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O propósito desta disciplina é discutir aspectos associados ao desenho e análise de experimentos. Serão destacados aspectos gerais associados ao desenho de experimentos, às vantagens e desvantagens de diferentes desenhos experimentais, e aos diferentes tipos de experimento (laboratório, quase-experimento e experimento de campo). Também serão destacados aspectos associados à análise de experimentos em termos do uso de análise de variância (ANOVA) e outras ferramentas de análise estatística tipicamente usadas com esta estratégia de pesquisa. Ao final do curso, espera-se que o(a) estudante seja capaz de estruturar uma proposta de pesquisa com desenho experimental em qualquer área de conhecimento em contabilidade ou áreas associadas (p. ex., administração). Em particular, espera-se que o(a) estudante seja capaz de apresentar quais variáveis serão manipuladas no estudo, quais serão mensuradas, qual a variável dependente, de que maneira o estudo pretende lidar com ameaças à validade (interna, externa, construto e conclusão), dentre outros. Considerando-se que são apenas oito sessões, o(a) estudante não deve esperar o desenvolvimento de um entendimento aprofundado em relação às discussões a serem realizadas. Ao invés disso, esta disciplina servirá para introduzir os principais aspectos associados à condução de projetos de pesquisa que pretendem utilizar uma estratégia experimental. Questões metodológicas adicionais podem ser discutidas individualmente. Para cada aula, serão indicados capítulos de livro e/ou artigos científicos para leitura. É importante que o(a) estudante esteja preparado(a) para reagir às questões que lhe possa ser direcionadas durante as aulas. A melhor maneira de garantir essa preparação é a leitura prévia dos artigos científicos previamente às aulas, pelo menos uma vez.
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