Programação
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Esta primeira parte do curso, ministrada pelo Prof. Marcelo, está organizada da seguinte forma. Você deverá:
- assistir a uma "pré-aula", que é uma vídeo-aula sobre a teoria a ser trabalhada na atividade síncrona , que é a aula propriamente dita.
- iniciar a aula respondendo a um questionário sobre a vídeo-aula
- discutir com o docente e colegas aspectos da vídeo-aula que lhe tenham causado curiosidade ou dúvidas
- fazer exercícios para trabalhar os conceitos da vídeo aula.Nesta primeira aula você vai encontrar uma introdução aos processos de separação. Ao final da aula voce vai:
- conhecer o papel das separações na indústria
- entender as etapas que constituem uma separação homogênea
- saber avaliar o desempenho de processos de separação, por meio de indicadores-
Questionário pré-aula introducao T32
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Questionário pré-aula introducao T31
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Nesta aula você vai encontrar uma revisão de equilíbrio em sistemas multifásicos. Ao final da aula você deverá:
- saber as condições necessárias para um sistema multifásico se encontrar em equilíbrio
- recordar os conceitos de fugacidade e atividade e a relação deles com o potencial químico
- recordar o conceito de coeficiente de distribuição (valor K) e entender por quê ele é importante em processos de separação
- recordar alguns modelos termodinâmicos usados para determinar coeficientes de fugacidade ou atividade.-
Revisão teórica de alguns aspectos cobertos na pré-aula
Resolução de exercícios
Definição de seletividade relativa e volatilidade relativa.
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Nas próximas três aulas faremos um revisão sobre transporte de massa (TM), e mostraremos como transporte de massa e equilíbrio são combinados com balanços de massa para caracterizar o desempenho de separadores. Ao final das atividades, esperamos que voce seja capaz de:
- entender o que é um estágio de equilíbrio e o que é um separador que opera com limitação de transporte de massa
- calcular o desempenho destes separadores
- entender as diferenças entre escoamento em mistura ideal e pistonado para o desempenho do separador
- levar em conta o tipo de escoamento no cálculo do desempenho de separadores
- entender como separadores em múltiplos estágios melhoram a recuperação e pureza das correntes de interesse num separador.-
Resumo da teoria
Resolução de exercícios
Exemplo de teoria de dois filmes -
Questionário pré-aula transporte de massa e balanços - parte a - T32
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Questionário pré-aula transporte de massa e balanços - parte a - T31
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Resumo (13 minutos) sobre
- balanços em estágios de equilíbrio
- balanços em estágios com limitação de transporte de massa
- formas de contato entre as fases
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Questionário Flash - parte b
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Questionário Flash - parte b
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contém três videos de cristalização
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Questionário Cristal - partes a e b - T32
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Questionário Cristal partes a e b - T31
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Caros e caras,
peço entregar o 2o e o 3o exercício da aula de cristalização partes a e b, o enunciado está no ppt e no pdf, nos slides:
Exemplo: Cristalização por Resfriamento
Exemplo: Cristalização evaporativapode ser enviado pelos grupos (apenas 1 envio por grupo de até 6 pessoas)
até 22/2
abs
marcelo
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