Proporcionar ao aluno do mestrado profissional uma visão geral de múltiplas ferramentas de informação que podem ser usadas para o Ensino da Matemática, como planilhas eletrônicas, programas de geometria dinâmica, sistemas de computação algébrica, visualizadores gráficos e outros, assim como da confecção de material de conteúdo matemático através do sistema de tipografia LaTeX. Desenvolver a capacidade crítica no uso destas ferramentas, tendo em vista os aspectos pedagógicos que visam a aprendizagem significativa dos conteúdos tratados por estes meios.
Apresentar aos alunos do mestrado profissional, estratégias para resoluções de problemas, dos conteúdos matemáticos apresentados nas disciplinas obrigatórias do Mestrado Profissional.
Familiarizar os alunos do mestrado profissional com a geometria analítica no plano e no espaço, com ênfase nos aspectos geométricos e utilização de coordenadas cartesianas

Objetivos:

A finalidade é ajudar o aluno do mestrado profissional a descobrir como e o porquê do aparecimento e desenvolvimento das principais teorias matemáticas. A ênfase será dada sobre as teorias que melhor possam esclarecer conceitos elementares e indispensáveis a formação do professor do ensino básico.

Conteúdo:

A matemática na Babilônia. A matemática no antigo Egito. Conhecimentos geométricos na Babilônia e no Egito. A matemática grega antes de Euclides. Os elementos de Euclides: equivalência de áreas. Áreas e volumes. O método de exaustão de Eudoxo. Arquimedes. Apolônio e as cônicas. A aritmética de Diofanto. Al-Khwarizmi e a álgebra árabe. Resolução de equações algébricas por radicais. Os logaritmos de Neper. O método cartesiano. Fermat e os lugares geométricos. As primeiras noções de função. O cálculo de Leibniz. O cálculo de Newton. Argand, Gauss e a forma geométrica das quantidades imaginárias.. Cauchy e a definição de continuidade. A definição arbitrária de uma função. Construção dos números reais.

A disciplina tem o objetivo de aprimorar as técnicas de convergência de sequências e séries de números reais; também, aprimorar as noções de limites, derivadas e integral de funções de uma variável real.