Programação
-
-
O Centro Acadêmico e a FEA-RP querem ouvir sua opinião mesmo antes de terminar o semestre! Acesse aqui os questionários de avaliação parcial das disciplinas que foram oferecidas no isolamento social. Dê sua opinião para melhorarmos nossos processos de ensino e aprendizagem.
-
Nesta aula tratamos de questões metodológicas. Usamos ferramentas filosóficas para estudar a importância da história do pensamento econômico. Em particular, utilizaremos a epistemologia evolucionária para tal fim.
Na aula presencial fizemos um apanhado da evolução da filosofia da ciência, com ênfase em BAcon, Descartes, positivismo lógico, Popper e Kuhn
Tarefas para a aula:
a) Os alunos devem ler o texto 01 de minha autoria sobre o tema, pdf postado nos avisos no começo do curso
b) leiam o texto pdf anexo a esta aula
c) Assista a vídeo aula 01
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: explique e explore o paralelo entre Popper e Kuhn em termos de competição vs monopólio no mercado de idéias.
-
Nesta aula tratamos do pensamento econômico na antiguidade clássica. Em particular, abordaremos Xenofonte, Platão e Aristóteles. AS idéias desse último influenciam o pensamento economico medieval, que por sua vez influencia a teoria econômica a partir do século dezoito.
Tarefas para a aula:
a) não existe texto associado a essa aula
b) Assista a vídeo aula 02
c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre a economia antiga, como FEIJÓ, R. História do Pensamento Econômico, São Paulo: Atlas, 2. ed., 2007. , capítulo 1.
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão 1: contraste as opiniões de Platão e Aristóteles sobre os efeitos da propriedade privada
Questão 2: explique a diferença entre uso legítimo da moeda e uso antinatural da mesma
-
Nesta aula tratamos do pensamento economico medieval. Influenciados pelos gregos, pensadores cristãos discutem temas como preço justo (incluindo discussão de teoria do valor e rudimentos da teoria de competição e monopólio) e usura. Com o desenvolvimento dos mercados, ocorre transição entre visão de mundo moralista (como não pecar) para concepção científica (qual é a função econômica dos preços e dos mercados). Surgimento da primeira escola de pensamento econômico, a Escola de Salamanca.
Tarefas para a aula:
a) Os alunos devem ler o texto 02 de Olivi sobre preços justos e licitude de cobrança de preços maiores em crises
b) Assista a vídeo aula 03
c) trecho de livro texto sobre o tema, como o capítulo 2 de FEIJÓ (2007).
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: por que empréstimo de dinheiro com cobranca de juros é condenada? Quais argumentos foram apresentados como casos exepcionais.
-
Nesta aula trataremos do mercantilismo. Este é importante porque os primeiros economistas escreveram sua teoria em oposição ao mercantilismo e também porque este é ainda o conjunto de idéias dominantes na atualidade. Descrição das idéias mercantilistas e interpretação do mercantilismo como forma de intervencionismo associado ao surgimento dos estados nação. Politicas de restrição ao comercio exterior, como colonialismo e regulação anti-competitiva do comércio interior
Tarefas para a aula:
a) Os alunos devem ler o texto de von Hornick, de uma página, que se encontra no próprio video e o texto-resumo em pdf anexo neste tópico após o video.
b) Assista a vídeo aula 04
c) leiam algum livro-texto de HPE e material na internet sobre a economia mercantilista, como FEIJÓ (2007), cap. 3 ou BRUE, S. História do Pensamento Econômico. São Paulo: Pioneira Thoson, 2005, cap. 2.
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: ilustre com notícias contemporâneas a tese apresentada em aula segundo a qual vivemos no intervencionismo. associe a notícia a elementos da visão de mundo do mercantilismo.
-
-
Nesta aula e nas próximas tratamos do surgimento da teoria econômica no século XVIII. Abordaremos o primeiro tratado completo do assunto, escrito por Cantillon, os escritos de Boisguilbert que influeniaram as idéias da Fisiocracia e a teoria do valor expressa pelo italiano Galiani.
Tarefas para a aula:
a) Os alunos devem ler o texto 03 disponível na página de recados, escrito por Galiani, sobre causas do valor
b) Assista a vídeo aula 05
c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre precursores da teoria econômica, como , FEIJÓ (2007), cap. 4.
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: identifique as classes econômicas e o que as define na teoria de Cantillon, enfatizando o papel do tempo e da incerteza na função empresarial.
-
Nesta aula continuamos a expor o surgimento da teoria econômica no século XVIII. Trataremos dos Fisiocratas (Quesnay), Turgot e Condillac.
Tarefas para a aula:
a) Os alunos devem ler o texto 08 disponível na página de recados. trata-se do capitulo 3 de minha tese de livre-docencia, que resume a obra desses autores e também o breve texto resumido anexo a este tópico.
b) Assista a vídeo aula 06
c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre precursores da teoria econômica, como FEIJÓ (2007), cap. 4 ou BRUE (2005), cap. 3.
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: compare o modelo agregado ou macroeconômico de Cantillon e Quesnay, comparnado as classes envolvidas e as relações entre elas.
-
-
Nesta aula prosseguimos com a discussão do surgimento da teoria econômica no século XVIII. Trataremos do iluminismo escocês, importante para o estudo subsequente de Adam Smith
Tarefas para a aula:
a) Os alunos devem ler o texto 05 disponível na página de recados, escrito por Mandeville. É fragmento da fábula das abelhas, um poema polêmico do periodo que discute auto-interesse, moralidade e prosperidade das sociedades
b) Assista a vídeo aula 07
c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre precursores da teoria econômica
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: relacione as idéias da Fabula das Abelhas com o conceito de Ferguson sobre fenômenos sociais serem fruto da ação humana, mas nao da intenção humana. Considere a dicotomia clássica entre fenômenos naturais e artificiais.
-
-
Nesta aula apresentamos as idéias centrais de Adam Smith. Esse autor é o fundador da escola britânica de pensamento econômico, cujos autores principais foram, além de Smith, Malthus, Ricardo e J. S. Mil. Além de apresentar as idéias gerais de Smith, tratamos do contraste entre essa escola de pensamento e a teoria moderna.
Tarefas para a aula:
a) Leiam os três primeiros capitulos da primeira parte da Riqueza das Nações de Smith. Essa leitura serve para as próximas duas aulas também. O texto foi enviado na seção de avisos como texto 6.
b) Assista a vídeo aula 08
c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre a economia de Smith, como FEIJÓ (2007), cap. 5 ou BRUE (2005), cap. 5.
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: compare a plutologia com a catalaxia.
-
-
Nesta aula apresentamos detalhes da Riqueza das Nações de Smith
Tarefas para a aula:
a) Leiam os três primeiros capitulos da primeira parte da Riqueza das Nações de Smith (mesma leitura da aula anterior)
b) Assista a vídeo aula 09
c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre a economia de Smith, como FEIJÓ (2007), cap. 5 ou BRUE (2005), cap. 5. (mesma leitura da aula anterior).
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão:
Exponha o contraste feito por Smith entre a mão invisível dos agentes em economia descentralizada com o plano central do "homem de sistema" -
Nesta aula continuaremos a apresentar detalhes da Riqueza das Nações de Smith
Tarefas para a aula:
a) Leiam os três primeiros capitulos da primeira parte da Riqueza das Nações de Smith (mesma leitura da aula anterior)
b) Assista a vídeo aula 10
c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre a economia de Smith, como FEIJÓ (2007), cap. 5 ou BRUE (2005), cap. 5. (mesma leitura da aula anterior).
d) responda a questão:
Questão: exponha a teoria smithiana do valor em uma sociedade sem acúmulo de capital, ou seja, exponha o modelo do cervo e do castor.
-
Nesta aula tratamos da teoria da população de Malthus, com suas implicações sobre o crescimento econômico e a teoria antiga dos salários. Discutimos também os limites das doutrinas de Malthus e da relação entre instituições, progresso técnico e soluções para a tragédia dos comuns.
Tarefas para a aula:
a) não existe texto associado a essa aula. Procure na internet informações sobre a controvérsia-aposta entre Julian Simon e Paul Ehrlich e associe as teses malthusianas
b) Assista a vídeo aula 11
c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre Malthus, como FEIJÓ (2007), cap. 6 ou BRUE (2005), cap. 6.
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: Discuta a seguinte afirmação à luz da doutrina malthusiana e de suas críticas: "A disponibilidade de água potável representará no futuro próximo uma ameaça ao desenvolvimento da civilização".
-
-
Nesta aula tratamos da teoria da renda da terra, que fará parte do modelo ricardiano de crescimento.
Tarefas para a aula:
a) não existe texto associado a essa aula.
b) Assista a vídeo aula 12
c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre a teoria da renda da terra, como FEIJÓ (2007), cap. 6 ou BRUE (2005), cap. 7.
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: por que a terra marginal não gera renda?
-
Nesta aula tratamos das contribuições de David Ricardo, o principal autor da segunda geração da escola britânica de economia política. Em particular trataremos da teoria do valor, do modelo de crescimento e da teoria das vantagens comparativas.
Tarefas para a aula:
a) leia o texto de Ricardo disponibilizado na seção de avisos, sobre valor.
b) Assista a vídeo aula 13
c) leiam livro texto de hpe e material na internet sobre Ricardo, como FEIJÓ (2007), cap. 6 ou BRUE (2005), cap. 7.
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: explique porque os lucros diminuem no modelo ricardiano.
-
-
Nesta aula tratamos do utilitarismo de Bentham e das contribuições de John Stuart Mill à teoria econômica. Mencionamos também algumas outras contribuições do autor em outros campos, como a lógica indutiva e a filosofia política. Suas contribuições à metodologia da economia são reservadas para outra aula.
Tarefas para a aula:
a) Os alunos devem ler o texto resumido sobre Mill (anexo) e o capítulo dos Principios sobre direitos de propriedade (parte 2, cap. 1)
b) Assista a vídeo aula 14
c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre J. S. Mill, como como FEIJÓ (2007), cap. 6 ou BRUE (2005), cap. 8
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: explique o que significa, nos Principios de Mill, a separação entre produção e distribuição de riqueza.
-
-
Nesta aula tratamos da economia desenvolvida por Nassau Senior, um crítico da ortodoxia ricardiana. Em particular, trataremos de suas contribuições à metodologia, teoria subjetiva do valor e sobretudo sua doutrina sobre a abstinência como fator produtivo.
Tarefas para a aula:
a) Os alunos devem ler material sobre Senior em manuais de HPE e internet.
b) Assistam a vídeo aula 15
c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre Nassau Senior, como BRUE (2005), cap. 8
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: explique o conceito de abstinência como serviço produtivo.
-
Nesta aula trataremos da Metodologia da Economia típica do século dezenove, estabelecida por Say e consolidada por Mill. Depois de olhar brevemente algumas idéias metodológicas de Smith e Malthus, abordaremos Say, Ricardo, Mill, Senior e Cairnes. Na metodologia do período, o modo lógico-verbal é defendido em termos da complexidade superior dos fenômenos econômicos.
Tarefas para a aula:
a) Os alunos devem ler texto de Mill sobre metodologia da economia, Da Definição de Economia Política e do método próprio a ela (texto pdf anexo nesta aula).
b) Assistam a vídeo aula 16
c) leitura opcional: BARBIERI, F e FEIJÓ, R. Metodologia do Pensamento Econômico. São Paulo: Atlas, GEN, 2013, caps. 7 e 8.
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questões:
1) Por que Mill, um empirista, acredita que as ciências sociais e em particular a economia deve usar um método abstrato e dedutivo? O que, para o autor, são leis de tendência e quais motivos fazem com que rejeite o emprego de métodos formais da matemática em economia.
2) discuta a definição de economia empregada por Mill em Da Definição de Economia Política e do método próprio a ela.
-
Esta aula trata da discussão de idéias socialistas na discussão de sistemas economicos comparados. Trata de diversos autores que representam diferentes matizes de pensamento socialista.
Tarefas para a aula:
a) leia o texto de Engels, intitulado Do Socialismo Utópico ao Socialismo científico
b) leia o resumo da aula em pdf, os slides da aula 17 e algum manual de HPE sobre o socialismo, como BRUE (2005), cap. 9.
c) Assista a vídeo da aula 17
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: discuta em que sentido (segundo quais critérios) os autores estudados nesta aula são classificados como "utópicos" por Marx e Engels. Avalie essa caracterização usando as noções de filosofia da ciencia de nossa primeira aula.
-
Primeira parte da aula sobre Marx. Aborda vida, influencias intelectuais e formação da dialética materialista.
Tarefas para os alunos:
a) ler sobre Marx em algum livro-texto de economia, como FEIJÓ (2007), cap. 7 ou BRUE (2005), cap. 10, além do resumo da minha aula e o powerpoint da mesma.
b) ler o texto O Manifesto Comunista de Marx e Engels
c) ver o video 18
d) responder a questão, com data de entrega a combinar
Questão: para Malthus e para Marx, o salário gravita em torno do nível de subsistência. Compare as razões dadas pelos dois autores.
-
-
Segunda parte da aula sobre Marx. Aborda teoria do valor, previsões sobre o modo de produção capitalista e trata da "grande contradição" do sistema marxista.
Tarefa unica:
a) ver o vídeo 19 (as tarefas ficam para a aula anterior, sobre o mesmo autor. aqui temos a segunda parte da mesma aula).
-
Esta aula trata da discussão de idéias liberais sobre sistemas economicos comparados desenvolvidas pela escola francesa de economistas do século dezenove. O autor principal desta aula é Jean-Baptiste Say, o autor que sistematizou o pensamento de Smith e influenciou Ricardo e os autores ingleses.
Tarefas para a aula:
a) leia o breve capítulo do Tratado de Say intitulado "que vantagens resultam da atividade de circulação do dinheiroe e das mercadorias",
b) leitura avançada opcional: capítulo da minha tese de livre-docência sobre o autor, disponível abaixo.
c) Assista a vídeo da aula 20
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: Tendo em vista a leitura do capitulo 16 da primeira parte do Tratado de Say, discuta em que medida ele é compatível com a descrição da "Lei de Say" feita pelos manuais de macroeconomia. Identifique e discuta o tipo de explicação utilizada para a falta de produção de mercadorias no Brasil.
-
-
Esta aula dá continuidade à aula anterior sobre o desenvolvimento da escola francesa de economia do século XIX. Em particular, abordaremos a segunda metade do século, partindo das idéias de Bastiat.
Tarefas para a aula:
a) leia a breve sátira de Bastiat intitulada Uma Petição.
b) leia fragmento da minha tese de livre-docencia com resumo sobre a obra do autor
c) Assista a vídeo da aula 21
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: relacione o argumento do texto Uma petição como referencial teórico baseado na tríada necessidade-esforço-satisfação mencionada no vídeo.
-
-
Esta aula aborda a escola histórica alemã, que rejeita o método dedutivo empregado pelos economistas ingleses, em especial Ricardo, em favor de uma abordagem empírica baseada na observação histórica.
Tarefas para a aula:
a) leia sobre o tema em algum manual de HPE, como BRUE (2005), cap. 11.
b) leia slides da aula
c) Assista a vídeo da aula 22
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão: analise as disciplinas de seu curso de economia tendo em vista as duas posturas opostas na batalha do método.
-
-
Esta aula aborda a crise da tradição britânica de economia política, discutindo os críticos do modelo plutológico. Essa crise coloca as condições para a revolução marginalista de 1871.
Tarefas para a aula:
a) leia sobre a crise da economia clássica e revolução marginalista em algum manual de HPE, como FEIJÓ (2007), cap. 8.
b) leia slides da aula
c) Assista a vídeo da aula 23
d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada
Questão:
Contraste a noção de custo adotada pelos economistas britânicos ingleses com o conceito de custo utilizado após a revolução marginalista, associando este último ao problema economico fundamental tal como descrito por Lionel Robbins.
-