:text=The%20Atlas%20of%20Analytical%20Signatures%20of%20Photographic%20Processes%20is%20intended,the%20care%20of%20photograph%20collections.

    HANNAVY, John (ed.) Encyclopedia of nineteenth-century photography. New York: Routledge, 2007.


    Série de vídeos da George Eastman Museum - Before Photography - Photographic Processes Series - 12 vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=GeMnpYoDzLk&list=PLH_FfjHEuvR5U0Ur8rB35fezQ1yZkShMk

    Seminário:

    ROUILLÉ, André. A Fotografia. Entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC Edições, 2009. pp 29-60.


  • AULA 3 02/09

    O que os acervos nos contam. Quantas histórias da fotografia são possíveis?

    Textos:

    FRIZOT, Michel.  Continentes Primitivos, In: Anais do Museu Histórico Nacional, v. 32, 2000, pp. 38-58.

    ROBERTS, Russel. Images and artefacts: William Henry Fox Talbot and "The Museum'. In: FINN, Bernard (ed.). Presenting Pictures - The Artefacts Series - Volume 4. Studies in the History of Science and Technology. Science Museum, 2004. p. 2-40.

    COSTA, Eduardo. Entre o prestígio e a penúria: o Museu Paulista e a aquisição de um laboratório fotográfico. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 26, e 27, 2018.


    Seminário:

    MENDES, Ricardo. Once upon a time: uma história da História da Fotografia brasileira. An. mus. paul., 1999, vol.6-7, no.1, p.183-205. ISSN 0101-4714


  • AULA 4 09/09

    Quais alterações a fotografia trouxe para o campo das Artes Plásticas no século XIX?

    Textos:

    FABRIS, Annateresa. Na encruzilhada: arte e fotografia no começo do século XX. Desafios do Olhar. Fotografia e artes visuais. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2011, pp 17-72.

    CHIARELLI, Tadeu. História da arte / história da fotografia no Brasil - século XIX: algumas considerações. ARS (São Paulo) [online]. 2005, vol.3, n.6, pp. 78-87.

    FONTECUBERTA, Joan. Estética Fotográfica: uma seleccion de textos. Barcelona: Gustavo Gilli, 2003.

    Seminário:

    KRAUSS, Rosalind. Os espaços discursivos da fotografia. In: O Fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002, pp. 40-59.


  • AULA 5 16/09

    Usos e funções sociais da fotografia: retratos nos acervos

    Textos:

    McCAULEY, Elizabeth Anne. A. A. E. Disderi and the Carte de Visite Portrait Photograph. Yale University Press 1985.

    MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org). Retratos Quase Inocentes. São Paulo: Nobel, 1993.

    CARVALHO, V. C. de & LIMA, S. F. de. Cultura Visual e Curadoria em Museu de História. Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. XXXI, n. 2, p. 53-77, dezembro 2005

    Convidada:  Fabiana Beltramim

    BELTRAMIM, Fabiana. Capítulo 2 – A “montagem do mundo” negro sob as lentes e Christiano Jr. E seus contemporâneos. In: Sujeitos Iluminados, a reconstituição das experiências vividas no estúdio de Christiano Jr. São Paulo:Alameda, 2013, p 157-220.

    BELTRAMIM, Fabiana. Entre o estúdio e a rua. A trajetória de Vicenzo Pastore, fotógrafo do cotidiano. São Paulo: Edusp, 2016.

     

    Seminário:

    MENDES, Ricardo. (org). Antologia Brasil, 1890-1930. Pensamento Crítico em Fotografia. São Paulo: Fotoplus, 2013, p. 303-324.


  • AULA 6 23/09

    Usos e funções sociais da fotografia: retratos nos acervos

    Textos:

    SILVA, Armando. Album de Família. São Paulo: Edições SESC, 2008., 22-74.

    MUAZE, Mariana de Aguiar Ferreira. Os guardados da viscondessa: fotografia e memória na coleção Ribeiro de Avellar. An. mus. paul., Dez 2006, vol.14, no.2, p.73-105

    BATCHEN, Geoffrey. Vernacular Photographies. In: Each Wild Idea. Writing Photography History. Cambridge/London: The Mit Press, 2000, p. 56-81.

    Seminário:

    FABRIS, Annateresa. Identidade, identificação. In: Identidades virtuais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004, p. 21-48.


  • AULA 7 30/09

    Usos e funções sociais: paisagem urbana fotográfica nos acervos

    Textos:

    MARTINS, M. L. (Ed.), Os postais ilustrados na vida da comunidade (pp. 55-88). Braga: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, 2017. [http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2545/2455]

    PEREIRA, Adriana Maria Pinheiro Martins. A cultura amadora na virada do século XIX: a fotografia de Alberto de Sampaio (Petrópolis/Rio de Janeiro, 1888-1914), São Paulo, 2010.

     

    Seminário:

    MENESES, Ulpiano T. B. de. A paisagem como fato cultural. Turismo e paisagem. In: Yazigi, Eduardo (org.) Turismo e Paisagem. São Paulo: Contexto, 2002, p. 29-64.

     


  • AULA 8 07/10

    Coleção e Arquivo – a noção de documento fotográfico nos acervos

    Textos:

    LACERDA, Aline Lopes. Arquivos e coleções: a fotografia em diferentes contextos. In: MaAGALHÃES, Aline Montenegro e BEZERRA, Rafael Zamorano. Coleções e colecionadores: a polissemia das práticas. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2011, pp 147-153.

    SCHWARTZ, Joan M. Counterpoint Coming to Terms with Photographs: Descriptive Standards, Linguistic “Othering,” and the Margins of Archivy. Archivaria 54 (January), 142-71, 2002. https://archivaria.ca/index.php/archivaria/article/view/12861.

    Seminário:

    TAGG, John. El peso de la representación. Barcelona:Gustavo Gilli, 2005. P. 51-81.

    Convidado: Bruno Roma


  • AULA 9 14/10

    Coleções e arquivos – estudos de caso

    Textos:

    CARVALHO, Vânia Carneiro de; ALENCAR, Michelle de Oliveira, Por histórias das fotografias: do índice ao artefato. In: Maria Lucia Bressan Pinheiro. (Org.). Registros fotográficos, patrimônio e memória da USP. São Paulo: CPC - Centro de Preservação Cultural da USP, 2010, v. 8, p. 118-137.

    CHIARARDIA, Filomena. Iconografia Teatral Acervos fotográficos de Walter Pinto e Eugenio Salvador. Rio de Janeiro: Funarte, 2012.

     

    Seminário:

    SEGALA, Lygia. A coleção fotográfica de Marcel Gautherot. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 13, ju-dez, 2005, p. 73-134.


  • Aula 10 21/10

    Como tratar fotografias: Análise de imagens – morfologia, circuitos

    Textos:

    GASTAMINZA. Félix Del Valle. La fotografia como objecto desde la perspectiva Del análiseis documental. In: AGUAYO, Fernando & ROCA, Lourdes (coord). Imágenes e investigación social. México: Instituto Mora, 2005, 219-242.

    VIS, F. & GORIUNOVA, O. (eds). The Iconic Image on Social Media: A Rapid Research Response to the Feath of Aylan Kurdi. Report, Visual Social Media Lab, 2015.

    CARVALHO, V. C. de. & LIMA, S. F. de. (2018). Circuitos e potencial icônico da fotografia: o caso Aylan Kurdi. Estudos Ibero-Americanos44(1), 41-60. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.1.27676.

     SHERMAN, Claire Richter(1987) 'ICONCLASS: A Historical Perspective', Visual Resources, 4: 3, 237 — 246.

    Seminário:

    MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A fotografia como documento – Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo, n.14, jan.-jun. 2003, p. 131-151.

  • AULA 11 04/11

    Como tratar fotografias:  instrumentos de pesquisa 1 (exercícios)

    Textos:


    MANINI, Miriam Paula; LIMA-MARQUES, Mamede; MIRANDA, Alex Sandro Santos. Ontologias: indexação e recuperação de fotografias baseadas na técnica fotográfica e no conteúdo da imagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais... Salvador: ENANCIB, 2007.

    CAMERA, Patricia. Curadoria do Fundo Foto Bianchi: cultura fotográfica em Ponta Grossa e região. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 26, 2018, pp. 1-33.

    Convidada: Patricia Camera - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

  • AULA 12 11/11

    Como tratar fotografias:  instrumentos de pesquisa 2: Catálogos online

    Textos:

    SASSOON, Joanna: Photographic Meaning in the Age of Digital Reproduction Archives & Social Studies: A Journal of Interdisciplinary Research. Vol. 1, no. 0 (March 2007).

    Velasco Reyes, G. D., Lopes Martins, D., Conrado Martins, L., Molina Salinas, C., & Ángeles Jiménez, P. (2021). El uso del estándar Object ID y del software Tainacan en la documentación museológica: experiencias desde Brasil México. Intervención1(23), 256–303. https://doi.org/10.30763/intervencion.247.v1n23.26.2021

    Catálogo de referência (exercício prático para a turma toda):
    Europeana - https://www.europeana.eu
    (Elaborar um roteiro de pesquisa de objetos fotográficos considerando os seguintes pontos norteadores: entender a lógica de organização da interface e do conteúdo do site; analisar a ficha catalográfica contendo os metadados dos objetos pesquisados; observar os níveis de descrição/detalhamento dos itens reproduzidos digitalmente; comparar os resultados de buscas por itens fotográficos com resultados de busca por pinturas/obras de arte; pensar questões sobre o banco de dados, por exemplo: o que entra e o que não entra nos catálogos online?)

    Seminários:

    Análises de Catálogos Online

    Trove - https://trove.nla.gov.au

    Brasiliana Fotográfica - https://brasilianafotografica.bn.gov.br

    Smithsonian American Art Museum - https://americanart.si.edu

    Reprogramado para 25/11
    Huellas de Luz - http://lais.mora.edu.mx/huellasdeluz/#

  • AULA 13 18/11

    Visita ao acervo do Museu Paulista - 14h ou 15h30 (conforme a lista/planilha de inscrição publicada no fórum)

    Local: Biblioteca do Museu do Ipiranga
    Endereço: R. Bom Pastor, 731 - Ipiranga, São Paulo - SP 
    (Referências: Sesc Ipiranga e Sesi Ipiranga - Centro de Atividades Roberto Simonsen)

    * a entrada só será permitida mediante a apresentação de comprovante físico ou eletrônico de vacinação contra a COVID-19, de acordo com as Diretrizes da Universidade de São Paulo.
    ** a presença não é obrigatória, haverá transmissão da aula via Google Meet

    Textos:

    PAVÃO, Luis. Conservação de colecções de fotografia. Lisboa: Dinalivros, 1997.

    PERES, Isabel Marília Viana. Processos fotográficos históricos. In: COSTA, Fernanda Madalena, JARDIM, Maria Estela (cords.). 100 anos de fotografia científica em Portugal (1839-1939). Lisboa: Ed. 70, 2014. p. 17-34.


    Convidado: Marcos Blau - Atelier Estrela Brasil Oriente

    Avaliação (as questões serão disponibilizadas via E-disciplinas/Moodle)

  • AULA 14 25/11

    Visita ao acervo do Museu Paulista - 14h (horário único)

    Local: Biblioteca do Museu do Ipiranga
    Endereço: R. Bom Pastor, 731 - Ipiranga, São Paulo - SP 
    (Referências: Sesc Ipiranga e Sesi Ipiranga - Centro de Atividades Roberto Simonsen)

    * a entrada só será permitida mediante a apresentação de comprovante físico ou eletrônico de vacinação contra a COVID-19, de acordo com as Diretrizes da Universidade de São Paulo.
    ** a presença não é obrigatória, haverá transmissão da aula via Google Meet

    Convidado: Marcos Blau - Atelier Estrela Brasil Oriente

    Seminário:

    Análise de Catálogo Online

    Huellas de Luz - http://lais.mora.edu.mx/huellasdeluz/#

  • AULA 15 02/12

    Avaliação da disciplina (via Google Forms - o envio será feito por e-mail após o lançamento das notas)