Programação

  • Aula 1 -

       Dinâmica de apresentação:

    Estamos na universidade pública: quem somos? o que queremos?

    Apresentação da Ementa.


    • Aula 2

      Introdução: Estado, Sociedade e Educação

      Leitura básica:  Racionais MC´s.  (1) “Vídeo Documentário – Mil Trutas e Mil Tretas”,

       ( do minuto 0 ao minuto 15)

      (2) DVD Mil trutas e Mil tretas - Faixa 5 “Negro Drama” (show ao vivo).


      • Aula 3

         Políticas de descentralização e municipalização;

        Leitura básica: 

        JANUARIO, Eduardo. Política Educacional no Estado de São Paulo na década de 1990: Contradições ou práticas de exclusão? Texto para Leitura I, FEUSP, 2021.


        • Aula 4

          (1)   Políticas de ciclos e progressão continuada;

          Leitura básica: ARROYO, Miguel. Ciclos de Desenvolvimento Humano e Formação de Educadores. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, dezembro/99. 

          https://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a08v2068.pdf


          • Aula 5

             Políticas de ação afirmativa

            Leitura básica: 

            JANUARIO, Eduardo. Que olhar é este? Uma análise da opinião da Folha de S. Paulo sobre as Políticas Públicas de Ação Afirmativa (as Cotas) para negro nas universidades. Texto para leitura II, FEUSP, 2021.


            • Aula 6

               Políticas compensatórias

              Leitura básica: 

              JANUARIO, Eduardo. Aspectos histórico-econômicos das relações étnico-raciais no Brasil: um método para a formação de educadores para Educação das Relações Étnico-Raciais na cidade de São Paulo. Revista Sankofa-USP, volume 8, n. 15, 2015.

                https://www.revistas.usp.br/sankofa/article/view/102836


              • Aula 7

                Políticas de avaliação de sistemas de ensino:

                Leitura básica: ALAVARSE, Ocimar.  Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultado.

                file:///C:/Users/Hp/Downloads/206-339-2-PB.pdf .


                • Aula 8

                    Novos mecanismos de financiamento

                  Leitura básica

                  JANUARIO, Eduardo. OLIVEIRA, Rosenilton S. TRIPODI, Zara F. O Novo Fundeb e a questão racial. https://www.geledes.org.br/o-novo-fundeb-e-a-questao-racial/


                  • Aula 9

                      Agências multilaterais e educação

                    Leitura básica:

                    OLIVEIRA, Romualdo. SOUSA, Sandra Z. Políticas De Avaliação Da Educação e Quase Mercado No Brasil. https://www.scielo.br/pdf/es/v24n84/a07v2484.pdf


                    • Aula 10

                      Aprofundamento sobre as modalidades da educação básica

                      Educação de jovens e adultos

                      Leitura Básica: 

                      DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da Identidade e das Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. https://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a18.pdf

                      SILVA. Tiago Dionísio da. MATTOS, Tatiane Pacheco de. A educação de jovens e adultos trabalhadores: reflexões a partir da raça e do racismo. https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/cadernos/article/view/2072/1396

                       


                      • Aula 11

                        Educação indígena e quilombola

                        Leitura Básica:  ARRUTI, José. Maurício Conceitos, normas e números: uma introdução: à educação escolar quilombola. https://core.ac.uk/download/pdf/193895885.pdf

                        SANTOS, Eva Aparecida. Lei 11.645/08: desafios e possibilidades a partir do uso de materiais escolares produzidos por indígenas. https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1606074520_ARQUIVO_40dae0ee00a92598ed774d1c6ce1a397.pdf


                        • Aula 12

                          Políticas de inclusão escolar de crianças e adolescentes em situação de rua

                          Leitura Básica:

                          SILVA, Roberto. Os filhos do governo: A formação da identidade criminosa em crianças órfãs e abandonadas. 2. edição. Editora Ática, 1998.  

                          ANDRADE, Fabio Santos de. Cotidiano, Trajetórias e Políticas públicas: Crianças e adolescentes em situação de rua em Vitória da Conquista, Bahia (1997-2009).

                          https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/3916/1/Fabio%20Santos%20de%20Andrade.pdf


                          • Aula 13

                            Conclusão do Curso: 

                            Reflexões sobre Educação

                            • Aula 14

                              Avaliação Final

                              Autoavaliação