Programação

  • 2021, 9 de novembro - "A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) como instrumento para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)"

    por Maria do Rosário Partidário, Instituto Superior Técnico de Lisboa

    Maria Partidário
    Professora Catedrática de Planeamento, Urbanismo e Ambiente, do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, onde lecciona avaliação ambiental, avaliação ambiental estratégica, avaliação estratégica e sustentabilidade, ciências sociais e ambiente e gestão de ambiente e território. Responsável pelo grupo de investigação SENSU - Strategic Approaches to Environment and Sustainability, no Centro de Estudos de Gestão do IST. Consultora internacional em avaliação estratégica para a sustentabilidade, em setores públicos e privados e investigadora principal em projetos de investigação europeus e nacionais. Larga experiência em Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) como autora, formadora e consultora. Autora da metodologia de AAE com pensamento estratégico para a sustentabilidade, disponível em Português, Inglês, Espanhol e Japonês. Foi Presidente da International Association for Impact Assessment (IAIA) e recebeu o IAIA2015 Lifetime Achievement Award pelos seus contributos internacionais para a teoria, educação e prática da AAE. Editora das Fastips, IAIA (desde 2011). Ponto focal da IAIA na Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas (UNECE), Convenção Espoo e Protocolo de AAE.

    2021, 30 de novembro - "O Novo Marco Ambiental e Social do Banco Mundial"
    por Clarisse Dall'Acqua, Banco Mundial
    Clarisse Dall'Acqua
    Clarisse Dall'Acqua é Especialista Sênior em Meio Ambiente, trabalhando no escritório do Banco Mundial em Brasília desde 2012 e sediada em Washington, DC desde 2017, sempre na unidade do Gestão de Riscos Ambientais da prática global de Meio Ambiente e Recursos Naturais (ENB). Clarisse é uma das treinadoras que atuam na capacitação interna e de clientes para o novo Quadro Ambiental e Social do Banco Mundial, fazendo também parte da equipe de revisão de qualidade dos instrumentos ambientais e sociais. Ela atua como Ponto Focal de Integração Regional para projetos na África Leste e Sul, além da preparação e supervisão de projetos em Moçambique, especialmente nos setores de energia e desenvolvimento urbano. Antes de ingressar no WBG, ela atuou como consultora independente, por mais de 25 anos, na elaboração de políticas, programas e projetos de planejamento urbano e regional e gestão ambiental para os setores público e privado, com inúmeros estudos de avaliação ambiental para os setores de energia, mineração, transporte, revitalização urbana e desenvolvimento regional. É Doutora e Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Arquitetura e Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília