Programação
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PROFESSORES:
- Daisy de Brito Rezende (Bloco 11 superior, sala 1176)
- Liliana Marzorati (Bloco 5 Térreo, Sala 504)
- Paulo R. H. Moreno ( Bloco 11 Térreo, sala 1116)
Monitor:
- Valdirene Oliveira da Costa (Bloco 11 térreo) - valdireneoliveira@usp.br
- Herlle Aparecido da Silva (Bloco 11 térreo) - herllenmeyer@usp.br
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Choose a group
Escolham seus parceiros para os Grupos de trabalho, cada grupo pode ter no máximo 4 alunos. As entregas das tarefas serão feitas por um único integrante do grupo
- Daisy de Brito Rezende (Bloco 11 superior, sala 1176)
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Estudo Elaborado para simulação da análise do experimento tentando estimular:
a) Planejamento de experimentos, com ênfase nas estratégias para testar hipótesesb) Princípios de técnicas experimentaisc) Tabulação e Análise de dadosd) Apresentação e discussão de dados experimentais-
O vídeo presenta o processo de frabricação de placas cromatográficas para CCD
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Assista o vídeo e comente sobre a técnica de aplicação da amostra e comente quais os problemas que poderiam ocorrer usando a técnica apresentada.
Qual seria a melhor maneira de aplicação?
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Analise o Vídeo e descreva os problemas de técnica encontrados
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Procure os erros de técnica no procedimento
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Fazer um envio
Assistir aos vídeos relacionados ao Experimento, estudar o procedimento experimental e responder as questões aqui sugeridas. Fazer a análise dos vídeos buscando erros experimentais.
As tarefas deverão ser entregues de acordo com os Grupos escolhidos, apenas 1 envio por grupo.
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Auto Avaliação da atividade 1 Tarefa
Enviar sua análise da atividade, conforme a discussão de cada questão
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Atividade elaborada com o objetivo de estimular a análise crítica sobre os resultados experimentais, avaliar a precisão das técnicas empregadas e treinamento sobre apresentação de resultados.
Esta aula terá 3 partes:
1. Vídeos das técnicas utilizadas no experimento em questão (Montagem de Reação em Refluxo, Extração Líquido-Líquido e Destilação à vácuo)
2. Vídeos de diferentes execuções da síntese do salicilato de metila
3. Atividade para entrega com exercícios sobre o experimento e questões sobre os vídeos
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O objetivo principal dos Vídeos 1 a 3 é montagem do sistema de refluxo para reações orgânicas. Assista aos vídeos e preste atenção nas diferenças de montagem do refluxo. Indique se há algum procedimento que não esteja correto em algum deles e como poderia ser corrigido
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Vídeos 4 e 5 tratam do procedimento experimental de fazer uma extração líquido-líquido. Vídeo 4 é mais formal para a técnica, no outro vídeo é um relatório de alunos fazendo uma extração em pH distintos, para exemplo de uma extração ativa. Pergunta: No Vídeo 5, a secagem da amostra por filtração direta do funil de separação sobre sulfato de sódio anidro está correta? Caso não concorde qual o procedimento correto?
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Nos vídeos de 6 a 8 temos diferentes montagens para uma destilação à vácuo. Compare os sistemas empregados e indique os diferentes métodos usados para evitar a ebulição com explosão. Qual deles vocês acharam mais prático?
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Na série de vídeos de 9 a 12 apresentamos 4 modos de preparar o salicilato de metila. Analise as diferenças nos procedimentos de síntese e purificação e responda as seguintes questões:
a) Qual dos métodos você acha mais adequado? Justifique.
b) No vídeo 9, foi obtido o produto esperado? Qual o maior problema no planejamento experimental?
c) Sendo produto esperado, o salicilato de metila, um líquido incolor, qual sua opinião sobre as conclusões do experimento no Vídeo 12? Caso você recebesse um relatório com essa conclusão qual seria a nota atribuída?
d) No vídeo 10, o que você pode dizer sobre a pureza do produto? Caso considere impuro, qual seria sua sugestão para aumentar a pureza?
e) Considerando as propriedades físico-químicas do salicilato de metila e as etapas de purificação empregadas, qual dos procedimentos obteve o produto com maior pureza? Justifique.
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Estudo 2 - Síntese do Salicilato de Metila (Não Presencial) Tarefa
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Atividade elaborada com o objetivo de estimular a análise crítica sobre os resultados experimentais, avaliar a precisão das técnicas empregadas e treinamento sobre apresentação de resultados.
Esta aula terá 3 partes:
1. Dois vídeos com uma execução da síntese do ácido acetilsalicílico
2. Dois vídeos de apresentação dos resultados de uma síntese do AAS por alunos
3. Atividade para entrega com exercícios sobre o experimento e questões sobre os vídeos
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Os vídeos 1 e 2 apresentam dois processos de síntese para o AAS
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Vídeos 3 e 4 são apresentações dos resultados da Síntese do AAS para uma disciplina de Química Farmacêutica
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Tarefa sobre a Síntese do Ácido Acetilsalicílico
Ler com atenção o procedimento experimental, assistir aos vídeos relacionados ao Experimento e responder as questões no estudo aqui anexado. Fazer a análise dos vídeos analisando os procedimentos experimentais, após responda às questões sugeridas.
Data de entrega 15/07
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A questão envolvendo a de questão elucidação dos espectros na Atividade 3 deve seguir o modelo apresentado nesse arquivo
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Recursos "online" para o estudo de espectroscopia
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INÍCIO DAS AULAS DE ESPECTROSCOPIA E ESPECTROMETRIA
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Neste tópico apresentamos o exercício que foi discutido na aula do dia 22/04 e também a sua correção. Foi também apresentado mais um exemplo de uso da microanálise.
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Neste tópico, temos um video e um exercício. Acompanhe-os até o dia 06/05 para que possam ser esclarecidas dúvidas na aula do dia 06/05
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Neste tópico, apresentamos a resolução do exercício proposto no no final do video do item anterior. Se houver dúvidas, apresente-as na aula do dia 06/05.
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Neste tópico apresentamos o primeiro video sobre a espectroscopia no infravermelho. Este e os próximos dois videos deverão ser vistos até a aula do dia 06/05. Este e os próximos dois videos servirão de base para a discussão dos exercícios sobre infravermelho. Essa discussão ocorrerá na aula do dia 06/05.
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Assista este video e o do próximo item antes de resolver a lista de exercícios sobre Espectroscopia no Infravermelho.
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Assista este video e os anteriores, antes de resolver a lista sobre Espectrocopia no Infravermelho.
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Este tópico fornece uma tabela que os auxiliará na resolução dos exercícios sobre Espectroscopia no Infravermelho.
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Esta lista de exercícios deverá ser resolvida até a aula do dia 06/05, quando serão discutidos e quando esclareceremos dúvidas a respeito das questões propostas.
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Neste video, vamos começar a apresentar a Espectrometria de Massas. É importante assistir esse video e o que se segue, tantas vezes quantas necessárias para melhor compreensão, de tal forma a estarem aptos a fazerem os exercícios que estão previstos para a discussão do dia 27/04.
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Após assistir a esse segundo video, tantas vezes quantas necessárias para uma melhor compreensão, estarão aptos a enfrentar a lista de exercícios disponibilizada.
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Este tópico pretende introduzir os princípios básicos da Ressonância Magnética Nuclear.
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Este, e os dois tópicos anteriores, fornecem a base necessária para a resolução do exercício do tópico 29
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