Diagrama de temas

  • Aula 1 -

       Dinâmica de apresentação:

    Estamos na universidade pública: quem somos? o que queremos?

    Apresentação da Ementa.


  • Aula 2

    Introdução: Estado, Sociedade e Educação

    Leitura básica:  Racionais MC´s.  (1) “Vídeo Documentário – Mil Trutas e Mil Tretas”,

     ( do minuto 0 ao minuto 15)

    (2) DVD Mil trutas e Mil tretas - Faixa 5 “Negro Drama” (show ao vivo).


  • Aula 3

     Políticas de descentralização e municipalização;

    Leitura básica: 

    JANUARIO, Eduardo. Política Educacional no Estado de São Paulo na década de 1990: Contradições ou práticas de exclusão? Texto para Leitura I, FEUSP, 2021.


  • Aula 4

    (1)   Políticas de ciclos e progressão continuada;

    Leitura básica: ARROYO, Miguel. Ciclos de Desenvolvimento Humano e Formação de Educadores. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, dezembro/99. 

    https://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a08v2068.pdf


  • Aula 5

     Políticas de ação afirmativa

    Leitura básica: 

    JANUARIO, Eduardo. Que olhar é este? Uma análise da opinião da Folha de S. Paulo sobre as Políticas Públicas de Ação Afirmativa (as Cotas) para negro nas universidades. Texto para leitura II, FEUSP, 2021.


  • Aula 6

     Políticas compensatórias

    Leitura básica: 

    JANUARIO, Eduardo. Aspectos histórico-econômicos das relações étnico-raciais no Brasil: um método para a formação de educadores para Educação das Relações Étnico-Raciais na cidade de São Paulo. Revista Sankofa-USP, volume 8, n. 15, 2015.

      https://www.revistas.usp.br/sankofa/article/view/102836


  • Aula 7

    Políticas de avaliação de sistemas de ensino:

    Leitura básica: ALAVARSE, Ocimar.  Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultado.

    file:///C:/Users/Hp/Downloads/206-339-2-PB.pdf .


  • Aula 8

      Novos mecanismos de financiamento

    Leitura básica

    JANUARIO, Eduardo. OLIVEIRA, Rosenilton S. TRIPODI, Zara F. O Novo Fundeb e a questão racial. https://www.geledes.org.br/o-novo-fundeb-e-a-questao-racial/


  • Aula 9

      Agências multilaterais e educação

    Leitura básica:

    OLIVEIRA, Romualdo. SOUSA, Sandra Z. Políticas De Avaliação Da Educação e Quase Mercado No Brasil. https://www.scielo.br/pdf/es/v24n84/a07v2484.pdf


  • Aula 10

    Aprofundamento sobre as modalidades da educação básica

    Educação de jovens e adultos

    Leitura Básica: 

    DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da Identidade e das Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. https://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a18.pdf

    SILVA. Tiago Dionísio da. MATTOS, Tatiane Pacheco de. A educação de jovens e adultos trabalhadores: reflexões a partir da raça e do racismo. https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/cadernos/article/view/2072/1396

     


  • Aula 11

    Educação indígena e quilombola

    Leitura Básica:  ARRUTI, José. Maurício Conceitos, normas e números: uma introdução: à educação escolar quilombola. https://core.ac.uk/download/pdf/193895885.pdf

    SANTOS, Eva Aparecida. Lei 11.645/08: desafios e possibilidades a partir do uso de materiais escolares produzidos por indígenas. https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1606074520_ARQUIVO_40dae0ee00a92598ed774d1c6ce1a397.pdf


  • Aula 12

    Políticas de inclusão escolar de crianças e adolescentes em situação de rua

    Leitura Básica:

    SILVA, Roberto. Os filhos do governo: A formação da identidade criminosa em crianças órfãs e abandonadas. 2. edição. Editora Ática, 1998.  

    ANDRADE, Fabio Santos de. Cotidiano, Trajetórias e Políticas públicas: Crianças e adolescentes em situação de rua em Vitória da Conquista, Bahia (1997-2009).

    https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/3916/1/Fabio%20Santos%20de%20Andrade.pdf


  • Aula 13

    Conclusão do Curso: 

    Reflexões sobre Educação

  • Aula 14

    Avaliação Final

    Autoavaliação