Programação

  • PMR3100 - Introdução à Engenharia Mecatrônica


    Este é o site da disciplina PMR3100. Nele vocês encontrarão material de apoio à disciplina, comunicação por parte da equipe docente, avisos, calendário de aulas e atividades, local (real e virtual) para as aulas, e até o acompanhamento dos projetos e trabalhos. Portanto fique atento a tudo isso, e participe também dos fóruns e debates. Isto com certeza tornará a disciplina mais dinâmica e interessante. Colocaremos também links para vídeos e notícias interessantes sobre o curso de Mecatrônica, sobre o trabalho do profissional da área, e até sobre pesquisas e novos desenvolvimentos neste tópico.

    Dentre os objetivos desta disciplina tem-se o entendimento dos alunos do que é a Engenharia, e em particular a Engenharia Mecatrônica: conceituação, história, métodos, funções, atribuições profissionais. Apresentar a Universidade. Desenvolver habilidades como o trabalho em equipe, planejamento e controle de tarefas, comunicação escrita e oral, bem como esclarecer aspectos econômicos, sociais, ambientais e éticos.

    Apesar de existirem 4 turmas, elas são "fictícias", ou seja, vocês interagirão com estudantes das 4 turmas e terão aulas com os 4 docentes:

    • Fabrício Junqueira (fabri@usp.br) - quem geralmente atualiza o Moodle (este site);
    • José Reinaldo Silva (reinaldo@usp.br);
    • Paulo Eigi Miyagi (pemiyagi@usp.br) - coordenador da disciplina;
    • Rafael Traldi Moura (moura.gmsie@usp.br).

    Para facilitar a vida de vocês, estudantes, a disciplina está organizado em Unidades:

    1. A USP, a POLI e a Mecatrônica;
    2. Ética e o Engenheiro Mecatrônico;
    3. Engenharia - Visão e Realização;
    4. Meu Primeiro Robô;
    5. Visita Técnica (virtual).

    Referências bibliográficas:

    MOAVENI, S. (2019). Engineering Fundamentals: An Introduction to Engineering. Cengage Learning, Boston, MA, USA. ISBN 978-1-305-08476-6

    DANDY, G.C.; DANIELL, T.M.; FOLEY, B.A. & WARNER, R.F. (2017) Planning and Design of Engineering Systems. CRC Press. ISBN 978-1-351-23067-4.

    BAZZO, W.A. & PEREIRA, L.T.V. (2006) Introdução à Engenharia, Editora da UFSC. ISBN 85-328-0356-3

  • Calendário de aulas

    Todas as aulas serão via Google Meet neste endereço (https://meet.google.com/cgt-kqtt-coh)

    Data Aula Data Aula Data Aula Data Aula
    19.04 01 13.05 08 14.06 15 08.07 22
    22.04 02 17.05 09 17.06 16 12.07 23
    26.04 03 20.05 10 21.06 17 15.07 24
    29.04 04 24.05 11 24.06 18 23.07 25
    03.05 05 27.05 12 28.06 19 29.07 Competição (15h)
    06.05 06 31.05 13 01.07 20 - -
    10.05 07 03.06 14 05.07 21 - -
  • Unidade 1: Bem vindo à Escola Politécnica da USP

    Entrar na USP, em especial na POLI e mais ainda na Mecatrônica representa um fato marcante na vida de qualquer pessoa. É também um privilégio, uma oportunidade singular, principalmente na nossa sociedade ainda cheia de desigualdades. A expectativa de adquirir novos conhecimentos e novas formas de ver o mundo renova as esperanças de um futuro melhor.

    A POLI-USP é certamente um local onde se pode passar bons momentos, desde que se participe com interesse das atividades por ela oferecidas e, para isso, deve haver uma decisão pessoal firme de aproveitar da melhor forma possível a infraestrutura da instituição. Conhecê-la com profundidade, construir o seu futuro em conjunto com a comunidade acadêmica, e discutir as questões relacionadas, são atitudes que ajudam muito a usufruir as oportunidades que a vida na POLI-USP torna disponíveis.

    Apenas aguardar que os professores apresentem conhecimentos previamente elaborados é uma atitude muito comodista e incompatível com os propósitos de uma formação na POLI-USP. Agindo desse modo, com comodismo, excelentes oportunidades de crescimento pessoal (intelectual) e profissional terão sido desperdiçadas. A aprendizagem é um processo, ou seja, é uma atividade que demanda tempo, ação e dedicação, e por isso depende muito de cada um.

    Na POLI-USP, o estudante é cobrado a direcionar e programar com mais liberdade, autonomia e responsabilidade o seu aprendizado, dosando-o evidentemente de acordo com seus interesses.

    Neste primeiro módulo o objetivo é ambientá-lo com a USP, com a Escola Politécnica e, principalmente, com o curso de Engenharia Mecatrônica, e tirar do seu rosto aquele olhar de "bixo" (perdido), e fazer você se sentir em casa! (sem exageros).


    Universidade de São Paulo - USP

    Primeiramente é importante conhecer a USP, isto é, a Universidade de São Paulo. Ela provê toda a infraestrutura para que estudantes, funcionários e docentes possam "sobreviver" nesta estrutura gigante e complexa. Pare para pensar: Você conhece a "Cidade Universitária"? Sabe que muitas cidades no interior do estado de São Paulo e de vários estados do Brasil são menores (muito menores) do que a USP? Sabe que ela é apenas um dos vários campus da USP?

    Talvez, em um primeiro momento, o site da USP (https://www5.usp.br/ )não seja muito amigável e seja muito difícil encontrar as informações básicas que necessitam ao ingressar. Desta forma, a USP preparou o “Manual do Calouro” (http://www.usp.br/manualdocalouro/ ) como um guia de sobrevivência para as primeiras semanas de aula. Leia!


    Escola Politécnica - EP ou POLI ou EPUSP

    Há muito para falar sobre a Escola Politécnica, ou POLI ou EP ou EPUSP. Ela é uma das primeiras escolas de Engenharia do Brasil e foi fundamental para o desenvolvimento do estado de São Paulo e do país. Visite alguns sites para conhecer um pouco mais da POLI:

    • Primeiramente, o site da POLI (https://www.poli.usp.br/), onde se pode entender sobre sua estrutura e também conhecer um pouco da sua história;
    • A POLI é muito mais antiga que a própria USP. Parte de sua história está nos arquivos da Assembleia Legislativa de São Paulo;
    • O acervo histórico da POLI que está em processo de digitalização.

    Existem pessoas que dizem que a POLI é muito teórica. Comparada a outras faculdades brasileiras, em especial as particulares, sim, ela é muito mais teórica. Seria isso ruim? Seria chato? Para alguns, seria chato mesmo. Mas não é ruim. Pelo contrário. A tecnologia muda frequentemente; está em constante evolução. Já a teoria leva mais tempo para mudar, e em muitos casos novas teorias são construídas sobre as anteriores, não havendo uma ruptura. Assim, ter uma base teórica forte é fundamental para o engenheiro se manter atualizado por mais tempo.

    Bem, mas no mundo globalizado atual talvez comparar a POLI com faculdades particulares do Brasil não seja adequado. O importante é uma comparação com as melhores faculdades europeias ou americanas? Pelo feedback de alunos que fizeram intercâmbio, pode-se dizer que a POLI é mais teórica que as faculdades americanas, e mais prática do que as faculdades europeias. Desta forma, podemos acreditar que a POLI apresenta um bom equilíbrio entre teoria e prática.


    Habilitação em Engenharia Mecatrônica

    A Engenharia Mecatrônica no país é uma habilitação relativamente nova e a POLI-USP é a pioneira neste sentido. Uma descrição detalhada sobre o curso pode ser consultada no site: http://www.pmr.poli.usp.br/graduacao/mecatronica/

    É possível consultar a Estrutura curricular do curso de Eng. Mecatrônica no sistema JupiterWeb (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/). Vocês usarão este sistema para quase tudo relacionado à graduação. Após acessar o link “Cursos de ingresso”, no campo "Unidade", selecione "Escola Politécnica - (EP)". Em "Curso", selecione "Engenharia (Habilitação: Mecatrônica) - integral".

    Além disso, junto à estrutura curricular (grade curricular) você terá acesso às informações gerais do curso e o projeto político pedagógico do mesmo, que é atualizado a cada 3 anos.

    A gestão do curso de Eng. Mecatrônica é realizada pela CoC-Mecatrônica (Comissão Coordenadora do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica).


    Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos - PMR

    A Escola Politécnica é uma das maiores unidades da USP, com aproximadamente 500 docentes. Para sua gestão ela é organizada em departamentos. O PMR - Departamento de Eng. Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos – reúne os especialistas nessa área de modo que a maioria das disciplinas do curso de Eng. Mecatrônica é dada por docentes do PMR.

    Ao visitar o site do PMR (http://www.pmr.poli.usp.br/) notará que os docentes não dão apenas aula para a graduação. Praticamente todos estão envolvidos com atividades de pesquisa, de pós-graduação, de extensão, e administrativa. Dados detalhados de cada docente estão nos respectivos CV Lattes (http://lattes.cnpq.br/).

  • Aula 01

    Objetivo desta aula

    • O objetivo é que os alunos se conheçam, quebrem o gelo, e se familiarizem um pouco mais sobre a USP e a POLI.

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Identificar as fontes principais de informações sobre a USP, POLI, curso de graduação em Engenharia Mecatrônica;
    • Interagir com seus colegas de grupo.

    Como se preparar para esta aula

    • Acessar e ler o material da disciplina PMR3100 no Moodle USP.

    O que será feito durante a aula

    • Na semana de recepção dos ingressantes: recepção dos estudantes, apresentação dos docentes, e apresentação da disciplina;
    • Informações gerais sobre a USP, POLI e curso de Engenharia Mecatrônica;
    • Divisão dos alunos para comporem os grupos de trabalho;
    • Cada grupo deve se reunir para planejar a pesquisa e preparação de uma apresentação (para toda a sala) de acordo com os temas indicados.

    Grupo Estudantes Tema
    1
    Alexandre Silva Bastos de Almeida
    Bruno Shinji Nishi Yamamoto
    Gustavo Camillo de Oliveira
    Matheus Rodrigues Ferreira
    Pedro de Jesus Santos da Silva
    Histórico da USP (Quando? Quem? Onde? Por que? Como era o país e a cidade nessa época?
    2 Andreas Maciel Mau
    Dair Poma Callisaya
    Leonardo Machado Loureiro
    Marcos Paulo Freitas da Silva
    Miguel Oliveira Passos Figueiras Marques
    Vitor Viana de Paula
    USP hoje (estrutura, organização, posição em rankings e seus critérios de classificação)
    3 Arthur Bugarin de Mello Marques
    Danilo Patah Dacca
    Gabriel Guidi Pezati
    Lucas Martins Marques
    Reinaldo Semcovici Junior
    Histórico da Escola Politécnica da USP (Quando? Quem? Onde? Por que? Como era o país e a cidade nessa época?
    4 Arthur Alves dos Santos Asfora
    Enzo Nogueira Barrese
    Icaro Moro Sicchieri
    Mario Lourenco Fernandes
    Sofia Lopes Suesdek Rocha
    Vitor Aun Kassab
    Por que o nome de “Escola Politécnica” e não de uma Escola de Engenharia?
    5 Artur Dourado Paparounis
    Daniel Bellardi Kerzner
    Giovanni Mendes Lima
    Matheus Latorre Cavini
    Pietro di Beo
    Stephany Nunes Souza
    Contribuições da Escola Politécnica da USP para o desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico
    6 Breno Martins Braga
    Davi Vieira Zandomeneghi
    Guilherme Campez Belon
    Lucas Arada Alves
    Pedro de Azeredo Nogueira
    Soitiro Oura
    Escola Politécnica da USP hoje (estrutura, organização, posição em rankings e seus critérios de classificação)
    7 Augusto Mariano Bernardi
    Carine Guzzi Santos
    Jhonatan Ribeiro dos Santos
    Maria Eduarda Sousa Silva
    Paulo Martins Orglmeister
    Estudando na Escola Politécnica da USP (transporte e passe/cartão de estudante, saúde, entretenimento, salas de estudo, bibliotecas, bolsas, apps, rede wi-fi))
    8 Andre Richard da Silva Oliveira Filho
    Gabriel Amersonis Ziroldo
    Guilherme Sousa Nascimento
    Mateus de Pina Nascimento
    Pedro Bianco de Aquino
    Tiago Cruz Inserra
    Sobre o curso de graduação em Engenharia Mecatrônica - o que faz a Coordenação do Ciclo Básico (CCB), Comissão de Coordenação de Curso (CoC) e quem é o atual Coordenador do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica.
    9 Alessandro da Cunha Menegon
    Camila Oliveira Santos
    Guilherme de Vieira Souza
    Mateus Eduardo Goncalves de Medeiros Souza
    Rafael Varanda Bernardo
    O que é e como funciona o sistema JupiterWeb? O que é e como funciona o sistema Moodle USP (e-Disciplinas)?
    10 Andre Ladeira Kesselring
    Fernanda Tiemi Kanazawa
    Gustavo dos Santos Ribeiro
    Maria Fernanda Paro Cortez
    Mel Gomes da Silva
    Vinicios de Andrade Cardozo
    O que é e o que fazem a CRInt e AUCANI? O que é o programa de aproveitamento de créditos? O que é o programa de duplo diploma? Que países e universidades a POLI possui convênio de aproveitamento de créditos e duplo diploma?

    O que deve ser feito após a aula

    • Cada grupo deve pesquisar e preparar uma apresentação (para toda a sala) de acordo com os temas indicados.

    Bibliografia

    • Material disponibilizado na internet por entidades confiáveis.

    Atividades e/ou recursos

    • Para a aula seguinte, cada grupo deve preparar uma apresentação em PowerPoint de 8 mim sobre o tema.
  • Aula 02

    Objetivo desta aula

    • Informações gerais sobre a USP, POLI e curso de Engenharia Mecatrônica;
    • Motivar a interação entre os alunos.

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Ter informações mais precisas sobre a USP. POLI e curso de Engenharia Mecatrônica;
    • Conhecer melhor os colegas de turma.

    Como se preparar para esta aula

    • Cada grupo deve preparar uma apresentação em PowerPoint de 8 mim sobre o tema atribuído.

    O que será feito durante a aula

    • Os grupos de alunos fazem as apresentações (8 min) e esclarecem (2 min) possíveis dúvidas do resto da turma.

    O que deve ser feito após a aula

    • Cada grupo deve fazer o upload no Moodle (PMR3100) do respectivo arquivo da apresentação.

    Bibliografia

    • Material disponibilizado na internet de fontes confiáveis.

    Atividades e/ou recursos

  • Unidade 2: Ética profissinal na Mecatrônica


    Neste módulo teremos uma atividade que mostrará que o trabalho em Engenharia requer mais do que conhecimento técnico e background formal em matemática, física, química, etc.  O engenheiro vai se deparar com situações em que será preciso tomar decisões que, além de submetidas a critérios técnicos, precisarão também de uma "atitude ética". Esta atitude é esperada de todos os profissionais e também dos Engenheiros. Em alguns casos as consequências podem ser letais, em outros, causar desconforto, prejuízo ou resultado inesperado e injustificável para quem se coloca como receptor ou "usuário" do trabalho realizado pelos engenheiros.

    O trabalho de Engenharia requer várias decisões de projeto, algumas eminentemente técnicas, outras de relacionamento com o usuário, e outras ainda relacionadas com processo de negócio, normas e legislação que regem o ambiente ou região onde o produto ou sistema deverá funcionar.

    Você pode pensar que a forma de se proteger e evitar problemas com projetos de Engenharia seria "consultar as normas e leis", e que é óbvio! Infelizmente em muitas situações de projeto as coisas se apresentam de modo bem mais sutil e uma simples "consulta a normas e manuais" não vai resolver o problema. Na verdade nem vai deixar mais claro qual é de fato o problema.

    Neste módulo faremos um exercício que associa o trabalho de engenharia, especialmente em projetos, com os cuidados com a ética. Vocês devem se reunir nos grupos especificados e, após uma introdução expositiva sobre o problema da ética em Engenharia devem ver no e-disciplinas que projeto temático o seu grupo deve abordar. O grupo deve então trabalhar em apontar soluções para os problemas indicados respeitando regras, normas, e atributos éticos, estejam ou não expressos em lei. Cada professor estará a disposição de 3 grupos para dúvidas. Todos os grupos devem ter uma proposta inicial no final da aula.

    Neste módulo teremos uma atividade que mostrará que o trabalho em Engenharia requer mais do que conhecimento técnico e background formal em matemática, física, química, etc.  O engenheiro vai se deparar com situações em que será preciso tomar decisões que, além de submetidas a critérios técnicos, precisarão também de uma "atitude ética". Esta atitude é esperada de todos os profissionais e também dos Engenheiros. Em alguns casos as consequências podem ser letais, em outros, causar desconforto, prejuízo ou resultado inesperado e injustificável para quem se coloca como receptor ou "usuário" do trabalho realizado pelos engenheiros.

  • Aula 03 - Introduzindo o conceito de Ética na Engenharia

    Objetivo desta aula

    • Identificação do conceito de ética em Engenharia
    • Inserir o problema no escopo de projetos

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Identificar ou saber buscar restrições éticas nos projetos de engenharia
    • Ponderar restrições éticas no escopo de projetos de automação

    Como se preparar para esta aula

    • Não será necessária nenhuma preparação
    • O problema das restrições éticas será introduzido no início da aula

    O que será feito durante a aula

    • Os alunos assistem à introdução sobre Ética em Engenharia (30 min)
    • Os alunos se reúnem nas turmas indicadas no e-disciplinas; cada turma tem a atribuição de considerar um problema de projeto para o qual devem ser consideradas as restrições éticas e normativas. Ao final da aula cada turma deve ter uma sugestão de solução levando em conta estas restrições (60min)
    • O professor fará um fechamento da atividade e encaminhamento dos trabalhos para casa (10min)

    O que deve ser feito após a aula

    • Cada equipe poderá refinar e melhorar sua solução interagindo virtualmente e deve submeter um documento no Google Drive, compartilhado com os professores da disciplina (até 48 horas depois da aula),
    • As equipes devem preparar para expor a sua solução para a aula seguinte e debater com um outra equipe que recebeu o mesmo tema

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 04 - Exercitando a questão ética em projetos de Engenharia

    Objetivo desta aula

    • Fixação do conceito de ética na Engenharia
    • Desenvolvimento intuitivo de habilidades sobre como lidar com o conceito em projetos

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Contextualizar o papel da ética em projetos de engenharia
    • Entender como este conceito pode ser sutil em determinados projetos e suas consequências

    Como se preparar para esta aula

    • Cada grupo deve preparar (em equipe) uma apresentação sobre a solução do problema colocado na aula anterior e preparar argumentos para defender sua proposta
    • A equipe deve escolher o apresentador em consenso, mas também preparar os demais membros para fazer a defesa inclusive contra questionamentos da outra equipe ou do professor que vai mediar a discussão.

    O que será feito durante a aula

    • Para cada problema duas equipes devem contrapor as respectivas soluções em 3min tendo mais 10min para discussão e perguntas
    • Os demais alunos assistem ao debate e devem votar sobre quem acham que tem o melhor argumento. 
    • Nos minutos finais os professores anunciam os vencedores

    O que deve ser feito após a aula

    • Assistir ao vídeo disponível em "Atividades e/ou recursos"

    Bibliografia

    • Não há

    Atividades e/ou recursos

  • Unidade 3: Engenharia - visão e realização

    O objetivo desta Unidade é que o aluno experimente o ciclo completo da Engenharia de Produto, desde a concepção até a sua obsolescência.


  • Aula 05

    Objetivo desta aula

    • Apresentar o que é uma projeto, de forma geral, e o projeto de engenharia, em especial
    • Introdução à disciplina de projeto e ao Design Sprint (versão Google do Bubble Project)
    • Documentação de projeto e em especial uso do canvas

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Identificar claramente como se dá o inicio de um projeto sem misturar as fases de identificação do problema, geração e escolha da solução e prototipagem, seguida de teste
    • Usar o Design Sprint e o Canvas nas fases iniciais do projeto

    Como se preparar para esta aula

    • Não é necessário uma preparação prévia

    O que será feito durante a aula

    • Será feita uma apresentação de cerca de 40min sobre Design em geral, ciclo de vida abstrato, Design Sprint e uso do Canvas
    • Os alunos vão para as sub-salas para uma dinâmica de grupo, onde devem trabalhar com o sistema Miro voltado para o Design Sprint e devem sugerir o desafio e seguir a fase de "understanding" usando este Canvas online


    Grupo Estudantes
    1 Bruno Shinji Nishi Yamamoto; Gabriel Guidi Pezati; Jhonatan Ribeiro dos Santos; Leonardo Tavares Valente; e Soitiro Oura
    2 Andreas Maciel Mau; Danilo Patah Dacca; Mateus Eduardo Goncalves de Medeiros Souza; Mel Gomes da Silva; e Vinicios de Andrade Cardozo
    3 Andre Richard da Silva Oliveira Filho; Davi Vieira Zandomeneghi; Eric Monaro Bianchini; Guilherme de Vieira Souza; Mateus de Pina Nascimento; e Pedro de Azeredo Nogueira
    4 Breno Martins Braga; Felipe Ferrer Moreira Ciriaco; Guilherme Campez Belon; Mario Lourenco Fernandes; e Pedro Bianco de Aquino
    5 Carine Guzzi Santos; Guilherme Sousa Nascimento; Marcos Paulo Freitas da Silva; Matheus Latorre Cavini; e Vitor Aun Kassab
    6 Alexandre Silva Bastos de Almeida; Fernanda Tiemi Kanazawa; Filipi da Silva Araujo; Lucas Martins Marques; e Paulo Martins Orglmeister
    7 Augusto Mariano Bernardi; Dair Poma Callisaya; Gabriel dos Santos Martins Galetti; Gustavo dos Santos Ribeiro; e Pietro di Beo
    8 Alessandro da Cunha Menegon; Gustavo Camillo de Oliveira; Maria Fernanda Paro Cortez; Reinaldo Semcovici Junior; e Vitor Viana de Paula
    9 Camila Oliveira Santos; Eduardo Milanez Araujo; Enzo Nogueira Barrese; Leonardo Machado Loureiro; Miguel Oliveira Passos Figueiras Marques; e Tiago Cruz Inserra
    10 Andre Ladeira Kesselring; Gabriel Amersonis Ziroldo; Igor Bevilacqua de Moraes Castro; Maria Eduarda Sousa Silva; e Rafael Varanda Bernardo
    11 Artur Dourado Paparounis; Giovanni Mendes Lima; Lucas Arada Alves; Pedro de Jesus Santos da Silva; e Stephany Nunes Souza
    12 Arthur Alves dos Santos Asfora; Daniel Bellardi Kerzner; Gabriel Silva de Carvalho; Icaro Moro Sicchieri; Joao Gabriel Peixoto Dornelas; e Sofia Lopes Suesdek Rocha

    O que deve ser feito após a aula

    • Deve ser visto o vídeo explicando o Google Sprint / Canvas. Este vídeo é preparatório para a próxima aula, tanto em relação à teoria como em relação ao material que será usado / preenchido
    • Os alunos devem continuar praticando o exercício da dinâmica de grupo para a próxima aula para se familiarizarem melhor com o ambiente de projeto proposto (Miro)

    Bibliografia

    • Sprint: O método usado no Google para testar e aplicar novas idéias em apenas cinco dias, Jake Knapp, Editora Intrínseca, 2016, 1a. edição. 
    • Sprint a Spring: Erros e Acertos na transformação cultural de uma equipe ágil, Mary Provinciatto e Paulo Caroli, Editora Caroli, 2020.

    Atividades e/ou recursos

    Canvas online em miro.com

  • Aula 06

    Objetivo desta aula

    • Fixar conhecimento e habilidades no uso do design sprint e do canvas online
    • Fixar a percepção pelas fases de projeto com ênfase na etapa inicial de identificação, formulação e mapeamento do problema
    • Percepção e prática sobre o uso do design sprint para elencar soluções e escolha da melhor proposta.

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Usar com maior familiaridade o canvas online, especialmente o mind mapping, braiwriting e flowchart
    • Os alunos devem ser capazes de discernir como compor a documentação, seja usando simplesmente o canvas ou escolhendo como sintetizar o andamento do projeto em outro documento online.

    Como se preparar para esta aula

    • O exercício da aula anterior deve ser continuado com as equipes dedicando pelo menos duas horas a este processo.
    • O uso do canvas online deve ser praticado

    O que será feito durante a aula

    • Os alunos, reunidos nas mesmas equipes da aula anterior, devem prosseguir com o problema proposto e, além de finalizar a identificação do problema devem agora avançar para elencar soluções.
    • As equipes devem votar em uma das soluções elencadas.

    O que deve ser feito após a aula

    • Após a aula as equipes devem sintetizar o andamento do projeto feito neste exercício inicial em uma documentação que estará disponível no Google Drive

    Bibliografia

    • É recomendado que os alunos e/ou equipes que tiverem dúvidas a respeito do uso do canvas online assistam ao webinar disponibilizado no dashboard do sistema Miro.

    Atividades e/ou recursos

    • Dashboard do sistema Miro
  • Aula 07

    Objetivo desta aula

    • Nesta aula começaremos um ciclo de projeto completo com o objetivo de mostrar de forma clara e intuitiva os detalhes que compõem um projeto de pequeno porte
    • Os alunos devem experimentar a relação entre projetos e empreendedorismo no caso de problemas associados a startups
    • Esta aula trata da fase inicial do ciclo de projetos relacionado à definição do problema

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Identificar claramente as nuances e dificuldades da fase inicial (inception) de identificação do problema
    • Identificar o público alvo do projeto e o relacionamento com o produto, seja no uso ou na disposição de adquiri-lo
    • Associar a proposição do produto com aspectos de comercialização

    Como se preparar para esta aula

    • Não há a necessidade de preparação prévia, exceto pela participação nas duas aulas anteriores (os alunos recém-chegados devem consultar o e-disciplinas sobre as Aulas 05 e 06)

    O que será feito durante a aula

    • O professor fará uma breve introdução sobre o tema da aula e sobre o escopo de projeto que será delimitado 
    • Os alunos se dividem nas respectivas turmas (equipes de projeto) e devem repetir o que fizeram nas Aulas 05 e 06, usando o Miro: identificação do problema/produto, do público alvo e da jornada do usuários
    • Professor sintetiza os resultados e mostra os objetivos para trabalhos extra-classe e o que se fará na aula seguinte

    O que deve ser feito após a aula

    • Os grupos devem se organizar para colocar a documentação em dia, seja no Miro ou no Canvas disponibilizado no Google Drive
    • Os grupos devem coletar informação sobre o problema e proposta de produto para a discussão da aula seguinte

    Atividades e/ou recursos

    • Sistema Miro (online ou desktop)
    • Canvas disponibilizado no Google Drive
  • Aula 08



    Objetivo dessa aula:

    • Completar o ciclo de requisitos de um novo produto 
    • Discutir a preparação da documentação do projeto

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Diferenciar a parte de concepção da elaboração detalhada dos requisitos de um projeto
    • Trabalhar a documentação e os "rationales" de forma efetiva em projetos de startup
    • Preencher o canvas com a documentação do projeto com os requisitos do produto

    Como se preparar para esta aula

    • Ler a referência indicada sobre startups e como iniciar o processo
    • Fazer um ensaio de documentação com os resultados da aula anterior

    O que será feito durante a aula

    • O professor fará uma breve introdução do que vai ser feito na aula, sobre a diferença entre concepção e requisitos mais detalhados em projetos ágeis, trata de volta a discussão sobre documentação e sobre o Canvas proposto na disciplina
    • Os alunos farão uma dinâmica de grupo explorando os resultados da aula anterior para evoluir para os requisitos detalhados
    • O professor retoma e sintetiza a discussão do dia e projeta as atividades para casa, especialmente relacionadas à documentação

    O que deve ser feito após a aula

    • Preparar a documentação do produto
    • Preparar a documentação no Canvas sobre a "startup"

    Bibliografia


    Atividades e/ou recursos

    • Sistema Miro (online ou desktop)
    • Canvas disponibilizado no Google Drive (veja pasta que foi compartilhada com cada grupo)
  • Aula 09



    Objetivo desta aula

    • Fechar o documento de requisitos do projeto proposto e passar à fase de elaboração das soluções
    • Elaborar alternativas de solução (várias)

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Distiniguir ainda mais claramente a fase de requisitos (que define o problema) e a fase de elaboração de soluções
    • Usar o documento de requisitos como referência para a própria discussão em equipe das soluções e para programar a continuidade do trabalho com missões para cada membro da equipe (exercício de planejamento)

    Como se preparar para esta aula

    • Ter preenchido, pelo menos em fase prelimnar, o documento de requisitos e o Canvas pensando em associar o produto a uma startup
    • Ter discutido previamente este documento

    O que será feito durante a aula

    • Após uma breve introdução os alunos se reunem em equipe para elaborar soluções e discutir sua aplicabilidade
    • As equipes devem se preocupar com uma forma de documentar as próprias alternativas de solução

    O que deve ser feito após a aula

    • As equipes continuam discutindo as soluções e a possibilidade de ampliar o elenco já apresentado
    • Cada membro deve começar a pensar em critérios de solução para "escolher" uma das soluções (converge)

    Atividades e/ou recursos

    • Uso da documentação e do canvas
  • Aula 10


    Objetivo desta aula

    • Finalizar o processo de "design" com o elenco de soluções elaboradas desde a aula anterior e documentadas no Miro
    • Convergir para uma solução usando um método intuitivo de "votação" na solução alvo

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Ter um noção menos intuitiva do processo de escolha das soluções e de suas dificuldades
    • Experimentar de forma prática o problema de demonstrar que a solução atende aos requisitos

    Como se preparar para esta aula

    • Ter pensado desde a aula passada em critérios de escolha das soluções e na solução da sua preferência
    • Preparar argumentos para convener sua própria equipe sobre a sua escolha, sempre lembrando que o foco é o trabalho em equipe, e, se uma escolha errada for feita este é um erro creditado à equipe toda, inclusive aos que não foram capazes de convencer seus pares

    O que será feito durante a aula

    • Dinâmica de grupo e trabalho em equipe para consolidar o elenco de soluções para o problema
    • Discussão e votação na solução a ser escolhida

    O que deve ser feito após a aula

    • Atualização da documentação do projeto no Miro e no Canvas
    • Pensar criticamente no processo que foi realizado e no grau de confiança que se tem sobre a "escolha das soluções".
    • Pesquisar sobre a aceitação da "solução escolhida", junto a elementos do "público alvo".
    • Preparar documento no Google sobre esta pesquisa

    Bibliografia

    • Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócio, Starling Alta Editora, 2011.

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 11

    Objetivo desta aula

    • Apresentar o conceito de Matriz de Decisão

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Aplicar o conceito de Matriz de Decisão aos seus projetos de engenharia

    Como se preparar para esta aula

    • Não há preparação necessária

    O que será feito durante a aula

    • Atividade em grupo para escolha de um produto dentre um conjunto de opções
    • Aula expositiva

    O que deve ser feito após a aula

    • Aplicação do conceito de Matriz de Decisão ao seu projeto, e confrontar a solução escolhida até a Aula 10 e a solução escolhida a partir do uso da Matriz de Decisão

    Bibliografia

    • Não há

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 12

    Objetivo desta aula

    • Acompanhar como os grupos aplicaram a Matriz de Decisão
    • Acompanhar os critérios e as soluções propostas
    • Apresentar um template (modelo) para documentação do projeto

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Corrigir o andamento do seu projeto com base no feedback dado a seu grupo e aos demais

    Como se preparar para esta aula

    • Fazer a Matriz de Decisão anteriormente à aula

    O que será feito durante a aula

    • Os grupos irão explicar brevemente as suas soluções e os critérios que foram adotados para as comparar

    O que deve ser feito após a aula

    • Rever as soluções e os critérios
    • Organizar todo o material das discussões seguindo o modelo de documentação de projeto proposto

    Bibliografia

    • Não há

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 13



    Objetivo desta aula

    • Rever o processo de design feito até aqui, desde os requisitos até a convergência para a solução e decidir se a equipe deve serguir em frente ou rever a proposta de produto/serviço (pivotar).
    • Introduzir a fase de prototipagem e validação seguindo o modelo do design sprint
    • Introduzir o critério de fabricação nas decisões sobre o produto/serviço

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Tomar a decisão sobre o seu projeto (ainda que tardia). 
    • Preparar o planejamento de prototipagem para a fase seguinte (ainda que não vá implementá-la neste momento).
    • Rever o conceito de canal para interação com o usuário/cliente

    Como se preparar para esta aula

    • Rever criticamente a decisão sobre a escolha da solução, especialmente a solução feita com a matriz de decisão
    • Aumentar os critérios da matriz de decisão e usar a experiência adquirida para ter uma visão mais concreta do seu produto/serviço

    O que será feito durante a aula

    • Fazer uma análise crítica sobre o projeto e planejar os próximos passos, seja pivotar ou seguir adiante
    • Planejar a evolução da documentação, agora inserindo o desenho técnico em CAD do produto (se for físico) ou um wireframe (se virtual)
    • Fazer plano de uso do canal (virtual) para atingir os usuários (venda)

    O que deve ser feito após a aula

    • Fazer o desenho técnico do produto (ou wireframe se virtual) e incrementar a documentação no template disponibilizado pelo Prof. Fabricio
    • Refazer as fases para aqueles que tomarem a descisão de pivotar.

    Bibliografia

    • Não há

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 14

    Objetivo desta aula

    • Apresentar conceitos referentes ao planejamento do processo de fabricação: (1) layouts de chão de fábrica; (2) produção síncrona; e (3) representação do processo de fabricação

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Aplicar estes conceitos ao seu projeto

    Como se preparar para esta aula

    • Não há

    O que será feito durante a aula

    • Aula expositiva sobre (1) layouts de chão de fábrica; (2) produção síncrona; e (3) representação do processo de fabricação
    • Tempo para os grupos avançarem os projetos

    O que deve ser feito após a aula

    • Aplicar os conceitos da aula em seu projeto, ou seja, dado o produto, planejar a sequência de operações para a produção (fabricação e montagem) e preenchimento folha de processo
    • Podem ser vistos alguns vídeos sobre o processo de fabricação que foram disponibilizados em "Atividades e/ou recursos"

    Bibliografia

    • Não há

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 15



    Objetivo desta aula

    • Lançamento de um produto/serviço de startup
    • Definição e preparação de um pitch deck 

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Entender o processo de lançameno de um astartup e como fazer convergir todas as etapas de design feitas desde o início do módulo
    • Preparar um pitch deck para apresentação a investidores

    Como se preparar para esta aula

    • Para o melhor desempenho nesta aula é preciso que as etapas anteriores de design tenham sido concluídas plenamente. Não é necessário nenhuma outra preparação adicional

    O que será feito durante a aula

    • Será feita uma apresentação tutorial de como preparar um pitch deck
    • Em dinâmica de grupo alunos preparam o pitch deck de seus respectivos produtos/serviços

    O que deve ser feito após a aula

    • Após a aula as equipes devem finalizar e treinar a apresentação do pitch deck que será feito a investidores na aula seguinte.
    • Devem preparar também a documentação final do projeto do produto/serviço que sustenta o pitch deck

    Bibliografia

    • Não há

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 16

    Objetivo desta aula

    • Pitch - apresentação para investidores

    Como se preparar para esta aula

    • Preparar e treinar a apresentação

    O que será feito durante a aula

    • Cada grupo terá 3min para apresentar seu projeto seguido de outros 2min para perguntas
    • Ordem de apresentação:
    • Grupo 11
    • Grupo 07
    • Grupo 09
    • Grupo 03
    • Grupo 05
    • Grupo 08
    • Grupo 06
    • Grupo 01
    • Grupo 10
    • Grupo 04
    • Grupo 12
    • Grupo 02

    O que deve ser feito após a aula

    • Finalizar o relatório

    Bibliografia

    • Não há

    Atividades e/ou recursos

  • Unidade 4: Meu primeiro robô

    Provavelmente não conseguiremos montar algo na POLI neste semestre. Mas iremos desenvolver o projeto e fazer uma competição virtual!!!

    Grupos

    Para este módulo, usaremos os seguintes grupos!


    Grupo Estudantes
    1 Artur Dourado Paparounis; Bruno Shinji Nishi Yamamoto; Camila Oliveira Santos; Eric Monaro Bianchini; Mateus de Pina Nascimento; Reinaldo Semcovici Junior
    2 Arthur Alves dos Santos Asfora; Danilo Patah Dacca; Davi Vieira Zandomeneghi; Fernanda Tiemi Kanazawa; Gabriel Silva de Carvalho; Miguel Oliveira Passos Figueiras Marques; Pedro Bianco de Aquino
    3 Filipi da Silva Araujo; Gabriel Amersonis Ziroldo; Lucas Arada Alves; Pedro de Azeredo Nogueira; Stephany Nunes Souza; Tiago Cruz Inserra
    4 Andreas Maciel Mau; Carine Guzzi Santos; Felipe Ferrer Moreira Ciriaco; Icaro Moro Sicchieri; Jhonatan Ribeiro dos Santos; Paulo Martins Orglmeister
    5 Andre Ladeira Kesselring; Lucas Martins Marques; Maria Eduarda Sousa Silva; Mateus Eduardo Goncalves de Medeiros Souza; Sofia Lopes Suesdek Rocha; Soitiro Oura
    6 Alessandro da Cunha Menegon; Alexandre Silva Bastos de Almeida; Augusto Mariano Bernardi; Gustavo Camillo de Oliveira; Leonardo Tavares Valente; Matheus Latorre Cavini
    7 Daniel Bellardi Kerzner; Enzo Nogueira Barrese; Igor Bevilacqua de Moraes Castro; Mel Gomes da Silva; Pietro Di Beo; Vitor Aun Kassab
    8 Breno Martins Braga; Guilherme Sousa Nascimento; Gustavo dos Santos Ribeiro; Leonardo Machado Loureiro; Rafael Varanda Bernardo; Vinicios de Andrade Cardozo
    9 Dair Poma Callisaya; Gabriel dos Santos Martins Galetti; Giovanni Mendes Lima; Marcos Paulo Freitas da Silva; Maria Fernanda Paro Cortez; Pedro de Jesus Santos da Silva
    10 Eduardo Milanez Araujo; Gabriel Guidi Pezati; Guilherme Campez Belon; Joao Gabriel Peixoto Dornelas; Mario Lourenco Fernandes; Vitor Viana de Paula

    Monitores

    Para auxiliar todos vocês no desenvolvimento do projeto, seja na parte de eletrônica, de programação, de projeto mecânico ou de controle, a disciplina conta com 5 monitores do grupo de extensão ThundeRatz (https://thunderatz.org/), alocados em grupos específicos, conforme a tabela abaixo!

    Nome email Grupos
    Felipe Drebtchinsky Lima Luna lunafelipe@usp.br 2 e 7
    Felipe Gomes de Melo felipegmelo@usp.br 1 e 6
    Leticia Miyuki Kimoto leticiakimoto@usp.br 5 e 9
    Lucas Tonini Rosenberg Schneider lucastrschneider@usp.br 3 e 8
    Maria Fernanda Rezende mariarezende1313@usp.br 4 e 10

    Além deles, a disciplina conta com mais dois alunos de pós-graduação também como monitores:

    Vitor Furlan de Oliveira (vitor.furlan@usp.br) e André Antunes Jorge (andre.anjorge@usp.br).

    Entrem em contato com o seu monitor. Conversem. Ele com certeza já fez um seguidor de linha. Entendam o problema por um pequena entrevista! E não tenham receio de pedir ajuda e tirar dúvidas, eles estão lá para isso. 

    Projeto - enunciado e recursos (arquivos de cad, sites, tutoriais)

  • Aula 17

    Objetivo desta aula

    • Definição do projeto e desenvolvimento do projeto básico

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 18

    Objetivo desta aula

    • Desenvolvimento do projeto detalhado

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 19

    Objetivo desta aula

    • Aprender Linguagem C de computação para usuários Python.

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 20

    Objetivo desta aula

    • Apresentar o Arduino e seu funcionamento

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 21

    Objetivo desta aula

    • Aprender como mudar a excitação dos atuadores e tipos de atuadores
    • Aprender como ler sensores que variam resistência a partir de divisores resistivos
    • Aprender como ler sensores de distância ultrassônicos

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Construir um circuito com duas rodas, controlando a velocidade de cada uma, com dois sensores de linha e um ultrassônico

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 22

    Objetivo desta aula

    • Entender o que é controle.
    • Aprender a implementar um controle PID.

    Como se preparar para esta aula

    • Tragam o exercício pronto. Ele é o básico do carrinho implementado no tinkerCAD.

    O que será feito durante a aula

    • Iremos ver tipos de controle e implementar o controle no carrinho feito no TinkerCAD para esta aula.

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 23

    Objetivo desta aula

    • Entender o que é ROS;
    • Entender a estrutura básica do ROS utilizado no projeto.

    Ao final da aula o estudante deverá ser capaz de

    • Implementar a estrutura mecânica e posicionamento dos sensores e atuadores no ROS, alterando em texto o arquivo urdf.

    Como se preparar para esta aula

    • PELO MENOS UM ALUNO POR GRUPO DEVE INSTALAR O GAZEBO/ROS DE ACORCO COM OS TUTORIAIS DA THUNDERATZ.

    Atividades e/ou recursos

  • Aula 24

    Objetivo desta aula

    • Explicar como implementar o controle desenvolvido no TinkerCAD para o ROS/GAZEBO;
    • Ser capaz de simular a competição em seu computador;

    Como se preparar para esta aula

    • Ter a versão simplificada do seu dispositivo colocada corretamente no arquivo urdf.
    • Ter o controle implementado no TinkerCAD conforme aula 22.

    Atividades e/ou recursos

  • Documentação de Projeto

  • Unidade 5: Visita à empresa

    Destaque

    A visita a empresas em PMR3100 - Introdução a Engenharia Mecatrônica - tem o objetivo de ilustrar, dentro da perspectivas da disciplina, o uso prático da Automação nos diversos setores que constituem o campo de trabalho dos Engenheiros Mecatrônicos (industrial, agrícola, e de serviços). Neste semestre, escolhemos o setor de serviços e particularmente a aplicação!ao na nova demanda por cidades inteligentes. Assim, teremos a visita técnica (virtual) ao COPOM (Centro de Operações da Policia Militar) que concentra a monitoração de serviços de proteção e inteligência da cidade de São Paulo por uma divisão especial da Policia Militar. 

    A visita será feita nesta sexta-feira dia 23 de julho (como já programado) às 14:00h (por se tratar da semana de prova), e será no mesmo link usado para as aulas, já disponibilizado pelo Prof. Fabrício no Google Meet (meet.google.com/cgt-kqtt-coh).



    Cronograma da visita virtual:

    14:00h Abertura Prof. Reinaldo e Capitão Mascarenhas (10min)
    14:10h Apresentação do COPOM e dos serviços automatizados que ele atende (30 min)
    14:40h Visita técnica ao Centro de Operações (40min)
    15:20h Abertura para perguntas que serão respondidas pelo Capitão Mascarenhas (20 min)
    15:40h Encerramento (Prof. Reinaldo)