Programação
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Aulas Práticas EaD: Considerações gerais
•A Vídeo aula e Roteiro da Prática 1 já se encontram disponibilizados nessa plataforma;
•Aulas à distância serão ministradas pela plataforma e-Disciplinas e serão gravadas;
•Criamos uma playlist no youtube de onde todas as aulas poderão ser acessadas. Assim, não é necessário mandar o link para cada vídeo. As vídeo aulas relacionadas às práticas de estão disponibilizados no link:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLDre2jYH3njjMv8cYlDXmIZCO1qB5h9CU
•Todos os vídeos têm uma descrição teórica dos assuntos abordados na prática e selecionamos algumas demonstrações experimentais para ilustrar os aspectos teóricos discutidos.
•O material da práticas (vídeos aulas, roteiro e qualquer outro meio/recurso ou informações complementares) serão disponibilizados uma semana antes das aulas EaD. Os alunos devem assistir os vídeo aulas e ler material suplementar com certa antecedência antes das aulas EaD. Isso ajudaria certamente a tornar as aulas mais (ou ainda mais) fluídas e os alunos mais participativos com perguntas/dúvidas sobre o conteúdo do Material já disponibilizado;
•Dúvidas relativas ao material disponibilizado e os pontos que julgo relevantes em relação à cada seção do roteiro das práticas serão discutidos e enfatizados nas aulas EaD no horário estabelecido no roteiro do curso para cada prática;
•A presença nas aulas será computada para cada aula através da plataforma e-Disciplinas e será contabilizada na avaliação final conforme o regulamento da USP;
•Relatórios devem ser redigidos em grupo de no máximo 3 participantes e entregue no prazo de uma semana contado a partir da aula EaD;
•Como temos um prazo de duas semanas entre práticas, os relatórios serão corrigidos na semana posterior à entrega dos relatórios;Horários:
Dia da semana: Terças-feiras, de 13:30-17:10
Meus dados
Prof.: Francisco Eduardo Gontijo Guimarães
Instituto de Física de São Carlos
Email: guimaraes@ifsc.usp.br
Sala 39 – Grupo de Óptica -
Nesta prática será estudada a conservação do momentum angular e a dinâmica de rotações de corpos rígidos. Será determinado, experimentalmente, o momento de inércia de uma peça com simetria cilíndrica (roda de Maxwell) e será analisada a dinâmica de colisões rotacionais plásticas.
Criamos uma playlist no youtube de onde todas as aulas poderão ser acessadas. Assim, não é necessário mandar o link para cada vídeo. Todos os vídeos foram compilados pelos professores Eduardo R. de Azevedo e Luiz Antônio de Oliveira.
As vídeo aulas relacionadas às práticas de estão disponibilizados no link:
https://www.youtube.com/
playlist?list= PLDre2jYH3njjMv8cYlDXmIZCO1qB5 h9CU Fizemos algumas adaptações nessa prática para facilitar a filmagem e que não se encontram na apostila. Por isso fizemos um roteiro específico em arquivo pdf como material suplementar da prática. Trata-se do movimento de precessão do giroscópio, que era mencionado somente qualitativamente e agora vocês poderão fazer o cálculo e medida da frequência de precessão. Achamos que vale a pena, pois é algo que eles dificilmente poderiam fazer presencialmente (por não ter equipamentos para todos), mas que com esse esquema de vídeo tornou-se viável.
Nesta linha temos três vídeos para "prática" de rotação:Vídeo 1: Conservação da energia mecânica no movimento de corpos rígidos. Experimento foco: Roda de Maxwell.Vídeo 2: Conservação do momentum angular no movimento de corpos rígidos. Experimento foco: Choque rotacional.Vídeo 3: Segunda Lei de Newton para rotação de corpos rígidos. Experimento foco: Movimento de precessão de um giroscópio.Todos os vídeos têm uma descrição teórica dos assuntos abordados na prática e selecionamos algumas demonstrações experimentais para ilustrar os aspectos teóricos discutidos. Na introdução de cada um (que é igual para todos) está explicado como é o esquema do vídeo, mas a ordem é basicamente a seguinte :- Descrição inicial o experimento foco a ser explorado naquele vídeo;
- Descrição teórica (com demonstrações experimentais) dos conceito básicos envolvidos no experimento foco;
- Realização do experimento foco com coleta de dados.
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Link da playlist no youtube de onde todas as aulas poderão ser acessadas. Assim basta utilizar o link da playlist, não sendo necessário ter um link para cada vídeo aula.
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Roteiro adaptado do livro de prática de Laboratório de Física II do IFSC para uso com videoaulas
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Os relatórios devem ser entregues até a data programada no Cronograma. Por favor utilizar formato PDF.
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Objetivo:
Determinação da densidade de líquidos e sólidos utilizando o princípio de Arquimedes.
O conceito de densidade de uma substância ou material é muito importante para as engenharias em geral, mas é especialmente importante para um Engenheiro de Produção. Por exemplo, quando queremos acompanhar a qualidade ou as especificações de um produto ao longo de uma cadeia de produção ou dentro de uma block chain utilizamos, por exemplo, a densidade de um produto para fazer estimativas de volume ou massa e até mesmo se o produto sofreu modificações entre a produção e o consumo. Um exemplo é o uso de areômetros nas bombas de gasolina e de etanol que permitem ao consumidor fazer uma primeira determinação visual da qualidade do produto através da indicação de um areômetro flutuante se aquele combustível se encontra dentro das especificações de consumo. Na presente prática vocês poderão medir a sensibilidade desse areômetro e com que precisão podemos determinar variações nas especificações de um produto.
Nesta linha temos dois vídeos para "prática" de densimetria:Vídeo 1:Empuxo e Princípio de Arquimedes: Medida da densidade de um sólido utilizando uma balança Vídeo 2:Flutuação e Areômetro de Nicholson: Medida da densidade de sólidos e líquidos. As vídeo aulas referente à prática se encontram no linkhttps://www.youtube.com/
playlist?list= PLDre2jYH3njjMv8cYlDXmIZCO1qB5 h9CU Tópicos considerados nessa Prática:
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Fizemos modificações no roteiro da prática adaptando o conteúdo à modalidade de aula EaD que estamos utilizando no momento. Por favor, utilizem o roteiro em anexo sem deixar de ler a apostila.
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Tabelas das densidades de alguns Sólidos, Ligas Metálicas e Líquidos
Fonte: Handbook of Chemistry and Physics, Forty Third Edition.
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Vimos nas práticas anteriores que corpos possuem movimento de translação e rotação e que a alteração destes movimentos é dada pelas leis de Newton. Vimos também que os corpos possuem elasticidade, ou seja, podem sofrer deformação quando uma força (estresse) é aplicada sobre ele.
Nessa prática e na que se segue mostraremos que corpos têm movimento oscilatório em torno da conformação de equilíbrio devido a essa elasticidade (Próxima prática). Além disso, deformações aplicadas a corpos extensos podem propagar em forma de onda, transportando energia.
O objetivo desta prática é estudar propriedades de ondas estacionárias através do comportamento de ondas transversais estacionárias em cordas e em colunas de ar, e determinar a velocidade de propagação das ondas progressivas em cada um dos meios.
As vídeo aulas referente à prática se encontram no link
https://www.youtube.com/
playlist?list= PLDre2jYH3njjMv8cYlDXmIZCO1qB5 h9CU Tópicos considerados nas vídeo aulas:
Vídeo 2: Ondas sonoras
Tópicos considerados nessa Prática:
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Roteiro da Prática 3 (ondas estacionárias) adaptado do livro de prática de Laboratório de Física II do IFSC para uso com videoaulas
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Por favor, entregar relatório no formato PDF
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Objetivo:
Estudar o comportamento de um oscilador massa-mola vertical no que diz respeito à amplitude e frequência das oscilações, em função da viscosidade do meio (ar e água) e em condições de oscilação livre. Para oscilações forçadas por um agente externo, será estudado o fenômeno da ressonância.
As vídeo aulas referente à prática se encontram no link
https://www.youtube.com/
playlist?list= PLDre2jYH3njjMv8cYlDXmIZCO1qB5 h9CU Tópicos considerados nas vídeo aulas dessa prática:
Vídeo 1: Oscilador Harmônico Simples: formulação, equação do movimento e sua solução (neste este vídeo não há coleta de dados, mas uma fundamentação teórica mais profunda do assunto para servir como apoio);
Vídeo 2: Oscilador Harmônico simples : sistema massa mola e pêndulos (com coleta de dados);
Vídeo 3: Oscilador Harmônico Amortecido: regimes de amortecimento em sistemas massa-mola (com coleta de dados);
Vídeo 4: Oscilador Harmônico Forçado: ressonância mecânica (com coleta de dados);
Tópicos considerados nessa Prática:
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Roteiro adaptado do livro de prática de Laboratório de Física II do IFSC para uso com videoaulas referentes à prática 4
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Por favor, entregar relatório no formato pdf.
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Objetivos:
Nesta prática serão estudados os processos térmicos em gases. Primeiramente, será determinado o valor do fator gama do ar, a razão entre os calores específicos, a pressão e volume constantes cp/cv, utilizando o método de Cléments-Desormes e o Método de Ruchardt. Na segunda parte da prática será dedicada à determinação da temperatura de zero absoluto com a aplicação do método dos mínimos quadrados utilizando diferentes valores da temperatura medidas por um termômetro de gás à volume constante.
As vídeo aulas referente à prática se encontram no link
https://www.youtube.com/
playlist?list= PLDre2jYH3njjMv8cYlDXmIZCO1qB5 h9CU Tópicos considerados nas vídeo aulas dessa prática:
Vídeo 1: ;
Vídeo 2:
Temperatura de Zero Absoluto ;Tópicos considerados nessa Prática:
Parte 1: Medida do fator gama do ar
Parte 2: Determinação da temperatura de zero absoluto
- Zero absoluto - Método dos mínimos quadrados;
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Por favor, enviar relatório no formato pdf.
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Nessa prática vamos determinar a quantidade de energia térmica Q (calor) transferida de um reservatório (volume de água) a uma temperatura Ta para um sólido a uma temperatura Tb (Ta>Tb) até a condição de equilíbio térmico quando as temperaturas da água e do sólido se igualam (t´a=t´b). Assim sendo, no sistema internacional, a unidade de quantidade de calor é o Joule (J). Por razões históricas, outra unidade é também usada, a caloria (cal), cuja relação com o Joule é: 1 cal = 4,186 J. Existem outros fenômenos térmicos em que, embora ocorram trocas de calor, a temperatura permanece constante. É o que acontece quando o estado físico da substância está mudando de uma forma para outra: de líquido para gás, de sólido para líquido, de uma forma cristalina para outra, etc. A energia térmica entregada (ou cedida) ao corpo não modifica sua temperatura, porém, afeta a organização molecular e é proporcional ao calor latente L. Estes processos podem ser determinados utilizando um calorímetro.
Objetivo: Determinar o calor específico de um sólido e o calor latente de condensação da água, utilizando um calorímetro com capacidade térmica determinada experimentalmente (Figura abaixo).
A vídeo aula referente à prática se encontram no link
https://www.youtube.com/
playlist?list= PLDre2jYH3njjMv8cYlDXmIZCO1qB5 h9CU Tópicos considerados nas vídeo aulas dessa prática:
Vídeo 1: Calorimetria;
Tópicos considerados nessa Prática:
Parte 2: Determinação do calor específico de um sólido;
Parte 3: Determinação do calor latente de condensação da água;
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Por favor, enviar no formato pdf.
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