Programação
-
-
Vomos utilizar este espaço para conversarmos, trocarmos ideias, dúvidas, etc.
-
Todos os nossos encontros remotos serão neste link.
-
-
Atividade de Síntese - At2(10)
Tire uma fotos de seus desenhos (uma para cara um dos quatro itens) e faça o upload do arquivo na área correspondente.Leia atentamente e depois localize no texto cada uma das passagens abaixo:
Explicar as mudanças da matéria implica compreender o mecanismo subjacente à mudança em termos de interação de partículas. (p. 152)
... Uma possível explicação para a maior dificuldade de aplicar a teoria cinética à compreensão das dilatações e às mudanças de estado é que nessas situações os indivíduos... devem situar a ideia de movimento intrínseco dentro de um sistema de inter-relações com a temperatura, a densidade e a distribuição de partículas. Já não se trata de atribuir ou não movimento às partículas, mas de relacionar seu movimento com as mudanças produzidas por um agente externo na temperatura e na distribuição das partículas que alterariam o estado aparente da matéria. (p. 153)
Mais uma vez, vemos que eles concebem as partículas com características macroscópicas, sendo incapazes de diferenciar entre a análise microscópica da matéria (as partículas e suas interações e a percepção macroscópica da aparência que essa mesma matéria adota. (p. 155)
Resumindo..., os alunos interpretam a matéria de maneira contínua e estática frente à visão dinâmica dos modelos científicos, Utilizam muito pouco... o modelo corpuscular e suas interpretações... atribuindo às partículas, contudo, as mesmas propriedades que a matéria apresenta em nível macroscópico... Muitos desses erros seria, consequência de uma aparente confusão ou indiferenciada entre dois possíveis níveis de análise: os das propriedades do mundo ‘físico’ observável e o das partículas microscópicas, que de maneira não observável compõem a matéria... parece que os alunos assimilam os modelos corpusculares que lhes são ensinados às suas teorias implícitas sobre como está formada a matéria... os alunos concebem a matéria tal como a percebem. (p. 157)
Tendo por base essas afirmações, faça uma série de ilustrações (desenhos) que expliquem em termos de interação entre partículas os fenômenos abaixo. Procure ressaltar o que muda e o que permanece em cada caso.
Em todos os casos escreva legendas que expliquem as ilustrações, de maneira a que o aluno possa compreender corretamente o fenômeno observado macroscopicamente e as explicação do nível microscópico. Coloque também nesta legendas uma representação científica (química) frequentemente utilizada para retratar o fenômeno em questão, de maneira a que o aluno possa se familiarizar com a representação simbólica da química.
-
Fazer um envio
O que ocorre quando se misturam volumes iguais de NaOH 0,2 mol/L e de uma solução de HNO3 0,1 mol/L.
-
O que ocorre quando se altera em 30 oC a temperatura de um balão de aniversário preenchido com He
-
Fazer um envio
O que ocorre quando se altera de 10 oC para 20oC a temperatura de um frasco de éter fechado.
-
Fazer um envio
O que ocorre quando dissolvemos uma colher de sulfato de potássio num copo de água.
-