Programação

  • Tópico 1: Cronograma

    Segue as datas limites para as atividades da disciplina de TCCII. Lembrando que o aluno poderá, a qualquer momento, concluir a disciplina! Evite problemas e não trabalhe no limite!



  • Tópico 2: Preenchimento Obrigatório

  • Tópico 3: Serviços da Biblioteca

    Informações sobre formatação de trabalhos podem ser encontradas no site da Biblioteca da EEL-USP: https://bibliotecas2.eel.usp.br/orientacoes

    Em anexo está disponível um documento atualizado (2020) para formatação de trabalhos. 

    Dentre os diferentes serviços oferecidos pela biblioteca, está opção de acesso remoto a partir de computadores pessoais aos acervos digitais do Sistema Integrado de Bibliotecas através do VPN. Para que vocês possam ter acesso a artigos e outros materiais necessários a revisão bibliográfica, é recomendado que vocês obtenham o VPN através do site : https://www.aguia.usp.br/portfolio/servicos/conexao-remota/

  • Tópico 4: Documento assinado pelo orientador (versão final)

    O documento deve compor os elementos pré-textuais do trabalho, antes da ficha catalográfica que pode ser gerada no site da Biblioteca da EEL : https://bibliotecas2.eel.usp.br/fichacatalografica

  • Tópico 5: Orientações de utilização do Sistema Eletrônico de Cadastro de Bancas da EEL

    Para o cadastro de Monografia e da Banca:

    - Acessar o sistema http://sistemas.eel.usp.br com o login do aluno

    -Clicar no item “ Banca TCC”

    - No Menu clicar em “Cadastro Monografia”, sem seguida deve-se preencher as informações solicitadas (Título; Resumo, Método de Pesquisa, etc..)

    - No  Menu clicar  em “Cadastrar a Banca”. O orientador de vocês receberá um e-mail informando sobre o cadastro dos membros da banca. Após a confirmação do orientador, cada membro da banca receberá um e-mail com o link para confirmação de participação.

    Para que não ocorra demora neste processo, é essencial que vocês já tenham conversado com o orientador de vocês e consultado previamente os professores verificando a disponibilidade de participarem da banca!

    - Somente após todos os membros terem confirmado a participação, vocês poderão realizar o “Cadastro da Apresentação”, incluindo a data, horário e local.

    - No item " local da apresentação" vocês irão acrescentar o link do google meet . 

    Para agendar uma apresentação pelo google meet vocês devem :

    1. Acesse o Google Agenda e criar um evento, com a data e hora previamente definida com a banca e orientador. No titulo do evento, sugiro colocar TCCII do aluno (nome de vocês). Se colocarem nomes muito genéricos, como só TCCII, podem ter outros eventos com o mesmo nome. 
    2. Na guia Adicionar conferência
    3. Copiem o endereço gerado na identificação da reunião. Este link é que deve ser adicionado  no Sistema Eletrônico de banca da EEL/USP. 
    4. Clique em Salvar.

    - Finalmente, cada professor receberá um e-mail com a informação sobre o local, data e hora da apresentação, assim como instruções sobre a avaliação do trabalho

    Lembrando que vocês devem enviar a versão do TCCII em PDF por e-mail com, no mínimo, 7 dias de antecedência para a banca. 



  • Tópico 6: Orientações para Apresentação pelo google meet

    A apresentação será de 30 minutos com tolerância de 5 minutos.  

    - Vocês devem acessar a sala do google meet com no mínimo 5 minutos de antecedência.

    - É recomendado que liguem a câmara! Se pelo menos um membro da banca ligar câmara, vocês devem fazer o mesmo! Muitos professores preferem direcionar as suas perguntas olhando para os alunos.    

    - Solicitem que, durante a apresentação, os membros da banca e demais participantes desliguem os microfones. Para evitar ruídos, apenas quem está falando deve manter o microfone ligado!

    - Para iniciar a apresentação do trabalho vocês devem clicar no "Apresentar Agora  - Tela Inteira" e Abrir o power point no modo apresentação.  Para aqueles que não tem familiaridade com a plataforma, sugiro que façam um teste antes!

     Peça para a banca interromper a apresentação e te informar se tiver algum problema de sinal durante a sua apresentação e não entenderem o que você está falando. Se for necessário, pode repetir algum ponto da apresentação, mesmo que ultrapasse o tempo recomendado. Se tiver alguma interrupção de sinal durante as perguntas, aguarde até o sinal retornar e peça para o professor repetir a pergunta ou comentário. 

    Se mesmo assim, não for possível prosseguir a apresentação do TCC até o final, remarque para a data mais próxima que todos tenham disponibilidade.   

    - Para evitar invasões em salas de videoconferência :
     
    1. Não disponibilize o link da reunião da videoconferência de forma pública, apenas para participantes conhecidos;
     
    2. Em hipótese alguma permita  a entrada de um e-mail de uma pessoa desconhecida  em sua sala de videoconferência;
     
    4. Caso haja uma invasão de harckers em sua sala de videoconferência, finalize a videoconferência, crie uma nova sala e envie o novo endereço da videoconferência apenas para os e-mails de pessoas conhecidas;
     
    Qualquer problema na apresentação deverá ser informado a professora. 




  • Depósito de TCC- versão final

    A versão final do TCC deve ser entregue, neste tópico,  em PDF até o dia 31 de Julho. 

    Considera-se a versão final do trabalho após a apresentação, com as sugestões da banca e o aval do orientador. 

    Atenção! O documento no qual o orientador autoriza a entrega do trabalho (disponível no tópico 4) deve ser incorporado ao corpo do TCC. Trabalhos sem a autorização do orientador não serão aceitos. 


    • Tarefa ícone
      TCC versão final Tarefa
      Disponível se: Você faz parte de T-LOT2057-20211B1
  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10