Programação

  • Olá, querid@s estudantes: 

    Bem-vind@s à disciplina Integradora Dieta, Alimentação e Cenários de Prática, do período noturno, ou, mais informalmente, Integrando na pandemia!

    Queria apresentar nossa equipe para vocês:

    Eu sou a Professora Fernanda Scagliusi e meu e-mail é fernanda.scagliusi@gmail.com

    Vocês receberão links para as aulas pelo meu e-mail usp (fesc@usp.br), mas para falar comigo usem o do gmail, por favor.

    Nossa aluna PAE é a doutoranda Mayara Sanay, cujo e-mail é mayarasanay@gmail.com 

    E nossa monitora é a Thifany Torres, cujo e-mail é thif.torres@usp.br 

    Aqui no Moodle temos um detalhamento de cada aula nossa.

    Boa semana para tod@s!



  • Primeira aula 15/10/2020 - Dia Mundial da Alimentação

    Olá, querid@s estudantes:


    Para começar bem a disciplina, vocês devem participar nas atividades virtuais do Dia Mundial da Alimentação,  que serão transmitidas no canal do Youtube da FSP (https://www.youtube.com/channel/UCN3_jc9tTYn4TaonbR_CzDQ), das 19h00 às 21h00. Serão atividades instigantes e provocadoras!

    Quem quiser pode assistir também as atividades do dia 16/10, que serão de manhã e de tarde.

    Abraços fraternos!


  • Segunda aula - 22/10

    Oi, querid@s estudantes!

    Neste dia iremos conversar sobre a disciplina, pactuar as atividades e a atribuição de frequência e desempenho e montar grupos para dividir um trabalho. Essa primeira parte da aula vai ser gravada e vem para cá depois.

    Depois disso, vamos assistir de forma síncrona um vídeo sobre alimentação baiana, mas com uma pegada muito legal de afrobrasilidades, raça, classe e gênero.  Infelizmente esse vídeo não tem como ser disponibilizado aqui, é só na aula mesmo. Iremos discuti-lo junto com outras provocações, na próxima aula.

    Depois da aula vocês têm uma tarefa que deve ser entregue no dia anterior à próxima aula, pois vocês precisam ter lido o texto para aproveitar bem a aula.

    O link para a aula é: 


    Abraços fraternos e boa semana!





  • Terceira aula - 05/11

    Olá, querid@s estudantes!

    O tema da nossa aula de hoje: Sistemas do(s) comer(es) brasileiro(s)

    O link para essa aula é


    Nesse dia vamos assistir, de forma síncrona, dois vídeos sobre alimentação indígena e alimentação quilombola. Em seguida faremos uma discussão sobre esses sistemas (e o da aula passada), descolonização e pandemia. Ou seja, vamos relacionar o texto lido, os três vídeos e a pandemia que nos assola. A discussão síncrona vem depois para cá, junto com os vídeos.


    Lembre-se que na aula que vem devem ser entregues as produções audiovisuais.


  • Quarta aula - 19/11

    Oiiii, querid@s estudantes:

    O tema dessa aula é Conhecendo a comida brasileira.

    Nesse dia cada quarteto vai postar no Moodle uma produção audiovisual (áudio, podcast ou vídeo) sobre um alimento típico brasileiro. Vocês podem escolher qual formato de produção preferem. Se quiserem dicas sore gravação de podcasts, achamos este bem completo (mas há muuuuitos outros no Google, com softwares gratuitos, inclusive): https://rockcontent.com/br/blog/podcasting-para-iniciantes/

    Cada produção deve ter aproximadamente 10 minutos. Ela deve transmitir, na forma de entretenimento, as seguintes informações sobre o alimento

    - origem e história do alimento,  

    - como se planta, cultiva, colhe e processa esse alimento,

    - possíveis curiosidades e/ou crenças populares, 

    - utilizações ou proibições religiosas,

    - produções artísticas sobre ele,  

    - seu valor nutricional e as funções dos seus nutrientes de destaque (cuidado com as referências! não vão acreditar em tudo que sai na busca do Google 😉). 

    - sugestões de preparações culinárias que possam ser feitas com ele. 

    - narrar uma receita completa (não é necessário fazê-la, mas, se quiser fazer e mostrar, fique à vontade). 

    - como este alimento poderia ser inserido na alimentação de pessoas de diversos ciclos de vida. 

    Os alimentos serão: alçafrão-da-terra, arroz vermelho, azeite de dendê, banana da terra, caju, cupuaçu, graviola, guabiroba, inhame, jabuticaba, jambu, pitanga e sapoti.

    Indicações de boas fontes de pesquisa são: 

    -“Alimentos regionais brasileiros.” (Ministério da Saúde) - 1ª e 2ª edições;
    -“Mesa farta no semiárido: receitas com produtos da agricultura familiar.” (Rigo N, 2016).
    -“Biodiversidade Brasileira: Sabores e Aromas” (Ministério do Meio Ambiente)
    - Tabela TBCA


    Além disso, cada quarteto vai ouvir duas produções dos outros grupos e comentar no Moodle. Esta produção e os comentários contam como atividade que vale nota.


    Por favor, em caso dúvidas ou sugestões, entrar em contato com a professora ou as monitoras 

  • Quinta aula - 26/11

    Olá, querid@s estudantes:

    O tema dessa aula é Comprando comida brasileira.

    Nesse dia vamos assistir, de forma síncrona, vídeos sobre o Mercado de Municipal de São Sebastião (em Fortaleza) e o Mercado Municipal de Pinheiros (em São Paulo) e fazer uma discussão sobre as características de cada um e o que os diferenciam de outros mercados.

    O link para essa aula é: 


    Boa semana para tod@s!


  • Sexta aula - 03/12

    Olá, querid@s estudantes:

    O tema dessa aula será: Preparando comida brasileira I

    Nesse dia, cada estudante vai assistir de forma assíncrona uma entrevista com o chef Pedro Roxo e realizar em sua casa uma preparação culinária com alimentos brasileiros. Nós deixaremos aqui um banco de receitas, do qual você pode escolher uma, ou você usar/inventar/criar outra, desde que seja com um alimento típico brasileiro. Durante e depois do preparo e degustação, você fará um registro criativo, que está explicado aí embaixo na tarefa.

    Boa comilança e boa semana!


  • Sétima aula - 10/12

    Oi, querid@s estudantes!

    Nessa aula continuamos com o tema "Preparando comida brasileira"

    Nesse dia, cada estudante vai assistir de forma assíncrona uma entrevista com a nutricionista Neide Rigo e ler dois capítulos de livro em que ela participa: “Oficinas culinárias para promoção da alimentação saudável: uma experiência na Amazônia Brasileira” e “Culinária, Dietética e Nutrição”. O primeiro está aqui no Moodle e o segundo é o último capítulo do livro Nutrição e Dietética, escrito por Marly Cardoso e Fernanda Scagliusi. Este último capítulo vocês irão acessar pelo e-book do livro (explicações mais para frente nesse post).

    Esperamos que esses materiais (e tudo que foi compartilhado e construído neste semestre) façam com o que vocês reflitam sobre suas inspirações na Nutrição e no que vocês podem fazer como nutricionistas inovador@s, arrojad@s e cientes do seu papel político, não importa onde esteja trabalhando. Não vamos pedir nenhum registro escrito sobre esse vídeo e os textos, mas realmente gostaríamos que depois do contato vocês se perguntassem "O que tudo isso me inspira a fazer como nutricionista?". Se quiserem gravar, escrever, compartilhar estamos aqui, prontas para trocar.

    Para a próxima aula, você deve fazer a atividade final, que corresponde a 30% da média final.


    Como acessar e-book: 

    1. Acesso

    Para ter acesso à Minha Biblioteca acesse o link https://usp.minhabiblioteca.com.br em seu navegador.

    2. Cadastro

    Em seu primeiro acesso, você deverá preencher um cadastro rápido, informando seu nome, sobrenome, e-mail e resposta a uma pergunta chave. Uma mensagem de confirmação será enviada em seu e-mail tendo como emitente Bookshelf

    3. Confirmação em seu e-mail

    Confirme seu e-mail para acessar a Coleção da “Minha Biblioteca”.

    4. Comece suas pesquisas e acesse as obras do Catálogo. Passe o mouse sobre qualquer capa para obter mais opções, incluído detalhes do livro e buscas de termos. É possível também realizar buscas no Catálogo por assuntos ou títulos dos e-books. A busca é feita tanto no título como no conteúdo dos livros. Em Tendências, é possível identificar obras mais consultadas.

    Boa semana e até o nosso último encontro.

  • Última aula - 17/12

    Ooooiiiiii, querid@s estudantes:

    O tema desta aula é nós comendo juntxs.

    Sim, estamos acabando! O ano está acabando! Esse ano em que TUDO e NADA aconteceram!

    Nesse dia faremos um piquenique virtual, em que cada um trará uma preparação culinária que tenha significado para si. Essa preparação e o seu significado serão apresentados para a turma. Também conversaremos sobre a disciplina e o semestre e faremos uma avaliação da disciplina.

    O link dessa aula é: 


    Obrigada pelas experiências e pelos afetos que compartilhamos nesse semestre.

    Com muito carinho, 

    Fernanda, Mayara e Thifany.