Programação

    • Um vídeo que mostra a introdução de ideias construtivista no ensino de Física para crianças. Realizado pelo LAPEF, Faculdade de Educação da USP, sob a coordenação da Profa. Anna Maria Pessoa de Carvalho.

      Assista ao Vídeo e, ao final, preencha a tarefa abaixo, listando quais princípios do construtivismo discutido na aula e nos materiais lidos, você identificou no vídeo.

    • Laburu e Carvalho, Situando o construtivismo no ambiente da educação científica.

      Possíveis dúvidas e observações que julgar pertinentes coloque no Fórum abaixo.


    • Coloque aqui opiniões sobre esse tema estudado. Questões sobre o texto final ou qualquer material de estudo. Suas impressões, dúvidas, discordâncias, etc. Seria legal utilizarmos este fórum ao longo destas duas semanas. As questões aqui levantadas também podem ser discutidas na próxima aula.


    • Catherine Twomey Fosnot, Construtivismo: uma teoria psicológica da aprendizagem, In: Catherine Twomey Fosnot (Org.), Construtivismo e Educação: Teoria, perspectivas e Práticas, Lisboa: Instituto Piaget, 1999. 

    • Alguns pressupostos sobre o ensino e aprendizagem nas ciências.

      (Este texto apresenta os pressupostos teóricos que levaram ao desenvolvimento da metodologia apresentada no texto 2 e no vídeo assistido em aula. Trata-se de uma perspectiva fortemente marcada pelas concepções construtivistas mais gerais. É um excelente exemplo de como o construtivismo foi adotado no ensino de ciências.)

    • Construtivismo: uma teoria psicológica do aprendizado

      (Ótimo texto que mostra as origens do construtivismo no trabalho de Piaget. Apresenta as ideias principais desta teoria.)

    • Uma perspectiva construtivista para o ensino aprendizado das ciências

      (Este texto exemplifica uma pesquisa sobre compreensão de um fenômeno e um exemplo de formação de professores pela perspectiva construtivista. Trata-se de exemplos onde se notam claramente a preocupação com conhecimentos prévios, o processo de construção individual e coletivo da compreensão e, principalmente, a condução do professor, que não apresenta conhecimentos prontos e sempre procura induzir ou deixar emergir as conclusões dos alunos.)