Programação

  • 2020, 9 de novembro - "A avaliação de impactes ambientais na perspectiva de uma consultora especializada", por Pedro Bettencourt Correia, consultor, diretor da Nemus (https://www.nemus.pt/pt/)

    1.  Introdução; âmbito de atuação de uma empresa de consultoria em avaliação ambiental - a Nemus, Gestão e Requalificação Ambiental lda.
    2. Três estudos de caso em avaliação ambiental:
    2.1 EIA do projecto de abastecimento de água à capital do Malawi, Lilongwe;
    2.2 AAE do projecto de criação de peixes em jangadas flutuantes no lago Tanganyika na Zâmbia;
    2.3 AIC dos projectos da indústria extrativa na província de Tete em Moçambique 
    3. Considerações finais
    Pedro Bettencourt, n.1960, Lisboa, Portugal
    Geólogo de formação (Lisboa, Portugal 1983), com especialização em Oceanografia ( Bordéus, França 1985 ) e Geologia Marinha (Bordéus, 1994),  Pedro Bettencourt tem 37 anos de diversificada experiência profissional. Actuando principalmente na área do ambiente, desenvolvimento sustentável e gestão do território, o seu percurso profissional inclui cargos de alto funcionário no Ministério do Ambiente de Portugal (1990-1996), Professor Convidado na Universidade do Algarve (1993-2000), e Director Geral da consultora Nemus Gestão e Requalificação Ambiental ( 1997-presente). Dirigiu mais de 650 trabalhos de consultoria em 20 países, nos continentes Europeu, Africano e da América Central e América do Sul. É membro de diversas associações científicas e profissionais, incluindo a International Association for Impact Assessment, a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos a Associação Portuguesa de Geólogos e o CREA Bahia, no Brasil.


    2020, 27 de outubro -"A avaliação de impactos no licenciamento ambiental federal"

    por Jônatas Trindade, Diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama

    Estrutura do Plano de Gestão Ambiental no Licenciamento Federal http://www.ibama.gov.br/images/laf/Estrutura_PGA_Ibama-LAF.pdf

    Gravação da palestra: http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=21458