Diagrama de temas
-
Dinâmica de apresentação:
Estamos na universidade pública: quem somos? o que queremos?
Apresentação da Ementa.
-
Introdução: Estado, Sociedade e Educação
Leitura básica: Racionais MC´s. (1) “Vídeo Documentário – Mil Trutas e Mil Tretas”,
( do minuto 0 ao minuto 15)
(2) DVD Mil trutas e Mil tretas - Faixa 5 “Negro Drama” (show ao vivo).
-
Políticas de descentralização e municipalização;
Leitura básica:
JANUARIO, Eduardo. Política Educacional no Estado de São Paulo na década de 1990: Contradições ou práticas de exclusão? Texto para Leitura I, FEUSP, 2021.
-
(1) Políticas de ciclos e progressão continuada;
Leitura básica: ARROYO, Miguel. Ciclos de Desenvolvimento Humano e Formação de Educadores. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, dezembro/99.
https://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a08v2068.pdf
-
Políticas de ação afirmativa
Leitura básica:
JANUARIO, Eduardo. Que olhar é este? Uma análise da opinião da Folha de S. Paulo sobre as Políticas Públicas de Ação Afirmativa (as Cotas) para negro nas universidades. Texto para leitura II, FEUSP, 2021.
-
Políticas compensatórias
Leitura básica:
JANUARIO, Eduardo. Aspectos histórico-econômicos das relações étnico-raciais no Brasil: um método para a formação de educadores para Educação das Relações Étnico-Raciais na cidade de São Paulo. Revista Sankofa-USP, volume 8, n. 15, 2015.
https://www.revistas.usp.br/sankofa/article/view/102836
-
Políticas de avaliação de sistemas de ensino:
Leitura básica: ALAVARSE, Ocimar. Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultado.
file:///C:/Users/Hp/Downloads/206-339-2-PB.pdf .
-
Novos mecanismos de financiamento
Leitura básica:
JANUARIO, Eduardo. OLIVEIRA, Rosenilton S. TRIPODI, Zara F. O Novo Fundeb e a questão racial. https://www.geledes.org.br/o-novo-fundeb-e-a-questao-racial/
-
Agências multilaterais e educação
Leitura básica:
OLIVEIRA, Romualdo. SOUSA, Sandra Z. Políticas De Avaliação Da Educação e Quase Mercado No Brasil. https://www.scielo.br/pdf/es/v24n84/a07v2484.pdf
-
Aprofundamento sobre as modalidades da educação básica
Educação de jovens e adultos
Leitura Básica:
DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da Identidade e das Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. https://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a18.pdf
SILVA. Tiago Dionísio da. MATTOS, Tatiane Pacheco de. A educação de jovens e adultos trabalhadores: reflexões a partir da raça e do racismo. https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/cadernos/article/view/2072/1396
-
Educação indígena e quilombola
Leitura Básica: ARRUTI, José. Maurício Conceitos, normas e números: uma introdução: à educação escolar quilombola. https://core.ac.uk/download/pdf/193895885.pdf
SANTOS, Eva Aparecida. Lei 11.645/08: desafios e possibilidades a partir do uso de materiais escolares produzidos por indígenas. https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1606074520_ARQUIVO_40dae0ee00a92598ed774d1c6ce1a397.pdf
-
Políticas de inclusão escolar de crianças e adolescentes em situação de rua
Leitura Básica:
SILVA, Roberto. Os filhos do governo: A formação da identidade criminosa em crianças órfãs e abandonadas. 2. edição. Editora Ática, 1998.
ANDRADE, Fabio Santos de. Cotidiano, Trajetórias e Políticas públicas: Crianças e adolescentes em situação de rua em Vitória da Conquista, Bahia (1997-2009).
https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/3916/1/Fabio%20Santos%20de%20Andrade.pdf
-
Conclusão do Curso:
Reflexões sobre Educação
-
Avaliação Final
Autoavaliação