Programação

  • Tópico 1

    Vídeo-aula da Prática 1: Rotação e Conservação do Momento Angular:


    Demonstração - movimento de precessão de um giroscópico:

    https://www.youtube.com/watch?v=yatqxO02LQg

    Em anexo segue o roteiro detalhado da Prática 1.

  • Tópico 2

    Prática 2 - Densimetria. Está prática está descrita detalhadamente na apostila (enviada anteriormente).

    Os vídeos para esta prática estão no endereço:

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLDre2jYH3njjMv8cYlDXmIZCO1qB5h9CU

    Dúvidas sobre a prática podem ser discutidas em atendimento semanal, todas quartas entre 15-16h, com local definido antes do horário (do atendimento).


  • Tópico 3

    Conforme avisado anteriormente, por razões técnicas, a ordem de inclusão das práticas foi mudada e agora segue material referente à prática Oscilações. Três vídeos sobre esta prática estão disponíveis com coleta de dados a serem usados para análises dos dados e o relatório. Há um quarto vídeo, que é sobre a aspectos gerais e a solução mais formal do MHS. Para o relatório deve ser usado o roteiro adaptado/anexo. Obrigada. Vejam o vídeo em 

    https://www.youtube.com/watch?v=OpwliJc6XkI&list=PLDre2jYH3njjMv8cYlDXmIZCO1qB5h9CU&index=2

       e a sequencia dele.


    Aviso adicional:

    No experimento do pêndulo físico ( ~1h e 18 min do vídeo Oscilador Harmônico Simples: sistema massa-mola e pêndulo (com coleta de dados) ) há um erro na transcrição do comprimento da haste  para o slide . A haste tem 38 cm e não 19 cm como está mostrado no vídeo.  O vídeo foi editado e substituído na playlist do youtube e os dados foram corrigidos. Aproveitou-se a edição para adicionar o diâmetro da haste, caso queiram fazer o cálculo do momento de inércia, sem usar a aproximação do corpo pendurado como massa pontual (não é de fato necessário fazer isso, pois a aproximação é muito boa).

     

  • Tópico 4

    Bom dia a todos. Como mencionado em AVISOS, a ordem da prática foi mudada e vocês devem fazer agora o relatório referente à prática de ondas (Prática 4) e não da Prática 3. O endereço é https://www.youtube.com/playlist?list=PLDre2jYH3njjMv8cYlDXmIZCO1qB5h9CU

    O roteiro adaptado está em anexo e também pode ser acessado no link disponível na descrição do vídeo. Na prática de onda sonoras foram adicionados 2 novos experimentos. No primeiro deles foi feita uma medida com o tubo de kundt colocando um gás desconhecido dentro do tubo. No outro, foram coletados dados para se determinar a velocidade do som usando o tubo com gás GLP (Tubo de Rubens). Como esses dois experimentos segue a versão em pdf do roteiro adaptado. 

    Obrigada. 


  • Tópico 5

    Vídeo sobre a prática Calorimetria:

    https://www.youtube.com/watch?v=Z4_27mP0hQM&list=PLDre2jYH3njjMv8cYlDXmIZCO1qB5h9CU&index=1

    Para fazer o relatório favor seguir a apostila (anexada - avisos). 


  • Tópico 6

    Prática 6 - Proc. térmicos - gases

    São dois vídeos  sobre as práticas de termodinâmica -  experimentos de zero a absoluto e medida da constante gamma do ar. Vídeos:

    https://www.youtube.com/watch?v=zpbZGb75Ijk&list=PLDre2jYH3njjMv8cYlDXmIZCO1qB5h9CU&index=3

    https://www.youtube.com/watch?v=EGFd7xEouvA&list=PLDre2jYH3njjMv8cYlDXmIZCO1qB5h9CU&index=2

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10