Agenda do Curso

  • 17 agosto - 23 agosto

  • 24 agosto - 30 agosto

  • 2 de setembro

    A apresentação abordará o tema Jurimetria, que se refere ao junção de 3 grandes áreas (Computação, Estatística e Direito), para análise de dados relacionados à área jurídica. Tendo como exemplo um projeto desenvolvido com apoio do Conselho Nacional de Justiça, serão apresentados: a abordagem utilizada para obtenção e tratamento dos dados e os desafios encontrados para extração e realização das análises, considerando o escopo do projeto e o envolvimento de uma equipe multidisciplinar. Também serão apresentados alguns desdobramentos do projeto e as oportunidades na área.

    O palestrante: Ildeberto Rodello

    Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e doutorado em Física Aplicada (Computacional) pela Universidade de São Paulo (2003). Atuou como docente por 10 anos em cursos de Ciência de Computação e Sistemas de Informação, Invited Lecturer na International Week da University of Economics in Katowice, Polônia (2018), Professor Visitante na Hochschule Neu-Ulm, Alemanha (2016) e Professor Doutor 2 - RDIDP da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP) da Universidade de São Paulo (USP) (Desde 2008). Atualmente atua em dois projeto de pesquisa: um na área de Jurimetria, junto ao grupo de Pesquisas Habeas Data e outro no desenvolvimento de uma plataforma para monitoramento de ensino infantil, colaborando com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) .

  • 9 de setembro

    A palestra:

    Teste de software: minhas percepções sobre a área ao longo de 14 anos de profissão.

    Existe um senso comum de que a área de teste tem grande relevância no resultado final de uma aplicação. Contudo, a meu ver, é ao mesmo tempo uma das mais negligenciadas. Nesta apresentação, conto um pouco sobre o que vivenciei trabalhando nesta área que parece ser cheia de contradições.

    A convidada:

    Ana Eliza Pedroso da Silva trabalha como Analista de Testes desde 2007, com grande experiência na área de Telecomunicações. Possui mestrado pela UFSCar na área de Engenharia de Software, com ênfase em Processos de Teste.



  • 16 de setembro

    Título: O novo normal: Como manter o equilíbrio frente ao novo contexto da COVID-19?
    Resumo:  A proposta da roda de conversa é trazer um olhar psíquico sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus em nosso comportamento durante o período de isolamento social, com foco especial nas atividades acadêmicas à distância e como tais situações podem afetar a rotina dos estudantes. A roda de conversa tem por objetivo promover um ambiente de discussão, estimulando a troca de experiência entre os alunos e apontar possíveis estratégias para o equilíbrios das atividades e melhoria da saúde mental. A roda será ministrada por Rafaela Pereira, graduanda de psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar- São Carlos) e estagiária de psicologia do GAPsi (Grupo de Apoio Psicopedagógico do ICMC). 

  • 23 de setembro

    Título: A Pós-Graduação – Como ela funciona
    Resumo: Esta palestra tem como objetivo apresentar conceitos inerentes à Pós-graduação. Será apresentado o PPG-CCMC, e sua manutenibilidade (desde o fomento oferecido por agências como CAPES, CNPq, até como ela é avaliada). Informações sobre o Qualis Referência e a obtenção de bolsas de estudo nos níveis de mestrado e doutorado também serão itens tratados nesta palestra.

     Profa. Kalinka Castelo Branco: Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação São Carlos pela USP. Atualmente é professora associada do - ICMC - USP, atuando no departamento de Sistemas de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, mas especificamente em Segurança, atuando em: sistemas embarcados críticos, redes de computadores, avaliação de desempenho e veículos aéreos não tripulados. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) atuando como Secretária Regional (SP-Oeste). É também coordenadora da Pós-Graduação em Ciências da Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC).


  • 30 de setembro

    SEMCOMP - Home edition.
  • 7 de outubro

    Nome do palestrante: Rogério Figueredo

    Título: Modelagem e Predição Automática da Utilidade de Opiniões

    Resumo: A tarefa de Modelagem e Predição da Utilidade de Opiniões é uma subtarefa da Mineração de Opiniões que por sua vez faz parte da área de Processamento de Línguas Naturais. Seu principal objetivo é estudar os fatores que determinam a utilidade das opiniões e, posteriormente, usar esses fatores para tentar predizer a utilidade das opiniões de forma precisa. Neste seminário serão apresentados alguns fundamentos do Processamento de Linguas Naturais e uma visão geral da tarefa de Modelagem e Predição da utilidade de Opiniões mostrando os principais conceitos relacionados à tarefa além de algumas questões que merecem destaque principalmente para o Português Brasileiro.


    Short CV: Doutorando em Ciência da Computação e Matemática Computacional no ICMC/USP, atualmente faz parte do Núcleo Interistitucional de Linguística Computacional (NILC) trabalhando com Predição da Utilidade de Opiniões. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Piauí (IFPI).




  • 14 de outubro

    TÍTULO:
    Tecnologias de Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (I.A.) e Robótica 
    Aplicadas na Saúde (“Saúde 4.0”) Apresentador: Prof. Fernando Osório RESUMO: A área de Saúde tem sido fortemente impactada, e de modo bastante positivo, pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs envolvendo Inteligência Artificial, Blockchain, Redes e Cloud Computing) e pelos Sistemas de Automação (Internet das Coisas - IoT, Sistemas Embarcados/Dedicados e Robótica). Neste seminário serão apresentados diversos exemplos destas novas tecnologias e de suas aplicações na área de saúde, muitas destas tecnologias estão associadas a produtos comerciais, a empresas inovadoras, e também, a StartUps (várias delas surgidas aqui na USP de São Carlos - Phelcom, DiagoNow, 3DSoft, Startups com tecnologia Laser/CEPOF). Também serão abordados exemplos e resultados de trabalhos de graduação (TCCs) e pesquisas (PPGs) realizadas junto ao ICMC e a EESC: bandeja de medicamentos, Blockchain associada a saúde, detecção de quedas de idosos, pesquisas associadas a Covid-19 (p.ex. SPIRA), reabilitação robótica (BioEngenharia/EESC) e exoesqueleto Exo-Kanguera, sistema de alerta e “dispenser inteligente” para o consumo de medicamentos (este último deu origem a uma patente em um TCC de um aluno de graduação do ICMC). Por fim, vamos discutir brevemente sobre o novo Centro de IA da USP+FAPESP+IBM onde uma das áreas de foco da pesquisa será na área da saúde (Health and Medical Systems), discutindo sobre tendências e oportunidades nesta área.

    Short CV: O Prof. Fernando Osório é graduado e mestre em Computação pela UFRGS e Doutor
    pelo INPG/IMAG de Grenoble na França (1998), na área de Sistemas Inteligentes.
    Atualmente é professor de graduação e pós-graduação e pesquisador do Depto. de
    Sistemas de Computação (SSC) do ICMC-USP São Carlos, desde 2008. Atua como
    Coordenador do curso de Engenharia de Computação (ICMC/EESC 2015-2017 + 2019-
    presente), e como professor, orientador e pesquisador do mestrado e doutorado dos
    PPGs CCMC e MECAI do ICMC-USP. Membro ativo de associações ACM, IEEE e SBC,
    onde na SBC foi o Coordenador/Gestor da CE-R (Comissão Especial de Robótica SBC de
    2014-2018), e do "advisor board" do IEEE RAS (Robotics and Automation Society)
    South-Brazil Chapter. É membro do conselho diretor do CRob-SC/USP (Centro de
    Robótica da USP de São Carlos) e do conselho gestor do Centro de Inteligência
    Artificial da USP (C4AI USP+IBM). Atua em projetos de Robótica Inteligente, Veículos
    Autônomos, Sistemas Inteligentes (I.A. e M.L.), IoT, Aplicações na área de Saúde e de
    Simulação. Atua junto ao LRM (Laboratório de Robótica Móvel) do ICMC/USP São
    Carlos e no Espaço Maker da Eng. de Computação EESC/ICMC.

  • 21 de outubro

    Título: Tecnologia da Informação e Infraestrutura da Qualidade

    Palestrante: Raphael Machado 

    Resumo: A Infraestrutura da Qualidade de um país contempla um ecossistema de organismos responsáveis pela condução de atividades de Metrologia, Normatização, Ensaios de Verificação e Qualidade com o objetivo de estabelecer e promover padrões. A Infraestrutura da Qualidade tem papel fundamental para o Comércio nacional e internacional, para desenvolvimento da Indústrias e para o bem-estar da Sociedade, na medida em que promove a confiança nas características técnicas e metrológicas de produtos, processos, serviços e competências técnicas. Enquanto áreas “tradicionais” do conhecimento, tais como Metrologia Física, Química e Biológica, além das indústrias dessas áreas do conhecimento, têm se beneficiado da confiança proporcionada pelas Infraestruturas da Qualidade, a área da Tecnologia da Informação (TI) apenas recentemente começou a explorar os desafios e potenciais benefícios de se avaliar questões de TI sob a óptica da Qualidade. Na presente palestra, discutimos algumas destas questões e apresentamos projetos de pesquisa delas derivadas, incluindo os seguintes:

    - modelos de avaliação da conformidade para a segurança de produtos cibernéticos;

    - métricas de comparação para avaliar a competência de laboratórios de análise de software;

    - serviços de publicação de números aleatórios de alta confiabilidade.

    Short CV: Raphael Machado é Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ 2010). É pesquisador pelo Inmetro e Professor Efetivo pela UFF. É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq desde 2013 (atualmente PQ-1D) e Jovem Cientista do Estado do RJ desde 2015, tendo publicado mais de uma centena de artigos científicos nas áreas de Segurança da Informação, Análise de Código, Ofuscação, Incorruptibilidade de Software, Marcas d'Água, Criptografia, Complexidade Computacional, Matemática Combinatória e Teoria dos Grafos. Raphael foi coordenador de mais de duas dezenas de projetos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação apoiados por CNPq, Finep, Faperj e Fapesp - tais projetos deram origem não apenas a uma vasta produção acadêmica, mas também, a patentes produtos e serviços utilizados pela indústrias e reconhecidos como “estratégicos” pelo governo federal.

  • 28 de outubro -- Dia do servidor público (sem aula)

  • 4 de novembro -- Feriado municipal (sem aula)

  • 11 de novembro

    Palestrantes:  João Marcos Barguil e Francisco Barguil


    Resumo: Afinal, como o conhecimento de Computação abre portas para o Empreendedorismo? Qual a aplicabilidade no mercado do conhecimento obtido em cursos de graduação na área de Computação? Por que fazer pós-graduação pode ser uma alavanca para empreender? A palestra abordará esses temas com dois exemplos reais de empreendedorismo.

    CV: João: Engenheiro e mestre em computação pela Escola Politécnica da USP, atualmente é doutorando em Ciência da Computação no IME-USP, professor da Link School of Business e Sócio-Diretor de Tecnologia do Guiaderodas. O GuiadeRodas é um guia colaborativo de mobilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, eleito em 2017 pela ONU como melhor iniciativa digital do mundo para inclusão e empoderamento, que conta com centenas de milhares de avaliações em mais de 100 países. Francisco: Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp e mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, é sócio-fundador e diretor geral da OPUS Software, empresa que atua há mais de 30 anos em desenvolvimento de software para automação bancária, meios digitais de pagamento e automação de canais digitais de atendimento.


  • 18 de novembro

    Nome do palestrante: Carlos Gondo

    Resumo: Futuro, Trabalho, Felicidade - reflexões sobre o estado da inovação tecnológica, o impacto sobre o trabalho e os empregos e a relação com nossa felicidade.

    CV: após IBM, HP, BT atuando sempre na área de serviços de TI, consultor de TI e Inovação e professor no curso de gerenciamento de projetos na Unicamp, nas disciplinas Gestão de Pessoas, Liderança e Gerenciamento de equipes. Investidor em Startups pela Baita e IVP.



  • 25 de novembro

  • 30 novembro - 6 dezembro

  • 7 dezembro - 13 dezembro

  • 14 dezembro - 20 dezembro

  • 21 dezembro - 27 dezembro